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Tipo do documento: Tese
Title: Programa de extensão universitária com enfoque nas Necessidades Psicológicas Básicas no contexto da Educação Física Escolar: desenvolvimento e verificação da efetividade
Other Titles: University Extension Program about Basic Psychological Needs in Schoolar Physical Education context: development and effectiveness
Authors: Aniszewski, Ellen
Orientador(a): Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Primeiro membro da banca: Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Segundo membro da banca: Silva, Joyce Alves da
Terceiro membro da banca: Malachias, Rosangela
Quarto membro da banca: Oliveira, Aldair José de
Quinto membro da banca: Arantes, Luciane Cristina
Keywords: Necessidades Psicológicas Básicas;Extensão Universitária;Motivação;Basic Psychological Needs;University Extension;Motivation
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 4-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ANISZEWSKI, Ellen. Programa de extensão universitária com enfoque nas Necessidades Psicológicas Básicas no contexto da Educação Física Escolar: desenvolvimento e verificação da efetividade. 2024. 118 fr. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: O ensino de Educação Física na educação básica é constituído de grandes desafios, alguns historicamente conhecidos, como a busca incessante pela consolidação de um currículo que fundamente as práticas pedagógicas e, mais atualmente, que justifique a permanência da disciplina como componente curricular. Sob a perspectiva de outro aspecto do processo ensino e aprendizagem, o desafio da Educação Física consiste em atenuar o desinteresse gradativo pela disciplina que, por vezes, culmina no afastamento dos alunos. Os estudos que se debruçam sobre a motivação na Educação Física na última década reportam a estreita relação entre a satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) e o aumento da motivação intrínseca e comportamentos autodeterminados, com efeito à participação e engajamento nas aulas. O estilo interpessoal docente interfere na motivação e engajamento dos alunos nas aulas de Educação Física, mediante práticas voltadas para o suporte à autonomia, que incluem estratégias pedagógicas no intuito de satisfazer as necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais dos estudantes. O objetivo da presente pesquisa foi desenvolver e verificar a efetividade de um curso de extensão acerca da Teoria das NPB com estudantes de Licenciatura em Educação Física no que se refere à aplicação dos conhecimentos em situações de prática. Para isso, propôs-se a realização de uma pesquisa-ação, realizada no Curso de Extensão intitulado “Motivação na Educação Física escolar: como engajar os estudantes?”. Participaram 15 licenciandos(as) de Educação Física. Em sua maioria, eles(as) não tinham conhecimento prévio sobre a teoria. Os resultados demonstram a efetividade do curso de extensão acerca dos aspectos motivacionais nas aulas de Educação Física a partir da identificação pelos(as) cursistas da relação positiva entre a satisfação de competência, autonomia e vínculos sociais e a participação de estudantes nas aulas de Educação Física. Ademais, a análise das respostas dos(as) participantes demonstrou haver identificação de práticas voltadas para o atendimento das NPB dos estudantes, em que, após o curso, houve maior incidência de respostas relacionadas ao perfil interpessoal docente voltado para o suporte das NPB. Os resultados também demonstraram escassez de práticas docentes voltadas para o atendimento das NPB dos(as) estudantes no contexto investigado, o que pode reforçar o cenário de desinteresse nas aulas de Educação Física e evidencia a importância do conhecimento formal acerca da Teoria na formação inicial. Em conclusão, o curso de extensão desenvolvido na presente pesquisa demonstrou indícios iniciais de efetividade no que se refere à aplicação dos conhecimentos da Teoria das NPB em situação de prática. A partir dos achados da presente investigação, recomendam-se estudos futuros que enfoquem a formação de professores de Educação Física alinhada com a realidade do ambiente escolar, considerando o fenômeno do desinteresse e afastamento das aulas como um desafio a ser enfrentado e superado a partir do conhecimento formal da Teoria das NPB e sua aplicação pedagógica. O curso de extensão proposto nesta investigação se configura como uma possibilidade nesta perspectiva de formação e sua efetividade poderia ser avaliada com outros grupos de licenciandos(as) em Educação Física, considerando diferentes contextos regionais, sociais e culturais.
Abstract: Teaching Physical Education in basic education is made up of great challenges, some of them are historically known, such as the incessant search for the consolidation of a curriculum that supports pedagogical practices and, more currently, that justifies the permanence of the discipline as a curricular component. Under another aspect of teaching and learning process, the challenge of Physical Education consists of alleviating the gradual lack of interest about the subject, which sometimes culminates in students withdrawing. Studies that focus on motivation in Physical Education in the last decade report close relationship between satisfaction of Basic Psychological Needs (BPN) and the increase of intrinsic motivation and self-determined behaviors, with an effect on participation and engagement in classes. The interpersonal teaching style interferes on students' motivation and engagement in Physical Education classes, through practices aimed at supporting autonomy, which include pedagogical strategies to satisfy students' needs for competence, autonomy and relatedness. The objective of this research was to develop and verify the effectiveness of an extension course on the Theory of BPN with undergraduate students in Physical Education with regard to the application of knowledge in practical situations. To this end, it was proposed to carry out an action research, by the Extension Course entitled “Motivation in school Physical Education: how to engage students?”. 15 Physical Education undergraduates participated. Most of them had no prior knowledge about the theory. The results demonstrate the effectiveness of the extension course on motivational aspects in Physical Education classes based on the identification by the course participants of the positive relationship between the satisfaction of competence, autonomy and relatedness and the participation of students in Physical Education classes. Furthermore, the analysis of the participants' responses demonstrated that practices aimed at meeting students' NPB were identified, in which, after the course, there was a greater incidence of responses related to the teaching interpersonal profile of autonomy support. The results also demonstrated a lack of teaching practices aimed to satisfy students' BPN in the investigated context, which may reinforce the scenario of lack of interest in Physical Education classes and highlights the importance of formal knowledge about the Theory in initial training. In conclusion, the extension course developed in this research demonstrated initial signs of effectiveness with regard to the application of knowledge from the BPN Theory in a practical situation. Based on the findings of this investigation, future studies are recommended that focus on the training of Physical Education teachers aligned with the reality of the school environment, considering the phenomenon of disinterest and withdrawal from classes as a challenge to be faced and overcome from the formal knowledge of BPN Theory and its pedagogical application. The extension course proposed in this investigation is a possibility in this training perspective and its effectiveness could be evaluated with other groups of Physical Education graduates, considering different regional, social and cultural contexts.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19397
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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