Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPerrone, Carlos Vinicius da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-19T18:23:34Z-
dc.date.available2024-11-19T18:23:34Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationPERRONE, Carlos Vinicius da Silva. Mapas mentais como recurso de apoio a aprendizagem de geometria plana no pós-pandemia. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19182-
dc.description.abstractA presente dissertação organizada em formato multipaper analisa as contribuições do uso de modelos mentais para aprendizagem significativa aos alunos do 1° ano do Ensino Médio em um contexto pós-pandemia. A aplicação dos mapas foi realizada a partir do momento em que todo o conteúdo pretendido no planejamento sobre determinado assunto foi aplicado, sendo utilizado assim para realizar uma relação entre tópicos que foram necessários para um entendimento mais amplo. Foi adotada uma metodologia de pesquisa bibliográfica por meio da Revisão Sistemática (Mendes, 2020), em que se constatou a popularização dos mapas conceituais perante os mapas mentais devido às características que dificultam sua utilização nesta área do conhecimento; a predominância de pesquisas qualitativas e mapas mentais sendo adotados para a avaliação do conhecimento. O trabalho adota a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1978) que foi suporte para a proposição, aplicação e validação de um Guia de Atividades com o intuito de abordar objetos do conhecimento como triângulos e semelhança por meio de mapas mentais para a abordagem da trigonometria no 1° ano do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMapas mentaispt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMind mapspt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.titleMapas mentais como recurso de apoio a aprendizagem de geometria plana no pós-pandemiapt_BR
dc.title.alternativeMind maps as a resource to support flat geometry learning in the post-pandemic perioden
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present dissertation, organized in a multipaper format, analyzes the contributions of the use of mental models for meaningful learning for 1st-year high school students in a post-pandemic context. The maps will be applied from the moment that all the content intended in the planning on a given subject is applied, thus being used to create a relationship between topics that will be necessary for a broader understanding. A bibliographic research methodology was adopted through the Systematic Review (Mendes, 2020), where the popularization of conceptual maps compared to mind maps was found due to the characteristics that hinder their use in this area of knowledge, predominance of qualitative research and mind maps being adopted for knowledge assessment. The work adopts David Ausubel's (1978) theory of meaningful learning, which served as the foundation for the design, implementation, and validation of an Activity Book. This book aims to address knowledge objects such as triangles and similarity through mind maps, in order to introduce trigonometry to first-year high school students.pt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3469-0041pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0560856679400781pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Machado, Ligia Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee3Bifi, Carlos Ricardo-
dc.creator.IDCPF 110.426.937-65pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2636469998490898pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Carlos Vinícius da Silva Perrone.Pdf5.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.