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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19631
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Da Preservação ao Reconhecimento: o Jongo/Caxambu como símbolo cultural de resistência e suas redes de acolhimento |
Other Titles: | From Preservation to Recognition: the Jongo/Caxambu as a cultural symbol of resistance and its host networks |
Authors: | Oliveira, Ivonete da Silva Carmo de |
Orientador(a): | Pereira, Raquel Alvitos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Raquel Alvitos |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Otair Fernandes de |
Terceiro membro da banca: | Bezerra, Nielson Rosa |
Keywords: | Barra do Piraí;jongo-caxambu;memória ancestral;preservação;detentores;referência cultural;ancestral memory;preservation;holders;cultural reference |
Área(s) do CNPq: | História História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Apr-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Citation: | OLIVEIRA, Ivonete da Silva Carmo. Da Preservação ao Reconhecimento: o Jongo/Caxambu como símbolo cultural de resistência e suas redes de acolhimento. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultura e Sociedade). Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Abstract: | Esta comunicação visa contribuir com a publicização do jongo/caxambu do município de Barra do Piraí e seu constructo como referência cultural. O jongo/caxambu é expressão cultural popular, da região Sudeste, cujas práticas são realizadas principalmente por grupos afrodescendentes, e estas foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2005, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desde então, como Patrimônio Cultural Imaterial, para ser melhor preservado, foi inserido no Registro de Bens Cultural de Natureza Imaterial o que foi efetivado, por meio de inscrição, no Livro de Registro das Formas de Expressão, no âmbito do qual consta o registro das manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas. Destarte, buscamos mostrar não só aspectos da historicidade e da patrimonialização do jongo, como também evidenciar os aspectos de sua valorização e reconhecimento, principalmente, pela ampla rede de acolhimento que em torno das comunidades jongueiras se constituiu. Partimos, para tanto, para uma análise que mostra que os detentores desta referência cultural buscam, hoje, para preservá-la, promover eventos na localidade e fora dela, juntamente com outras comunidades jongueiras, em prol de sua difusão e reconhecimento e, ainda, com o intuito de despertar o interesse do público infantil, para as rodas de jongo/caxambu. Trata-se da sobrevivência e permanência como referência cultural de uma sabedoria ancestral negra, que integra nossa identidade, como brasileiros. Esta pesquisa de base documental e bibliográfica dialoga com o campo da História e também com o campo da memória e do patrimônio e busca analisar especialmente a importância do jongo/caxambu como uma referência cultural para seus sujeitos. Por fim, a pesquisa aqui desenvolvida evidenciou que hoje, em Barra do Piraí, é pela perspectiva do acolhimento que o jongo/caxambu se difunde como referência cultural e, assim, se preserva e cria um campo de ações efetivas de preservação e salvaguarda desse bem cultural. |
Abstract: | This paper aims to contribute to publicizing the jongo/caxambu of the municipality of Barra do Piraí and its construction as a cultural reference. Jongo/caxambu is a popular cultural expression from the Southeast region, whose practices are mainly carried out by Afro- descendant groups, and which were recognized as Brazilian Cultural Heritage in 2005 by the National Institute of Historical and Artistic Heritage (IPHAN). Since then, as Intangible Cultural Heritage, in order to be better preserved, it has been included in the Register of Intangible Cultural Assets, which has been entered in the Register of Forms of Expression, which includes literary, musical, plastic, scenic and playful manifestations. Thus, we seek to show not only aspects of the historicity and heritage of the jongo, but also aspects of its appreciation and recognition, especially through the broad network of support that has been built up around the jongueiras communities. To this end, we started with an analysis that shows that the owners of this cultural reference today seek to preserve it by promoting events in the locality and beyond, together with other jongueiras communities, in order to spread and recognize it, and also with the aim of arousing the interest of children in jongo/caxambu circles. It's about the survival and permanence as a cultural reference of ancestral black wisdom, which is part of our identity as Brazilians. This documentary and bibliographical research dialogues with the field of history and also with the field of memory and heritage and seeks to analyze in particular the importance of jongo/caxambu as a cultural reference for its subjects. Finally, the research carried out here has shown that today, in Barra do Piraí, it is from the perspective of welcoming that the jongo/caxambu spreads as a cultural reference and thus preserves and creates a field of effective actions to preserve and safeguard this cultural asset. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19631 |
Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
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2024 - Ivonete da Silva Carmo de Oliveira.Pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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