Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19239
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Daniel | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T18:30:05Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T18:30:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Daniel. Matemágica e jogos interativos motivacionais como princípios norteadores no processo de ensino e aprendizagem da educação básica. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19239 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa descreve truques matemáticos bem como a importância dos jogos e ativi-dades lúdicas como metodologia motivacional e facilitadora no processo de ensino e aprendi-zagem, com foco na educação básica. Nesse trabalho são apresentadas teorias da aprendizagem que descrevem diferentes fases do desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Como metodologia dessa pesquisa a exposição dessas teorias ocorre através do diálogo com autores que destacam a importância dessas atividades no processo de aprendizagem. Sabe-se que os desafios enfren-tados na educação básica como falta de motivação e interesse pelo conhecimento matemático são enormes. Diante disso, a dissertação se propõe a construir sequências didáticas envolvendo quatro truques aritméticos, esses truques que são chamados de “matemágicas”. Essas matemá-gicas destacam conteúdos matemáticos fundamentais que podem ser explorados pelo professor. O pleno exercício da cidadania está intrinsecamente ligado a educação. Desta maneira a busca por atividades motivacionais e estimulantes que despertem a curiosidade do aluno deve ser uma prática frequente no processo de ensino. Dentre os teóricos referenciados destacam-se Ferro e Paixão (2017), Oliveira (2008), Santos e Almeida (2018) e Tapia e Fita (2015). Na aplicação dessa pesquisa foi possível verificar que as atividades lúdicas são importante metodologias que podem contribuir para maior motivação e interesse dos discentes durante as aulas. Portanto, considerar a importância de metodologias lúdicas e seu possível impacto na promoção de uma aprendizagem eficiente é essencial para a melhoria da qualidade da educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | matemágica | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | motivação | pt_BR |
dc.subject | lúdico | pt_BR |
dc.subject | aritmética | pt_BR |
dc.subject | mathemagic | pt_BR |
dc.subject | learning | pt_BR |
dc.subject | motivation | pt_BR |
dc.subject | ludic | pt_BR |
dc.subject | arithmetic | pt_BR |
dc.title | Matemágica e jogos interativos motivacionais como princípios norteadores no processo de ensino e aprendizagem da educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathemagic and motivational interactive games as guiding principles in the teaching and learning process of basic education | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This research describes mathematical tricks as well as the importance of games and re-creational activities as a motivational and facilitating methodology in the teaching and learning process, with a focus on basic education. This work presents learning theories that describe different phases of an individual’s cognitive development. As a methodology for this research, these theories are exposed through dialogue with authors who highlight the importance of these activities in the learning process. It is known that the challenges faced in basic education, such as lack of motivation and interest in mathematical knowledge, are enormous. Given this, the dissertation proposes to construct didactic sequences involving four arithmetic tricks, these tricks that are called “mathemagics”. These mathmagics highlight fundamental mathematical content that can be explored by the teacher. The full exercise of citizenship is intrinsically lin-ked to education. Therefore, the search for motivational and stimulating activities that awaken the student’s curiosity must be a frequent practice in the teaching process. Among the theorists referenced, Ferro and Paixão (2017), Oliveira (2008), Santos and Almeida (2018) and Tapia and Fita (2015) stand out. In applying this research, it was possible to verify that recreational activities are important methodologies that can contribute to greater motivation and interest of students during classes. Therefore, considering the importance of playful methodologies and their possible impact on promoting efficient learning is essential for improving the quality of education. | en |
dc.contributor.advisor1 | Saccomori Júnior, Cláudio Cesar | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5067-5549 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2180980997927698 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saccomori Júnior, Cláudio Cesar | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Andre Luiz Martins | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, André Luiz Cordeiro dos | - |
dc.creator.ID | CPF 107.910.237-02 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Não informado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Daniel Pereira.Pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.