Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Daniel-
dc.date.accessioned2024-12-03T18:30:05Z-
dc.date.available2024-12-03T18:30:05Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationPEREIRA, Daniel. Matemágica e jogos interativos motivacionais como princípios norteadores no processo de ensino e aprendizagem da educação básica. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19239-
dc.description.abstractEsta pesquisa descreve truques matemáticos bem como a importância dos jogos e ativi-dades lúdicas como metodologia motivacional e facilitadora no processo de ensino e aprendi-zagem, com foco na educação básica. Nesse trabalho são apresentadas teorias da aprendizagem que descrevem diferentes fases do desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Como metodologia dessa pesquisa a exposição dessas teorias ocorre através do diálogo com autores que destacam a importância dessas atividades no processo de aprendizagem. Sabe-se que os desafios enfren-tados na educação básica como falta de motivação e interesse pelo conhecimento matemático são enormes. Diante disso, a dissertação se propõe a construir sequências didáticas envolvendo quatro truques aritméticos, esses truques que são chamados de “matemágicas”. Essas matemá-gicas destacam conteúdos matemáticos fundamentais que podem ser explorados pelo professor. O pleno exercício da cidadania está intrinsecamente ligado a educação. Desta maneira a busca por atividades motivacionais e estimulantes que despertem a curiosidade do aluno deve ser uma prática frequente no processo de ensino. Dentre os teóricos referenciados destacam-se Ferro e Paixão (2017), Oliveira (2008), Santos e Almeida (2018) e Tapia e Fita (2015). Na aplicação dessa pesquisa foi possível verificar que as atividades lúdicas são importante metodologias que podem contribuir para maior motivação e interesse dos discentes durante as aulas. Portanto, considerar a importância de metodologias lúdicas e seu possível impacto na promoção de uma aprendizagem eficiente é essencial para a melhoria da qualidade da educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectmatemágicapt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectmotivaçãopt_BR
dc.subjectlúdicopt_BR
dc.subjectaritméticapt_BR
dc.subjectmathemagicpt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.subjectmotivationpt_BR
dc.subjectludicpt_BR
dc.subjectarithmeticpt_BR
dc.titleMatemágica e jogos interativos motivacionais como princípios norteadores no processo de ensino e aprendizagem da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeMathemagic and motivational interactive games as guiding principles in the teaching and learning process of basic educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research describes mathematical tricks as well as the importance of games and re-creational activities as a motivational and facilitating methodology in the teaching and learning process, with a focus on basic education. This work presents learning theories that describe different phases of an individual’s cognitive development. As a methodology for this research, these theories are exposed through dialogue with authors who highlight the importance of these activities in the learning process. It is known that the challenges faced in basic education, such as lack of motivation and interest in mathematical knowledge, are enormous. Given this, the dissertation proposes to construct didactic sequences involving four arithmetic tricks, these tricks that are called “mathemagics”. These mathmagics highlight fundamental mathematical content that can be explored by the teacher. The full exercise of citizenship is intrinsically lin-ked to education. Therefore, the search for motivational and stimulating activities that awaken the student’s curiosity must be a frequent practice in the teaching process. Among the theorists referenced, Ferro and Paixão (2017), Oliveira (2008), Santos and Almeida (2018) and Tapia and Fita (2015) stand out. In applying this research, it was possible to verify that recreational activities are important methodologies that can contribute to greater motivation and interest of students during classes. Therefore, considering the importance of playful methodologies and their possible impact on promoting efficient learning is essential for improving the quality of education.en
dc.contributor.advisor1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5067-5549pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180980997927698pt_BR
dc.contributor.referee1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar-
dc.contributor.referee2Pereira, Andre Luiz Martins-
dc.contributor.referee3Santos, André Luiz Cordeiro dos-
dc.creator.IDCPF 107.910.237-02pt_BR
dc.creator.LattesNão informado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Daniel Pereira.Pdf2.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.