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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19700
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Sankofa - Centro de cultura e história afro-brasileira: uma proposta didático-pedagógica antirracista |
Other Titles: | Sankofa - Center for afro-brazilian culture and history: a didactic proposal anti-racist pedagogy |
Authors: | Lopes, Viviane da Silva| |
Orientador(a): | Kaly, Alain Pascal |
Primeiro membro da banca: | Kaly, Alain Pascal |
Segundo membro da banca: | Araújo, Jurandir de Almeida |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Keywords: | Educação Antirracista;Ensino de História;Lei 10.639;SANKOFA;Anti-racist education;History Teaching;Law 10.639 |
Área(s) do CNPq: | História História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citation: | LOPES, Viviane da Silva. Sankofa - Centro de cultura e história afro-brasileira: uma proposta didático-pedagógica antirracista. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho de dissertação, no âmbito do Ensino de História, propõe a análise da aplicação da lei 10.639 dentro da Escola Municipal Professora Iramar da Costa Lima Miguel e apresenta o projeto de criação do SANKOFA- Centro de Cultura e História Afro-Brasileira. A proposta é o desenvolvimento de um trabalho colaborativo com toda a comunidade escolar onde o projeto está sendo considerado válido, visto que docentes, discentes, responsáveis, demais funcionários e equipe diretiva são agentes de educação antirracista, protagonistas do processo de busca pela igualdade racial na qual o Sankofa se insere. Como procedimento metodológico faremos o uso de pesquisas qualitativas referentes ao auto declarações raciais de alunos e professores, refletindo os resultados dentro do contexto histórico, racial e identitário no Brasil e as necessidades e ausências de suporte para a aplicação da Lei 10.639, necessária ao processo de construção das políticas públicas de igualdade racial, de combate e superação do racismo. Também propomos pesquisa feita através de questionário com perguntas mistas via Google Forms, sobre os conhecimentos e aplicações da Lei 10.639 pelos professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e I e EJA da Unidade Escolar onde o trabalho está sendo proposto. A partir dessas pesquisas desenvolveremos, juntos, o Sankofa, que tem como alguns de seus objetivos refletir sobre a importância de apoio e intencionalidade para a aplicação da lei 10.639, desenvolver possibilidades de conscientização do corpo docente e discente da escola, bem como da comunidade escolar, sobre a importância de colocar em prática as determinações da Lei 10.639, possibilitar a formação contínua de professores e da equipe escolar em tempo de serviço, que irão aplicar, junto aos alunos, em sala de aula e fora dela, as determinações da Lei 10.639. Como resultados, apresentamos a estrutura do Centro de Cultura e História Afro-Brasileira e sua atuação em 2023, descrevendo algumas atividades realizadas, materiais produzidos e mudanças de convívio entre alunos, reconhecendo a necessidade do respeito e valorização entre eles. Há um dito popular que diz “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura! ”, é exatamente o que propomos, insistir no cumprimento da lei 10.639 cotidianamente, criando suporte para sua eficácia dentro da escola acima referida. Não podemos cumprir a lei somente em novembro, pois a igualdade racial é uma luta diária! |
Abstract: | This dissertation work, within the scope of History Teaching, proposes the analysis of the application of law 10.639 within the Escola Municipal Professora Iramar da Costa Lima Miguel and presents the project to create SANKOFA- Center for Afro-Brazilian Culture and History. The proposal is to develop collaborative work with the entire school community where the project is being considered valid, since teachers, students, guardians, other employees and the management team are agents of anti-racist education, protagonists in the process of seeking racial equality in which Sankofa falls under. As a methodological procedure, we will use qualitative research regarding the racial self-declarations of students and teachers, reflecting the results within the historical, racial and identity context in Brazil and the needs and absences of support for the application of Law 10,639, necessary for the process of construction of public policies for racial equality, combating and overcoming racism. We also propose research carried out through a questionnaire with mixed questions via Google Forms, on the knowledge and applications of Law 10,639 by Early Childhood Education, Elementary School I and I and EJA teachers at the School Unit where the work is being proposed. Based on this research, together we will develop Sankofa, which has as some of its objectives to reflect on the importance of support and intentionality for the application of law 10,639, to develop possibilities for raising awareness among the school's teaching staff and students, as well as the school community. , on the importance of putting into practice the determinations of Law 10,639, enabling the continuous training of teachers and school staff during service time, who will apply, together with students, in the classroom and outside, the determinations of Law 10,639 . As results, we present the structure of the Center for Afro-Brazilian Culture and History and its activities in 2023, describing some activities carried out, materials produced and changes in interaction between students, recognizing the need for respect and appreciation between them. There is a popular saying that says “Soft water in hard rock, it hits until it pierces!”, which is exactly what we propose, insisting on compliance with law 10,639 on a daily basis, creating support for its effectiveness within the school mentioned above. We cannot comply with the law only in November, as racial equality is a daily struggle! |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19700 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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