Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19187
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A HISTÓRIA LOCAL NAS LICENCIATURAS: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRRJ EM SEROPÉDICA (2000-2023) |
Other Titles: | Local History in Undergraduate Courses: an analyses of the History and Field Education at UFRRJ in Seropédica (2000-2023) |
Authors: | Souza, Gabriel Costa de |
Orientador(a): | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
Primeiro membro da banca: | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
Segundo membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Terceiro membro da banca: | Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha |
Keywords: | História Local;Licenciaturas;Baixada Fluminense;Local History;Undergraduate Courses;Baixada Fluminense |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 31-Jul-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | SOUZA, Gabriel Costa de. A História Local nas Licenciaturas: uma análise dos cursos de História e Educação do Campo da UFRRJ em Seropédica (2000-2023). 2023. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender a História Local no projeto formativo da Licenciatura em História e da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Seropédica entre os anos de 2000 e 2023, apresentando uma investigação curricular e extracurricular assentada em uma avaliação conceitual, teórica e metodológica sobre a formação histórica local das futuras professoras e professores com formação nesses cursos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o uso de duas estratégias quanto aos procedimentos de investigação: o estudo de caso e o estudo comparado. A partir de uma pesquisa documental centrada nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos analisados, nas diretrizes curriculares, nas ementas de disciplinas, nos documentos institucionais que regimentam as atividades extracurriculares, foi possível observar que a Licenciatura em História apresenta um currículo em que o localismo tem pouco espaço, deslocando a responsabilidade formativa para as atividades curriculares e que a Licenciatura em Educação do Campo, por outro lado, experiencia uma dinâmica territorializadora que compreende o Projeto Político Pedagógico, as disciplinas, as ferramentas pedagógicas e as atividades de extensão como mecanismos de aproximação com os espaços comunitários. Com isso, a formação docente reconhece as memórias, histórias e vivências locais do campo como indissociáveis da atuação profissional em suas distintas dimensões – na produção de uma avaliação, em um planejamento pedagógico, na organização didática. |
Abstract: | This research aims to analyze and understand Local History in the formative process of the Bachelor's Degree in History and the Bachelor's Degree in Field Education at the Federal Rural University of Rio de Janeiro in Seropédica between the years 2000 and 2023, presenting a curriculum and extracurricular investigation based on a conceptual, theoretical, and methodological evaluation of the local historical formation of future teachers trained in these courses. It is a qualitative research, employing two investigative procedures: case study and comparative study. From a documental research centered on the Pedagogical Political Projects of the analyzed courses, on the curricular guidelines, course abstracts and institutional documents governing extracurricular activities, it was observed that the Bachelor's Degree in History has a curriculum where localism has little space, shifting the formative responsibility to curricular activities. On the other hand, the Bachelor's Degree in Field Education experiences a territorializing dynamic that encompasses the Pedagogical Political Project, courses, pedagogical tools, and extension activities as mechanisms for engagement with community spaces. As a result, teacher education recognizes local memories, histories, and experiences of the field areas as inseparable from professional practice in its various dimensions - in assessment production, pedagogical planning, and didactic organization. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19187 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GABRIEL COSTA DE SOUZA.pdf | 2.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.