Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19655
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Jerry Ferreira-
dc.date.accessioned2025-01-10T00:26:03Z-
dc.date.available2025-01-10T00:26:03Z-
dc.date.issued2024-05-24-
dc.identifier.citationLIMA, Jerry Ferreira. Do Direito à Propriedade Intelectual: um estudo da Marca Coletiva Amorango e sua relação com o desenvolvimento territorial no distrito do Campo do Coelho, Nova Friburgo, RJ. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19655-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como propósito investigar a relação entre a Marca Coletiva "Amorango" e o desenvolvimento territorial trazido para a comunidade morangueira estabelecida no Distrito de Campo do Coelho, situada no município de Nova Friburgo/RJ após a concessão da Marca Coletiva pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no recorte temporal de abril/2013 até os dias atuais. Conforme as pesquisas bibliográficas que tratam sobre o tema, os sinais de uso coletivos são frequentemente associados ao desenvolvimento das comunidades em que operam. Consequentemente, as Marcas Coletivas desempenham um papel fundamental de melhora na competitividade de mercado, ao proporcionar benefícios comuns aos seus detentores, como o rateio das despesas, a redução de riscos e custos operacionais, ganho de notoriedade, prestígio e confiança das organizações coletivas perante seus consumidores, acarretando assim melhores condições de competitividade. Assim, o presente estudo tinha especial relevância, por explorar a proposta de compreender os benefícios reais do uso das marcas coletivas para uma associação de agricultores rurais, bem como os desafios e dificuldades eventualmente enfrentados pelos produtores. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para uma melhor compreensão da relação entre marcas coletivas e o desenvolvimento de comunidades, servindo como ponto de partida para futuros estudos que explorem essa interação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMarca Coletivapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Territorialpt_BR
dc.subjectPropriedade Intelectualpt_BR
dc.subjectAgricultura Familiarpt_BR
dc.subjectCollective Brandpt_BR
dc.subjectTerritorial Developmentpt_BR
dc.subjectIntellectual Propertypt_BR
dc.subjectFamily Agriculturept_BR
dc.titleDo Direito à Propriedade Intelectual: um estudo da Marca Coletiva Amorango e sua relação com o desenvolvimento territorial no distrito do Campo do Coelho, Nova Friburgo, RJpt_BR
dc.title.alternativeFrom Intellectual Property Law: a study of the Amorango Collective Brand and its relationship with territorial development in the Campo do Coelho district, Nova Friburgo, RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research aims to investigate the relationship between the Collective Brand 'Amorango' and the potential territorial development brought to the strawberry community established in the District of Campo do Coelho, located in the city of Nova Friburgo/RJ, after the granting of the Collective Brand by the INPI in the temporal period from April/2013 to the present day. According to bibliographic research on the subject, collective use signs are often associated with the development of the communities in which they operate. Consequently, Collective Brands play a fundamental role in improving market competitiveness by providing common benefits to their holders, such as sharing expenses, reducing risks and operational costs, gaining visibility, prestige, and trust of collective organizations in front of their consumers, thus resulting in better competitive conditions. Thus, the present study had special relevance, as it explored the proposal to understand the real benefits of using collective brands for an association of rural farmers, as well as the challenges and difficulties eventually faced by producers. The results of this research can contribute to a better understanding of the relationship between collective brands and community development, serving as a starting point for future studies that explore this interaction.en
dc.contributor.advisor1Borges, Marcio Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1527-8529pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109086823056054pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Moreira, Vagner Rangel-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036155637941604pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Marcio Silva-
dc.contributor.referee2Assis, Renato Unhares de-
dc.contributor.referee3Fornazier, Armando-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2701-1546pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8778807447124968pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCiência Políticapt_BR
dc.subject.cnpqCiência Políticapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Jerry Ferreira Lima.Pdf4.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.