Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19349
Tipo do documento: Dissertação
Title: Entre medo, fuga e destino: arquétipos da masculinidade negra em Native Son
Other Titles: Between fear, flight and fate: archetypes of black masculinity in Native Son
Authors: Diniz, Douglas Pereira
Orientador(a): Oliveira, Maria da Glória de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Maria da Gloria de
Segundo membro da banca: Santos, Carolina Correia dos
Terceiro membro da banca: Silva, Luiz Mauricio Azevedo da
Quarto membro da banca: Silva, Natanael de Freitas
Keywords: Native Son;Richard Wright;masculinidades negras;black masculinities
Área(s) do CNPq: História
História
Idioma: por
Issue Date: 31-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: DINIZ, Douglas Pereira. Entre medo, fuga e destino: arquétipos da masculinidade negra em Native Son. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2024.
Abstract: A presente pesquisa busca compreender as figurações em torno dos arquétipos relativos à masculinidade negra em Native Son, romance escrito por Richard Wright, publicado nos Estados Unidos em 1940. O percurso do presente trabalho consiste na apresentação biográfica de Richard Wright, na observação da recepção crítica de Native Son e de uma análise interna à obra, privilegiando uma leitura sobre as relações de raça e gênero percebidas na trama. Tanto a análise do enredo quanto da recepção crítica do romance se detêm, majoritariamente, ao personagem Bigger Thomas e sua relação com personagens femininas e outros personagens masculinos. Elabora-se, desta forma, uma discussão sobre como Native Son figura, tensiona e subverte problemas em torno do que se compreende como arquétipos relacionados à masculinidade negra, tais como a violência, a hipermasculinidade, o mito do “estuprador negro” e a noção de não-humanidade referente à vulnerabilidade dos homens negros em uma realidade contemporânea das relações de gênero.
Abstract: This research seeks to understand the figurations surrounding the archetypes related to black masculinity in Native Son, a novel written by Richard Wright, published in the United States in 1940. The trajectory of the present work consists of the biographical presentation of Richard Wright, in observation of the critical reception of Native Son and an internal analysis of the work, privileging a reading of the race and gender relations perceived in the plot. Both the analysis of the plot and the critical reception of the novel focus, mainly, on the character Bigger Thomas and his relationship with female characters and other male characters. In this way, a discussion is elaborated on how Native Son figures, tensions and subverts problems surrounding what are understood as archetypes related to black masculinity, such as violence, hypermasculinity, the myth of the “black rapist” and the notion of non-humanity referring to the vulnerability of black men in a contemporary reality of gender relations.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19349
Appears in Collections:Mestrado em História

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