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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19198
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Contribuições da “ComVivência Pedagógica” na formação de educadores ambientais em espaços não formais |
Other Titles: | Contributions of "ComVivência Pedagógica" in the training of environmental educators in non-formal spaces |
Authors: | Viana, Alessandra dos Santos Cabral |
Orientador(a): | Guimarães, Mauro |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Mauro |
Segundo membro da banca: | Queiroz, Edileuza Dias de |
Terceiro membro da banca: | Cruz, Ana Carolina Rodrigues da |
Keywords: | ComVivência Pedagógica;Unidades de Conservação;Formação de Educadores Ambientais;Pedagogical ComVivencia;Conservation Units;Training of Environmental Educators |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Jun-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | VIANA, Alessandra dos Santos Cabral. Contribuições da “ComVivência Pedagógica” na formação de educadores ambientais em espaços não formais. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Abstract: | Este estudo tem por objetivo verificar as contribuições da “ComVivência Pedagógica” e as potencialidades das Unidades de Conservação como ambientes educativos para formações de educadores ambientais. Também busca colaborar com novas perspectivas contra hegemônicas de “fazer” educação ambiental que ajudem na construção de uma sociedade justa, igualitária e socioambientalmente sustentável. A crise civilizatória, resultado de padrões disjuntivos e dicotômicos da sociedade moderna, necessita de forma urgente ser freada, haja visto que depende disto a sobrevivência da vida no/do planeta. A Educação Ambiental em espaços não formais tem se mostrado de grande relevância na sensibilização para as questões socioambientais decorrentes dos modos de vida dessas sociedades contemporâneas. Neste contexto, tendo em vista a formação de educadores ambientais dispostos a se transformar e transformar a outros, amparados nos princípios de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, surgiu o seguinte problema de pesquisa: a proposta teórico-metodológica da "ComVivência Pedagógica" pode ajudar a formar educadores ambientais dispostos a romper com os paradigmas dominantes a partir de espaços não formais? Através da dialogicidade entre perspectivas e saberes da Educação Ambiental Crítica, da complexidade das questões socioambientais, da importância das formações de educadores ambientais e das possibilidades de ambientes educativos não formais, buscou-se construir conhecimentos contra hegemônicos de “fazer” Educação Ambiental. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória, de natureza interventiva, através da modalidade de pesquisa de aplicação, apoiada em algumas características da pesquisa-formação, em um processo formativo de educadores ambientais ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRRJ, usando para seu desenvolvimento a pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de questionários e entrevistas. A proposta teórico metodológica da “ComVivencia Pedagógica” identificou nos espaços não formais das Unidades de Conservação, um terreno fértil para vivências/convivências, possibilitando atividades em busca de religação com o natural, processos de desconstrução/reconstrução e de reflexão das interações dos seres humanos com a natureza. As vivências possibilitam nos educadores em formação, uma participação ativa na mudança de suas práxis pedagógicas, rompendo com os moldes hegemônicos de se fazer Educação Ambiental e de se enxergar como parte do processo de mudança da realidade. |
Abstract: | This study aims to verify the contributions of "Pedagogical ComVivencia" and the potential of Conservation Units as educational environments for training environmental educators. It also seeks to collaborate with new counter-hegemonic perspectives on "doing" environmental education that help build a just, egalitarian and socio-environmentally sustainable society. The crisis of civilization, the result of the disjunctive and dichotomous patterns of modern society, urgently needs to be halted, since the survival of life on the planet depends on it. Environmental education in non-formal spaces has proved to be of great importance in raising awareness of the socio-environmental issues arising from the ways of life of these contemporary societies. In this context, with a view to training environmental educators who are willing to transform themselves and others, based on the principles of critical, transformative and emancipatory environmental education, the following research problem arose: can the theoretical-methodological proposal of "Pedagogical ComVivencia" help train environmental educators? Through dialogicity between the perspectives and knowledge of Critical Environmental Education, the complexity of socio-environmental issues, the importance of training environmental educators and the possibilities of non-formal educational environments, we sought to build counter-hegemonic knowledge of "doing" Environmental Education. To do this, we used a qualitative and exploratory approach, of an interventional nature, through the modality of application research, supported by some characteristics of research-in-training, in a training process for environmental educators offered by the UFRRJ's Pro-Rectory of Extension, using bibliographical and documentary research and the application of questionnaires and interviews. The theoretical-methodological proposal of "Pedagogical ComVivencia" identified non-formal spaces in Conservation Units as fertile ground for experiences, enabling activities in search of a reconnection with nature, processes of deconstruction/reconstruction and reflection on human interactions with nature. The experiences enable educators in training to actively participate in changing their pedagogical practices, breaking with the hegemonic molds of environmental education and seeing themselves as part of the process of changing reality. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19198 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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