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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapas mentais como recurso de apoio a aprendizagem de geometria plana no pós-pandemia
Título(s) alternativo(s): Mind maps as a resource to support flat geometry learning in the post-pandemic period
Autor(es): Perrone, Carlos Vinicius da Silva
Orientador(a): Dias, Marcelo de Oliveira
Primeiro membro da banca: Dias, Marcelo de Oliveira
Segundo membro da banca: Machado, Ligia Cristina Ferreira
Terceiro membro da banca: Bifi, Carlos Ricardo
Palavras-chave: Mapas mentais;Aprendizagem significativa;Educação Matemática;Mind maps;Meaningful learning;Mathematics education
Área(s) do CNPq: Educação
Matemática
Idioma: por
Data do documento: 29-Mai-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: PERRONE, Carlos Vinicius da Silva. Mapas mentais como recurso de apoio a aprendizagem de geometria plana no pós-pandemia. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Resumo: A presente dissertação organizada em formato multipaper analisa as contribuições do uso de modelos mentais para aprendizagem significativa aos alunos do 1° ano do Ensino Médio em um contexto pós-pandemia. A aplicação dos mapas foi realizada a partir do momento em que todo o conteúdo pretendido no planejamento sobre determinado assunto foi aplicado, sendo utilizado assim para realizar uma relação entre tópicos que foram necessários para um entendimento mais amplo. Foi adotada uma metodologia de pesquisa bibliográfica por meio da Revisão Sistemática (Mendes, 2020), em que se constatou a popularização dos mapas conceituais perante os mapas mentais devido às características que dificultam sua utilização nesta área do conhecimento; a predominância de pesquisas qualitativas e mapas mentais sendo adotados para a avaliação do conhecimento. O trabalho adota a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1978) que foi suporte para a proposição, aplicação e validação de um Guia de Atividades com o intuito de abordar objetos do conhecimento como triângulos e semelhança por meio de mapas mentais para a abordagem da trigonometria no 1° ano do Ensino Médio.
Abstract: The present dissertation, organized in a multipaper format, analyzes the contributions of the use of mental models for meaningful learning for 1st-year high school students in a post-pandemic context. The maps will be applied from the moment that all the content intended in the planning on a given subject is applied, thus being used to create a relationship between topics that will be necessary for a broader understanding. A bibliographic research methodology was adopted through the Systematic Review (Mendes, 2020), where the popularization of conceptual maps compared to mind maps was found due to the characteristics that hinder their use in this area of knowledge, predominance of qualitative research and mind maps being adopted for knowledge assessment. The work adopts David Ausubel's (1978) theory of meaningful learning, which served as the foundation for the design, implementation, and validation of an Activity Book. This book aims to address knowledge objects such as triangles and similarity through mind maps, in order to introduce trigonometry to first-year high school students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19182
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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