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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação de jovens e adultos (EJA) na Geografia: Uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Geografia das universidades públicas do Rio de Janeiro, um olhar para a Baixada Fluminense
Otros títulos: The Education of Youth and Adults (EJA) in Geography: An Analysis of the Curriculum Frameworks of Geography Teacher Education Programs in Public Universities of Rio de Janeiro, with a Focus on Baixada Fluminense
Autor: Luna, Daiane Rodrigues
Orientador(a): Santos, Clézio dos
Primeiro membro da banca: Santos, Clézio dos
Segundo membro da banca: Queiroz, Edileuza Dias de
Terceiro membro da banca: Bonomo, Lorena Lopes Pereira
Palabras clave: Ensino de Geografia;Educação de jovens e adultos;Baixada Fluminense;Formação docente;Geography teaching;Youth and adult education;Teacher training
Área(s) do CNPq: Geografia
Geografia
Idioma: por
Fecha de publicación: 16-may-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citación: LUNA, Daiane Rodrigues. A educação de jovens e adultos (EJA) na Geografia: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Geografia das universidades públicas do Rio de Janeiro, um olhar para a Baixada Fluminense. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto Multidisciplinar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Resumen: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria, sendo muito importante que os educadores dessa modalidade entendam suas dificuldades e necessidades. O licenciado em Geografia como profissional habilitado a ministrar aulas de geografia nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, é um dos educadores que trabalham com a EJA no Brasil. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Educação de Jovens e Adultos se apresenta nas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Geografia nas Universidades Públicas da Baixada Fluminense. A metodologia se baseia em cunho qualitativo, partindo de pressupostos indicados por autores como Guttschow (2011), Friedrich, Benite e Benite (2012), Serra (2019, 2011), Haddad e Pierro (2000), Nicodemos e Serra (2021) e Sampaio e Hizim (2022). Além do trabalho com referenciais relevantes da EJA e do Ensino de Geografia, analisamos os documentos oficiais, as matrizes curriculares dos cursos de Geografia das Universidade públicas do Estado do Rio de Janeiro e realizamos entrevistas/questionários que possuem como característica a vertente semiestruturada, a qual permite uma maior flexibilidade e diálogo entre entrevistador e entrevistado. As entrevistas foram realizadas de forma remota com os egressos formados em Geografia no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no campus Nova Iguaçu e na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e que também são professores da rede pública de ensino. Vale ressaltar que os questionários são uma importante ferramenta na elaboração da pesquisa, pois permite um alcance maior do público-alvo e também uma democratização nas respostas enviadas pelos entrevistados, visto que, os questionários eram disponibilizados por meio de uma plataforma de criação gratuita de formulários (Google Forms). Os profissionais docentes atuantes na área, apontam para a falta de uma disciplina sobre EJA e Ensino de Geografia durante a graduação, afetando diretamente sua prática docente na escola. Destacamos a relevância de entender o histórico da EJA, demonstrando como modalidade de ensino e sua característica principal que é prezar pela educação ao longo da vida. As universidades públicas na Baixada Fluminense, possuem um papel relevante para a sociedade, especialmente no presente, onde podemos analisar a relação de estudantes/docentes dos cursos de licenciatura em geografia com a EJA.
Abstract: The Education of Youth and Adults (EJA) is a teaching modality provided for in the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), intended for those who did not have access or continuity of studies in elementary and secondary education at their own age, and it is very important that educators of this modality understand their difficulties and needs. The graduate in Geography as a professional qualified to teach geography classes in the final years of elementary school and high school, is one of the educators who work with EJA in Brazil. The general objective of the research is to analyze how Youth and Adult Education is worked on in the curricular matrices of Geography degree courses at Public Universities in Baixada Fluminense. The methodology is qualitative in nature, based on assumptions indicated by authors such as Guttschow (2011), Friedrich, Benite and Benite (2012), Serra (2019, 2011), Santos (2000), Haddad and Pierro (2000), Nicodemos and Serra (2021) and Sampaio and Hizim (2022). In addition to working with relevant references from EJA and Geography Teaching, we analyzed official documents, the curricular matrices of Geography courses at public universities in the state of Rio de Janeiro and carried out interviews/questionnaires that feature a semi-structured aspect, which allows greater flexibility and dialogue between interviewer and interviewee. The interviews were carried out remotely with graduates who graduated in Geography at the Multidisciplinary Institute of the Federal Rural University of Rio de Janeiro on the Nova Iguaçu campus and at the Faculdade de Educação da Baixada Fluminense of the State University of Rio de Janeiro and who are also teachers of the public education network. It is worth mentioning that questionnaires are an important tool in the preparation of research, as they allow a greater reach of the target audience and also democratize the answers sent by interviewees, as the questionnaires were made available through a free form creation platform. (Google Forms). Teaching professionals working in the area point to the lack of a subject on EJA and Geography Teaching during graduation, directly affecting their teaching practice at school. We highlight the relevance of understanding the history of EJA, demonstrating how it is a teaching modality and its main characteristic, which is to value lifelong education. Public universities in Baixada Fluminense have a relevant role for society, especially at present, where we can analyze the relationship between students/teachers of undergraduate geography courses with EJA.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19230
Aparece en las colecciones:Mestrado em Geografia

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