Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19239
Tipo do documento: Dissertação
Título: Matemágica e jogos interativos motivacionais como princípios norteadores no processo de ensino e aprendizagem da educação básica
Título(s) alternativo(s): Mathemagic and motivational interactive games as guiding principles in the teaching and learning process of basic education
Autor(es): Pereira, Daniel
Orientador(a): Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
Primeiro membro da banca: Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
Segundo membro da banca: Pereira, Andre Luiz Martins
Terceiro membro da banca: Santos, André Luiz Cordeiro dos
Palavras-chave: matemágica;aprendizagem;motivação;lúdico;aritmética;mathemagic;learning;motivation;ludic;arithmetic
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 5-Abr-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: PEREIRA, Daniel. Matemágica e jogos interativos motivacionais como princípios norteadores no processo de ensino e aprendizagem da educação básica. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: Esta pesquisa descreve truques matemáticos bem como a importância dos jogos e ativi-dades lúdicas como metodologia motivacional e facilitadora no processo de ensino e aprendi-zagem, com foco na educação básica. Nesse trabalho são apresentadas teorias da aprendizagem que descrevem diferentes fases do desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Como metodologia dessa pesquisa a exposição dessas teorias ocorre através do diálogo com autores que destacam a importância dessas atividades no processo de aprendizagem. Sabe-se que os desafios enfren-tados na educação básica como falta de motivação e interesse pelo conhecimento matemático são enormes. Diante disso, a dissertação se propõe a construir sequências didáticas envolvendo quatro truques aritméticos, esses truques que são chamados de “matemágicas”. Essas matemá-gicas destacam conteúdos matemáticos fundamentais que podem ser explorados pelo professor. O pleno exercício da cidadania está intrinsecamente ligado a educação. Desta maneira a busca por atividades motivacionais e estimulantes que despertem a curiosidade do aluno deve ser uma prática frequente no processo de ensino. Dentre os teóricos referenciados destacam-se Ferro e Paixão (2017), Oliveira (2008), Santos e Almeida (2018) e Tapia e Fita (2015). Na aplicação dessa pesquisa foi possível verificar que as atividades lúdicas são importante metodologias que podem contribuir para maior motivação e interesse dos discentes durante as aulas. Portanto, considerar a importância de metodologias lúdicas e seu possível impacto na promoção de uma aprendizagem eficiente é essencial para a melhoria da qualidade da educação.
Abstract: This research describes mathematical tricks as well as the importance of games and re-creational activities as a motivational and facilitating methodology in the teaching and learning process, with a focus on basic education. This work presents learning theories that describe different phases of an individual’s cognitive development. As a methodology for this research, these theories are exposed through dialogue with authors who highlight the importance of these activities in the learning process. It is known that the challenges faced in basic education, such as lack of motivation and interest in mathematical knowledge, are enormous. Given this, the dissertation proposes to construct didactic sequences involving four arithmetic tricks, these tricks that are called “mathemagics”. These mathmagics highlight fundamental mathematical content that can be explored by the teacher. The full exercise of citizenship is intrinsically lin-ked to education. Therefore, the search for motivational and stimulating activities that awaken the student’s curiosity must be a frequent practice in the teaching process. Among the theorists referenced, Ferro and Paixão (2017), Oliveira (2008), Santos and Almeida (2018) and Tapia and Fita (2015) stand out. In applying this research, it was possible to verify that recreational activities are important methodologies that can contribute to greater motivation and interest of students during classes. Therefore, considering the importance of playful methodologies and their possible impact on promoting efficient learning is essential for improving the quality of education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19239
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Daniel Pereira.Pdf2.1 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.