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dc.contributor.authorPaiva, Carla de-
dc.date.accessioned2024-11-25T14:45:03Z-
dc.date.available2024-11-25T14:45:03Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationPAIVA, Carla de. Concepções de Gestores de Educação Especial sobre a interseccionalidade nas políticas locais de Educação inclusiva. 2024. 152 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19199-
dc.description.abstractA presente tese tem como objetivo analisar as políticas de inclusão educacional de estudantes com deficiência, considerando a interseccionalidade, a partir da concepção dos Gestores de Educação Especial dos municípios que integram o Fórum Permanente de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense/RJ. Foram utilizados os pressupostos da Pesquisa Qualitativa, tendo a interseccionalidade como opção teórico-metodológica. Para a produção e interpretação dos dados, foi utilizado o método documentário de Ralf Bohnsack. A investigação teve como locus quatro municípios participantes do Fórum Permanente de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense/RJ, a saber: Mesquita, Nova Iguaçu, Paty do Alferes e Seropédica. A investigação se insere no âmbito do projeto interinstitucional: “Pesquisas e ações intersetoriais entre educação e saúde na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças com síndrome congênita do Zika vírus na Baixada Fluminense” que conta com o financiamento da FAPERJ. Considerando que há um agravamento nas estruturas de desigualdade e exclusão para o sujeito com deficiência levando em conta os marcadores de gênero, raça e pobreza, os resultados indicam que a busca pelo princípio do Direito Humano à igualdade promove um conjunto de ações legais nas políticas de Educação inclusiva. Os Gestores de Educação Especial dos municípios pesquisados têm as concepções a respeito do atendimento aos estudantes com deficiência em acordo com os pressupostos legais; têm conhecimento das especificidades do público da Educação Especial e das implicações que os marcadores de gênero, raça e pobreza geram no aprofundamento das desigualdades, as amplificando em relação aos estudantes sem deficiência. A atuação sobre as políticas de inclusão educacional locais são projetadas de forma fragmentada, assim como as políticas de âmbito nacional. O movimento histórico de parcerias entre a Educação Especial e outros órgãos têm encontrado na intersetorialidade um possível caminho para contemplar as demandas interseccionais dos estudantes com deficiência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectinclusão educacionalpt_BR
dc.subjectMétodo Documentáriopt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjecteducational inclusionpt_BR
dc.subjectDocumentary Methodpt_BR
dc.titleConcepções de Gestores de Educação Especial sobre a interseccionalidade nas políticas locais de Educação inclusivapt_BR
dc.title.alternativeConceptions of Special Education Managers about the intersectionality in local inclusive education policiesen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis thesis aims to analyze the educational inclusion policies of students with disabilities, considering intersectionality, based on the conception of the Special Education managers of the cities that are part of the Permanent Forum of Special Education from the Perspective of Inclusive Education in Baixada and Sul Fluminense/ RJ. The assumptions of Qualitative Research were used, with intersectionality as a theoretical-methodological option. For the production and interpretation of data, the documentary method by Ralf Bohnsack was used. The investigation had as its locus four cities participating in the Permanent Forum on Special Education from the perspective of Inclusive Education in Baixada Fluminense/RJ, namely: Mesquita, Nova Iguaçu, Paty do Alferes and Seropédica. The investigation is part of the interinstitutional project: “Intersectoral research and actions between education and health to promote schooling and development of children with congenital Zika virus syndrome in Baixada Fluminense,” which is funded by FAPERJ. Considering that there is a worsening in the structures of inequality and exclusion for individuals with disabilities, taking into account markers of gender, race and poverty, the results indicate that the search for the principle of the Human Right to equality promotes a set of legal actions in the policies of inclusive education. The Special Education Managers of the cities surveyed have concepts regarding the provision of services to students with disabilities in accordance with legal assumptions; They are aware of the specificities of the Special Education audience and the implications that gender, race and poverty markers generate in the deepening of inequalities, amplifying them in relation to students without disabilities. Action on local educational inclusion policies is designed in a fragmented manner, as are national policies. The historic movement of partnerships between Special Education and other bodies has found in intersectorality a possible way to address the intersectional demands of students with disabilities.en
dc.contributor.advisor1Pletsch, Marcia Denise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151https://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.referee1Pletsch, Marcia Denise-
dc.contributor.referee2Borges, Carline Santos-
dc.contributor.referee3Cordeiro, Kelly Maia-
dc.contributor.referee4Reist, Stephanie-
dc.contributor.referee5Estef, Suzanli-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7581-5608pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6725478949812017pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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