Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19224
Tipo do documento: Dissertação
Title: Desbravando a Ciência: Livros paradidáticos como aliados no processo de ensino e aprendizagem de ciências naturais no segundo ciclo do ensino fundamental
Other Titles: Exploring science: supplementary books as allies in the teaching and learning process of natural sciences in the second cycle of elementary school
Authors: Ávila, Patrícia Da Silva Bernardo Villela de
Orientador(a): Goulart, Silvia Moreira
Primeiro membro da banca: Goulart, Silvia Moreira
Segundo membro da banca: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Terceiro membro da banca: Melo, Waisenhowerk Vieira de
Quarto membro da banca: Pereira, Zilene Moreira
Keywords: Ensino Fundamental II;Ensino de Ciências Naturais;Leitura;Livros infanto-juvenis;Livros paradidáticos;Elementary School II;Teaching Natural Sciences;Literacy;Paradidactic books
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: AVILA, Patrícia Da Silva Bernardo Villela de. Desbravando a ciência: Livros paradidáticos como aliados no processo de ensino e aprendizagem de ciências naturais no segundo ciclo do Ensino Fundamental. 2023. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: A presente pesquisa busca avaliar a importância da leitura e aplicação de livros paradidáticos, no processo de ensino e aprendizagem em Ciências, no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental, visto que a leitura é essencial ao convívio social. Formar alunos cientificamente críticos e leitores é um desafio no país, pois a leitura não é o recurso didático mais procurado e utilizado em sala de aula. Esse problema se torna evidente quando documentos normativos e legislação específica da Educação indicam e evidenciam a importância da leitura de livros infanto-juvenis, incentivada até o final do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. Esse tipo de leitura é muito indicado na fase de aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental esse incentivo é suprimido dos documentos oficiais e, consequentemente, das orientações didáticas, das pesquisas em ensino de Ciências, como constatamos. Essa investigação configura-se como uma pesquisa qualitativa, conjugando análise documental e pesquisa bibliográfica, que permite uma melhor compreensão sobre as possibilidades de utilização de livros paradidáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. O primeiro capítulo apresenta o levantamento bibliográfico realizado sobre a importância do Ensino de Ciências, a abordagem da pedagogia crítica no Ensino de Ciências e a relação entre o Ensino, o lúdico, a dialogicidade e a reflexão sobre o ensino e aprendizagem, a leitura do mundo na visão de Paulo Freire e a alfabetização científica; o papel importante da leitura e literatura para o conhecimento científico na formação do indivíduo e definimos os livros paradidáticos. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa, realizada a partir de uma pesquisa mista, sendo em parte documental e em parte bibliográfica. Como resultados, são apresentadas a análise da legislação educacional, dos documentos norteadores da Educação e as pesquisas do tipo Estado da Arte em relação aos materiais e recursos mais utilizados por professores para o ensino de Ciências. Como a particularidade dos Mestrados Profissionais é a elaboração de um produto didático, propõe-se a elaboração de um guia didático que visa a inclusão da literatura no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos. Esse guia didático tem como alvo, o Segundo Ciclo do Ensino Fundamental, porém pode ser adaptado para outros níveis de ensino de modo a contribuir para a formação do leitor e ser uma estratégia para os professores que trabalham Ciências e linguagem.
Abstract: This research seeks to evaluate the importance of reading and applying textbooks in the process of teaching and learning in Science, in the Second Cycle of Elementary School, since reading is essential to social life. Training scientifically critical students and readers is a challenge in the country, as reading is not the most sought after and used teaching resource in the classroom. This problem becomes evident when normative documents and specific Education legislation indicate and highlight the importance of reading children's books, encouraged until the end of the First Cycle of Elementary School. This type of reading is highly recommended during the learning to read phase in the early years of elementary school. However, in the Second Cycle of Elementary Education this incentive is removed from official documents and, consequently, from teaching guidelines and research into Science teaching, as we have seen. This investigation is configured as qualitative research, combining documentary analysis and bibliographic research, which allows a better understanding of the possibilities of using textbooks in the process of teaching and learning Science. The first chapter presents the documentary survey and analysis of educational legislation, the analysis of the State of the Art in relation to the materials and resources most used by teachers for teaching Science. In the second chapter, the approach of critical pedagogy in Science Teaching and the relationship between Teaching, playfulness, dialogicity and reflection on teaching and learning. In the second chapter, we address the reading of the world from Paulo Freire's perspective and characterize scientific literacy and scientific literacy. In chapter three we highlight the important role of reading and literature for scientific knowledge in the formation of the individual and we define paradidactic books. Asthe particularity of Professional Master's Degrees is the elaboration of a didactic product, it is proposed to create a didactic guide that aims to include literature in the process of teaching and learning scientific content. This teaching guide targets the Second Cycle of Elementary Education, but it can be adapted for other levels of education in order to contribute to the formation of the reader and be a tool for teachers who work in science and language.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19224
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - PATRICIA DA SILVA BERNARDO VILLELA DE AVILA.pdf19.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.