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Tipo do documento: Dissertação
Title: Diretrizes para implementação do modelo coworking no IFAM: uma abordagem à luz da Teoria do Capital Social
Other Titles: Guidelines for implementing the coworking model at IFAM: an approach based on the Theory of Social Capital
Authors: Prestes, Jorge Emerson
Orientador(a): Drumond e Castro, Maria Cristina
Primeiro membro da banca: Drumond e Castro, Maria Cristina
Segundo membro da banca: Silva, Sandro Luís Freire de Castro
Terceiro membro da banca: Queiroz Neto, José Pinheiro de
Keywords: Teletrabalho;Teoria do Capital Social;Coworking;diretrizes para implantação do modelo coworking;telework;social capital theory;guidelines for implementing the coworking model
Área(s) do CNPq: Administração
Administração
Idioma: por
Issue Date: 15-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: PRESTES, Jorge Emerson. Diretrizes para implementação do modelo coworking no IFAM: uma abordagem à luz da Teoria do Capital Social. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Contexto e Problema: No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), foi investigada a viabilidade de implementar estações de coworking como suporte técnico e administrativo para servidores em teletrabalho, especialmente aqueles dos Campi do interior do estado em deslocamento na capital amazonense. Objetivos: Propor, por meio de uma minuta regulatória, diretrizes para a criação e manutenção de espaços colaborativos, no modelo de coworking, no IFAM, destinados a apoiar o trabalho dos servidores em teletrabalho, sejam eles do IFAM ou de outros órgãos públicos federais. Metodologia: Usou-se uma abordagem descritiva e explicativa, com base na Teoria do Capital Social, para analisar a colaboração e a otimização de recursos físicos e humanos. Limitações: Uma das limitações do estudo é a falta de dados empíricos específicos sobre a implementação de coworking em instituições públicas federais, especialmente em contextos educacionais como o IFAM. Isso pode restringir a análise a suposições teóricas ou a comparações com experiências de coworking em contextos diferentes, como o setor privado ou outras organizações públicas, que podem não refletir plenamente as particularidades do IFAM. Além disso, a aplicação da Teoria do Capital Social em um contexto institucional específico como o IFAM pode enfrentar desafios na mensuração de fatores como colaboração, confiança e redes de relacionamento entre servidores, uma vez que esses elementos são subjetivos e podem variar significativamente entre diferentes unidades ou grupos de servidores. Resultados e contribuições práticas: O estudo propõe medidas para equilibrar o trabalho remoto com a colaboração efetiva no serviço público. Contribuições teóricas: Visa impulsionar o entendimento do papel do Capital Social em arranjos de trabalho inovadores. Originalidade: Destaca-se pela exploração da inserção do modelo de coworking numa instituição federal educacional, oferecendo uma nova perspectiva ao serviço público brasileiro. Conclusão: A investigação aponta o coworking como um vetor de inovação no IFAM, com potencial de impactar positivamente o trabalho remoto e a utilização de recursos. As recomendações sugerem uma gestão pública mais interativa e eficaz, com possível aplicação em toda a esfera federal. O estudo, pioneiro, contribui para a expansão do Capital Social no serviço público e encoraja futuros desenvolvimentos e aplicações práticas das descobertas.
Abstract: Context and Problem: At the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas (IFAM), the feasibility of implementing coworking stations as technical and administrative support for employees engaged in remote work was investigated, particularly for those from campuses in the interior of the state who are in transit within the capital city of Manaus. Objectives: To propose, through a regulatory draft, guidelines for the creation and maintenance of collaborative spaces, in the coworking model, within IFAM, aimed at supporting the work of employees in remote work, whether they belong to IFAM or other federal public agencies. Methodology: Based on Social Capital Theory, a descriptive and explanatory approach was used to analyze the collaboration and optimization of physical and human resources. Limitations: One of the limitations of the study is the lack of specific empirical data on the implementation of coworking in federal public institutions, especially in educational contexts such as IFAM. This may limit the analysis to theoretical assumptions or comparisons with coworking experiences in different contexts, such as the private sector or other public organizations, which may not fully reflect the particularities of IFAM. Furthermore, applying Social Capital Theory in a specific institutional context like IFAM may present challenges in measuring factors such as collaboration, trust, and networking among employees, as these elements are subjective and can vary significantly between different units or groups of employees. Results and Practical Contributions: The study proposes measures to balance remote work with effective collaboration in the public service. Theoretical Contributions: It aims to enhance the understanding of the role of Social Capital in innovative work arrangements. Originality: This study stands out by exploring the integration of the coworking model within a federal educational institution, offering a new perspective on the Brazilian public service. Conclusion: The research highlights coworking as an innovation driver at IFAM, with the potential to positively impact remote work and resource utilization. The recommendations suggest a more interactive and effective approach to public management, with potential applications across the federal sphere. This pioneering study contributes to the expansion of Social Capital in the public service and encourages future developments and practical applications of its findings.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19650
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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