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dc.contributor.authorLuna, Daiane Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-11-29T17:47:02Z-
dc.date.available2024-11-29T17:47:02Z-
dc.date.issued2024-05-16-
dc.identifier.citationLUNA, Daiane Rodrigues. A educação de jovens e adultos (EJA) na Geografia: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Geografia das universidades públicas do Rio de Janeiro, um olhar para a Baixada Fluminense. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto Multidisciplinar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19230-
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria, sendo muito importante que os educadores dessa modalidade entendam suas dificuldades e necessidades. O licenciado em Geografia como profissional habilitado a ministrar aulas de geografia nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, é um dos educadores que trabalham com a EJA no Brasil. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Educação de Jovens e Adultos se apresenta nas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Geografia nas Universidades Públicas da Baixada Fluminense. A metodologia se baseia em cunho qualitativo, partindo de pressupostos indicados por autores como Guttschow (2011), Friedrich, Benite e Benite (2012), Serra (2019, 2011), Haddad e Pierro (2000), Nicodemos e Serra (2021) e Sampaio e Hizim (2022). Além do trabalho com referenciais relevantes da EJA e do Ensino de Geografia, analisamos os documentos oficiais, as matrizes curriculares dos cursos de Geografia das Universidade públicas do Estado do Rio de Janeiro e realizamos entrevistas/questionários que possuem como característica a vertente semiestruturada, a qual permite uma maior flexibilidade e diálogo entre entrevistador e entrevistado. As entrevistas foram realizadas de forma remota com os egressos formados em Geografia no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no campus Nova Iguaçu e na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e que também são professores da rede pública de ensino. Vale ressaltar que os questionários são uma importante ferramenta na elaboração da pesquisa, pois permite um alcance maior do público-alvo e também uma democratização nas respostas enviadas pelos entrevistados, visto que, os questionários eram disponibilizados por meio de uma plataforma de criação gratuita de formulários (Google Forms). Os profissionais docentes atuantes na área, apontam para a falta de uma disciplina sobre EJA e Ensino de Geografia durante a graduação, afetando diretamente sua prática docente na escola. Destacamos a relevância de entender o histórico da EJA, demonstrando como modalidade de ensino e sua característica principal que é prezar pela educação ao longo da vida. As universidades públicas na Baixada Fluminense, possuem um papel relevante para a sociedade, especialmente no presente, onde podemos analisar a relação de estudantes/docentes dos cursos de licenciatura em geografia com a EJA.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectBaixada Fluminensept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos (EJA) na Geografia: Uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Geografia das universidades públicas do Rio de Janeiro, um olhar para a Baixada Fluminensept_BR
dc.title.alternativeThe Education of Youth and Adults (EJA) in Geography: An Analysis of the Curriculum Frameworks of Geography Teacher Education Programs in Public Universities of Rio de Janeiro, with a Focus on Baixada Fluminenseen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe Education of Youth and Adults (EJA) is a teaching modality provided for in the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), intended for those who did not have access or continuity of studies in elementary and secondary education at their own age, and it is very important that educators of this modality understand their difficulties and needs. The graduate in Geography as a professional qualified to teach geography classes in the final years of elementary school and high school, is one of the educators who work with EJA in Brazil. The general objective of the research is to analyze how Youth and Adult Education is worked on in the curricular matrices of Geography degree courses at Public Universities in Baixada Fluminense. The methodology is qualitative in nature, based on assumptions indicated by authors such as Guttschow (2011), Friedrich, Benite and Benite (2012), Serra (2019, 2011), Santos (2000), Haddad and Pierro (2000), Nicodemos and Serra (2021) and Sampaio and Hizim (2022). In addition to working with relevant references from EJA and Geography Teaching, we analyzed official documents, the curricular matrices of Geography courses at public universities in the state of Rio de Janeiro and carried out interviews/questionnaires that feature a semi-structured aspect, which allows greater flexibility and dialogue between interviewer and interviewee. The interviews were carried out remotely with graduates who graduated in Geography at the Multidisciplinary Institute of the Federal Rural University of Rio de Janeiro on the Nova Iguaçu campus and at the Faculdade de Educação da Baixada Fluminense of the State University of Rio de Janeiro and who are also teachers of the public education network. It is worth mentioning that questionnaires are an important tool in the preparation of research, as they allow a greater reach of the target audience and also democratize the answers sent by interviewees, as the questionnaires were made available through a free form creation platform. (Google Forms). Teaching professionals working in the area point to the lack of a subject on EJA and Geography Teaching during graduation, directly affecting their teaching practice at school. We highlight the relevance of understanding the history of EJA, demonstrating how it is a teaching modality and its main characteristic, which is to value lifelong education. Public universities in Baixada Fluminense have a relevant role for society, especially at present, where we can analyze the relationship between students/teachers of undergraduate geography courses with EJA.en
dc.contributor.advisor1Santos, Clézio dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8491-1802pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525247325350570pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Clézio dos-
dc.contributor.referee2Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.referee3Bonomo, Lorena Lopes Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7629199537847573pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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