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dc.contributor.authorPrestes, Jorge Emerson-
dc.date.accessioned2025-01-09T18:56:46Z-
dc.date.available2025-01-09T18:56:46Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.identifier.citationPRESTES, Jorge Emerson. Diretrizes para implementação do modelo coworking no IFAM: uma abordagem à luz da Teoria do Capital Social. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19650-
dc.description.abstractContexto e Problema: No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), foi investigada a viabilidade de implementar estações de coworking como suporte técnico e administrativo para servidores em teletrabalho, especialmente aqueles dos Campi do interior do estado em deslocamento na capital amazonense. Objetivos: Propor, por meio de uma minuta regulatória, diretrizes para a criação e manutenção de espaços colaborativos, no modelo de coworking, no IFAM, destinados a apoiar o trabalho dos servidores em teletrabalho, sejam eles do IFAM ou de outros órgãos públicos federais. Metodologia: Usou-se uma abordagem descritiva e explicativa, com base na Teoria do Capital Social, para analisar a colaboração e a otimização de recursos físicos e humanos. Limitações: Uma das limitações do estudo é a falta de dados empíricos específicos sobre a implementação de coworking em instituições públicas federais, especialmente em contextos educacionais como o IFAM. Isso pode restringir a análise a suposições teóricas ou a comparações com experiências de coworking em contextos diferentes, como o setor privado ou outras organizações públicas, que podem não refletir plenamente as particularidades do IFAM. Além disso, a aplicação da Teoria do Capital Social em um contexto institucional específico como o IFAM pode enfrentar desafios na mensuração de fatores como colaboração, confiança e redes de relacionamento entre servidores, uma vez que esses elementos são subjetivos e podem variar significativamente entre diferentes unidades ou grupos de servidores. Resultados e contribuições práticas: O estudo propõe medidas para equilibrar o trabalho remoto com a colaboração efetiva no serviço público. Contribuições teóricas: Visa impulsionar o entendimento do papel do Capital Social em arranjos de trabalho inovadores. Originalidade: Destaca-se pela exploração da inserção do modelo de coworking numa instituição federal educacional, oferecendo uma nova perspectiva ao serviço público brasileiro. Conclusão: A investigação aponta o coworking como um vetor de inovação no IFAM, com potencial de impactar positivamente o trabalho remoto e a utilização de recursos. As recomendações sugerem uma gestão pública mais interativa e eficaz, com possível aplicação em toda a esfera federal. O estudo, pioneiro, contribui para a expansão do Capital Social no serviço público e encoraja futuros desenvolvimentos e aplicações práticas das descobertas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectTeoria do Capital Socialpt_BR
dc.subjectCoworkingpt_BR
dc.subjectdiretrizes para implantação do modelo coworkingpt_BR
dc.subjectteleworkpt_BR
dc.subjectsocial capital theorypt_BR
dc.subjectguidelines for implementing the coworking modelpt_BR
dc.titleDiretrizes para implementação do modelo coworking no IFAM: uma abordagem à luz da Teoria do Capital Socialpt_BR
dc.title.alternativeGuidelines for implementing the coworking model at IFAM: an approach based on the Theory of Social Capitalen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherContext and Problem: At the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas (IFAM), the feasibility of implementing coworking stations as technical and administrative support for employees engaged in remote work was investigated, particularly for those from campuses in the interior of the state who are in transit within the capital city of Manaus. Objectives: To propose, through a regulatory draft, guidelines for the creation and maintenance of collaborative spaces, in the coworking model, within IFAM, aimed at supporting the work of employees in remote work, whether they belong to IFAM or other federal public agencies. Methodology: Based on Social Capital Theory, a descriptive and explanatory approach was used to analyze the collaboration and optimization of physical and human resources. Limitations: One of the limitations of the study is the lack of specific empirical data on the implementation of coworking in federal public institutions, especially in educational contexts such as IFAM. This may limit the analysis to theoretical assumptions or comparisons with coworking experiences in different contexts, such as the private sector or other public organizations, which may not fully reflect the particularities of IFAM. Furthermore, applying Social Capital Theory in a specific institutional context like IFAM may present challenges in measuring factors such as collaboration, trust, and networking among employees, as these elements are subjective and can vary significantly between different units or groups of employees. Results and Practical Contributions: The study proposes measures to balance remote work with effective collaboration in the public service. Theoretical Contributions: It aims to enhance the understanding of the role of Social Capital in innovative work arrangements. Originality: This study stands out by exploring the integration of the coworking model within a federal educational institution, offering a new perspective on the Brazilian public service. Conclusion: The research highlights coworking as an innovation driver at IFAM, with the potential to positively impact remote work and resource utilization. The recommendations suggest a more interactive and effective approach to public management, with potential applications across the federal sphere. This pioneering study contributes to the expansion of Social Capital in the public service and encourages future developments and practical applications of its findings.en
dc.contributor.advisor1Drumond e Castro, Maria Cristina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7562-7367pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.referee1Drumond e Castro, Maria Cristina-
dc.contributor.referee2Silva, Sandro Luís Freire de Castro-
dc.contributor.referee3Queiroz Neto, José Pinheiro de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4463-3072pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1422166459231206pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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