Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19244
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O uso de materiais concretos como recurso à visualização, manipulação e construção de conceitos de sólidos geométricos |
Other Titles: | The use of concrete materials as a resource for visualization, manipulation and construction of geometric solids concepts |
Authors: | Mendonça, Silvia Barbosa da Silva de |
Orientador(a): | Barbosa, Aline Mauricio |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Aline Mauricio |
Segundo membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Freire, Emerson Souza |
Keywords: | Materiais Concretos;Sólidos Geométricos;Ensino de Matemática;COVID-19;Concrete Materials;Geometric Solids;Mathematics Education |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 18-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | MENDONÇA, Silvia Barbosa da Silva de. O uso de materiais concretos como recurso à visualização, manipulação e construção de conceitos de sólidos geométricos. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | No contexto do cenário educacional, a pandemia da COVID-19 representou um desafio sem precedentes. Além das dificuldades preexistentes no ensino, essa crise de saúde global agravou ainda mais a defasagem nos conteúdos matemáticos, em especial aqueles relacionados à Geometria. O distanciamento social, a transição para o ensino remoto e a falta de contato direto entre alunos e professores contribuíram para essa lacuna. Percebe-se que a Geometria, uma disciplina que já apresentava obstáculos significativos para muitos estudantes, tornou-se ainda mais desafiadora durante esse período de ensino remoto, e tais dificuldades perduram no contexto pós- pandêmico. Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em atividades envolvendo a construção e o estudo de elementos de sólidos geométricos. A metodologia adotada foi uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, envolvendo 17 alunos do terceiro ano do Ensino Médio Regular, do turno noturno, de uma escola estadual do Município de Angra dos Reis, RJ, em maio de 2023. O uso de materiais concretos desempenhou um papel fundamental nesse processo, fornecendo uma experiência tátil e visual que contribuiu para uma aprendizagem mais significativa. Nesta pesquisa, notou-se que houve uma melhora na compreensão de conceitos geométricos espaciais pela maioria dos participantes. Desta forma, este trabalho apresentou uma contribuição para o desenvolvimento de estratégias de ensino que possam ser aplicadas de forma mais ampla, proporcionando uma educação matemática mais eficaz e acessível a todos, independentemente das circunstâncias. |
Abstract: | In the context of the educational scenario, the COVID-19 pandemic represented an unprecedented challenge. In addition to the pre-existing difficulties in teaching, this global health crisis has further aggravated the gap in mathematical content, especially those related to Geometry. Social distancing, the transition to remote learning, and the lack of direct contact between students and teachers have contributed to this gap. It is clear that Geometry, a subject that already presented significant obstacles for many students, became even more challenging during this period of remote teaching, and such difficulties persist in the post-pandemic context. Therefore, the main objective of this research was to analyze the teaching-learning process of a high school class in activities involving the construction and the study of elements of geometric solids. The methodology adopted was action research with a qualitative approach, involving 17 students at Regular High School, from the evening shift, at a state school in the Municipality of Angra dos Reis, RJ, in May 2023. The use of concrete materials played a fundamental role in this process, providing a tactile and visual experience that contributed to more meaningful learning. In this research, it was noted that there was an improvement in the understanding of spatial geometric concepts by the majority of participants. In this way, this work made a contribution to the development of teaching strategies that can be applied more broadly, providing more effective and accessible mathematics education for everyone, regardless of circumstances. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19244 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - SILVIA BARBOSA DA SILVA DE MENDONÇA.pdf | 9.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.