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Tipo do documento: Dissertação
Title: As redes sociais e a formação humana sob o contexto das pós-verdades
Other Titles: Social networks and human formation in the context of post- truths
Authors: Torcate, Francisco Edson Lima
Orientador(a): Silva, Wanderley da
Primeiro membro da banca: Silva, Wanderley da
Segundo membro da banca: Sanchez, Liliane Barreira
Terceiro membro da banca: Silva, Simone Batista da
Quarto membro da banca: Puggian, Cleonice
Keywords: Redes sociais;Desinformação;Formação Humana;Pós-verdades;Educação;Tecnologias da Informação e Comunicação;Social networks;Desinformation;Human Formation;Post-truths;Information and Communication Technologies;Education
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: TORCATE, Francisco Edson Lima. As redes sociais e a formação humana sob o contexto das pós-verdades. 2024. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.
Abstract: Esta pesquisa visa analisar a influência das redes sociais na formação humana de seus usuários sob o contexto da era da pós-verdade. Num cenário onde fatos objetivos são menos relevantes para a opinião pública que crenças pessoais ou suposições e onde 98,6% da população com faixa etária acima dos 10 anos fazem uso da internet por meio de um dispositivo móvel, faz-se necessária uma análise de como os usuários de redes sociais podem estar expostos à desinformação e a partir disso serem influenciados em suas opiniões pessoais ou até mesmo em seu comportamento nas relações interpessoais. No brasil, em 2023, já são 144 milhões de usuários em alguma rede social. Esses usuários convivem no ciberespaço com outros usuários reais e não reais, regidos pelas regras de algoritmos secretos e inseridos, muitas vezes, num debate superficial onde o discurso de ódio e o negacionismo científico são pautas em meio à polarização político-ideológica. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e com caráter exploratório. Para obtenção dos dados, explorou-se registros bibliográficos e também foi realizado um roteiro de entrevistas semiestruturadas destinado a cinco estudantes das turmas de 1 e 2º anos do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio e do 2º, 4º e 9º períodos do curso superior de zootecnia de um campus de instituto federal. Para análise das respostas, utilizou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin, e a partir das respostas, compreendeu-se que o uso das redes sociais proporciona interação, entretenimento e elas ainda atuam como fontes de informação. Por outro lado, verificou-se que seu uso também pode prejudicar a saúde mental de seus usuários os expondo à desinformação, discursos de ódio e polarização política por meio da desfragmentação social, além de moldar a opinião pública segundo interesses ocultos e influenciar a formação humana e o comportamento e hábitos de consumo de seus usuários. Portanto, considera-se importante que a educação atue no preparo dos estudantes para saberem filtrar e analisar criticamente aquilo que recebem por meio das mídias digitais, procurando estabelecer um comportamento de equilíbrio.
Abstract: This research aims to analyze the influence of social networks on the human formation of their users in the context of the post-truth era. In a scenario where objective facts are less relevant to public opinion than personal beliefs or assumptions and where 98.9% of the population over the age of 10 uses the internet through a mobile device, an analysis of how social media users can be exposed to misinformation and thus be influenced in their personal opinions or even their behavior in interpersonal relationships. In Brazil, in 2023, there will already be 144 million users on some social network. These users live in cyberspace with other real and non-real users, governed by the rules of secret algorithms and often inserted in a superficial debate where hate speech and scientific denialism are topics amid political-ideological polarization. A qualitative and exploratory research was carried out. To obtain the data, bibliographic records were explored and a semi-structured interview guide was also carried out for five students from the 1st and 2nd year classes of the technical course in Agriculture integrated into High School and the 2nd, 4th and 9th periods of the Animal Science higher education course at an Institute campus. Federal. To analyze the responses, Laurence Bardin's content analysis was used, and from the responses, it was understood that the use of social networks provides interaction, entertainment and they also act as sources of information. On the other hand, it was found that its use can also harm the mental health of its users, exposing them to misinformation, hate speech and political polarization through social defragmentation, in addition to shaping public opinion according to hidden interests and influencing human formation. and the behavior and consumption habits of its users. Therefore, it is considered important that education works to prepare students to know how to filter and critically analyze what they receive through digital media, seeking to establish balanced behavior.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19586
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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