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Tipo do documento: Dissertação
Title: Mediação e identidade profissional docente em diálogo na formação matemática de surdos licenciandos em Matemática
Other Titles: Mediation and professional identity of teachers in dialogue in the mathematical training of deaf undergraduate students in Mathematics
Authors: Costa, Amanda
Orientador(a): Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Primeiro membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Segundo membro da banca: Lippe, Eliza Marcia Oliveira
Terceiro membro da banca: Santos, Rodrigo Cardoso dos
Keywords: Mediação;Educação Inclusiva;Ensino Superior;Matemática;Identidade Profissional Docente;Mediation;Inclusive Education;Higher Education;Mathematics;Professional Teaching Identity
Área(s) do CNPq: Educação
Matemática
Idioma: por
Issue Date: 18-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: COSTA, Amanda. Mediação e identidade profissional docente em diálogo na formação matemática de surdos licenciandos em Matemática. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Nesta pesquisa, que tem formato multipaper , serão postos em diálogo a formação inicial docente de licenciandos em matemática que atuam como tutores de conteúdo junto a surdos licenciandos em matemática, tendo como questões de pesquisa conceitos e ações vinculados ao contexto de inclusão, na busca da resposta à pergunta "que saberes a atuação como mediador pedagógico junto a estudantes com deficiência que estudam matemática no ensino superior agrega à constituição de sua identidade profissional docente?". Voltados especificamente para o ensino superior em um curso de Licenciatura em Matemática, buscamos identificar elementos que permanecerão com estes futuros professores que vivenciam ações de mediação na constituição de sua identidade profissional docente. Destarte, o objetivo geral da pesquisa é investigar quais são os elementos constituintes da identidade profissional docente dos futuros professores de matemática que se relacionam com a sua atuação como mediadores pedagógicos de alunos com deficiência no ensino superior. Dois artigos serão gerados, sendo que o primeiro tem como objetivos: identificar na literatura o que há de resultados que se voltam à educação inclusiva no ensino superior na área de matemática; e qualificar o que é mediação, principalmente no sentido da inclusão e da educação especial - a mediação humana, especificamente. Já o segundo artigo, tem como objetivos: estudar a identidade profissional docente especificamente no campo do ensino de matemática; investigar as estratégias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na inclusão de alunos com deficiência; e acompanhar e dialogar com mediadores (tutores de conteúdo) do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), colaborando e/ou levantando seus relatos e reflexões, através de entrevista, relacionando com a constituição de sua Identidade Profissional Docente. Como resultado final, foi gerado um produto educacional, que é composto por reflexões e debates de elementos inerentes à atuação matemática na educação básica junto a estudantes surdos, voltado para professores que ensinam matemática na educação básica.
Abstract: In this research, which has a multipaper format, the initial teacher training of mathematics graduates who act as content tutors with deaf mathematics graduates will be put into dialogue, with concepts and actions linked to the context of inclusion as research questions, in the search for answer to the question "what knowledge does acting as a pedagogical mediator with students with disabilities who study mathematics in higher education add to the constitution of their professional teaching identity?". Aimed specifically at higher education in a Mathematics Degree course, we seek to identify elements that will remain with these future teachers who experience mediation actions in the constitution of their professional teaching identity. Therefore, the general objective of the research is to investigate what are the constituent elements of the professional teaching identity of future mathematics teachers that relate to their role as pedagogical mediators for students with disabilities in higher education. Two articles will be generated, the first of which aims to: identify in the literature what results are aimed at inclusive education in higher education in the area of mathematics; and qualify what mediation is, mainly in the sense of inclusion and special education - human mediation, specifically. The second article aims to: study professional teaching identity specifically in the field of mathematics teaching; investigate the strategies of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) in the inclusion of students with disabilities; and monitor and dialogue with mediators (content tutors) from the Accessibility and Inclusion Center (NAI), collaborating and/or raising their reports and reflections, through interviews, relating them to the constitution of their Professional Teaching Identity. As a final result, an educational product was generated, which is composed of reflections and debates on elements inherent to mathematical performance in basic education with deaf students, aimed at teachers who teach mathematics in basic education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19189
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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