Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19675
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Narrativas Docentes: Práticas Formativas no Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II |
Other Titles: | Education Narratives: Teaching Pratices on the Educational Residence Program of Colégio Pedro II |
Authors: | Silva, Daniela Pereira da |
Orientador(a): | Carvalho, Carlos Roberto de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Carlos Roberto de |
Segundo membro da banca: | Motta, Flavia Miller Naethe |
Terceiro membro da banca: | Silva, Tiago Ribeiro da |
Quarto membro da banca: | Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho |
Quinto membro da banca: | Santos, Rosangela Padilha Thomaz dos |
Keywords: | Formação Docente;Narrativas;Bakhtin;Education Formation;Narratives |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 23-Jan-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | SILVA, Daniela Pereira da. Narrativas Docentes: Práticas Formativas no Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II. 2022. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2022. |
Abstract: | Este estudo tem como foco o Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, que é uma pós-graduação para docentes iniciantes e veteranos que oferece uma formação teórica e prática baseada nas estratégias e metodologias desenvolvidas na instituição. O programa divide-se em três áreas: Formação Continuada, Docência e Setores Administrativos e Pedagógicos, e possui três instrumentos avaliativos: Relatório Semestral, Memorial Circunstanciado e Produto Final. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições do PRD do Colégio Pedro II para a formação inicial e continuada dos docentes, e sua escolha deu-se pelo caráter contemporâneo e inovador da proposta. As reflexões são elaboradas a partir do diálogo tecido entre os sujeitos da pesquisa, os companheiros da universidade, e os autores que defendem outros modos de construção do conhecimento, como Santos, Lander, Mignolo, Grosfoguel, Meneses e Quijano, na tentativa de confrontar os processos eurocêntricos de produção de saber, na formação, na academia e na produção da pesquisa. Me apoiei nas narrativas das professoras cursistas participantes, como estatuto teórico, invocando seus registros no campo da formação docente no diálogo com as pesquisas com o cotidiano, através de autores como Benjamin, Certeau e Alves, e no campo da linguagem a partir das concepções de Bakhtin. |
Abstract: | This investigation is focused on the Teacher Residence Program of Colégio Pedro II; a postgraduate program for beginners/ veterans & teachers that offers a theoretical and practical training composed around the strategies and methodologies to intact a development within the Institution. The program can be divided into three sections as following: Continuing Training, Teaching, Administrative & Pedagogic sectors. Each individual factor has its own given methods of evaluation. These being, Semiannual report, a Detailed memorial regarding the program and the final product. This research directs towards presenting the contributions of the TRP of Colégio Pedro II on the given ground of the initial and continued formation of teachers, initiating towards the contemporany and innovative character of the proposal. These solid reflections are based on dialogues between the subjects in the research, the university companions and other authors that propound the ideas in favour of the expanding construction of knowledge to others. Some authors such as Santos, Lander, Mignolo, Grosfoguel, Meneses and Quijuano reflect the studies put forth with an attempt of confronting the Eurocentric process in decay of knowledge.I based my research amongst these inquisitors with the intention of covering the topics mentioned.This being the foundation of the attempt of confronting the Eurocentric procetatus, invoking their records in the formation field in parallel with the daily research, along with authors like Benjamin, Certeau & Alves to identify some sort of concept in the language field with the ideology of Bakhtin. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19675 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Daniela Pereira da Silva.Pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.