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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19708
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educação ambiental e a abordagem sobre resíduos sólidos no ensino fundamental: um olhar sobre o município de Seropédica- RJ |
Other Titles: | Environmental education and the approach on solid waste in elementary school: a look at the municipality of Seropédica-RJ |
Authors: | Costa, Danielle Freitas Fernandes |
Orientador(a): | Soares, Ana Maria Dantas |
Primeiro membro da banca: | Soares, Ana Maria Dantas |
Segundo membro da banca: | Frade, Carmen Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da |
Keywords: | Impactos ambientais;resíduos sólidos;educação básica;alternativas pedagógicas;Environmental impacts;solid waste;basic education;pedagogical alternatives |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 4-May-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | COSTA, Danielle Freitas Fernandes. Educação ambiental e a abordagem sobre resíduos sólidos no ensino fundamental: um olhar sobre o município de Seropédica- RJ. 2023. 42f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa buscou trazer à discussão questões relacionadas à Educação Ambiental, entendida a partir de uma perspectiva crítica e contextualizada à realidade da Educação Básica, procurando verificar como a abordagem acerca dos resíduos sólidos tem destaque quando se abordam as questões ambientais em tempos de crise como os que a humanidade vem enfrentando. O projeto original teve como objetivo investigar como essa abordagem tem ocorrido em escolas na rede municipal de Seropédica/RJ, com vistas a contribuir com o cotidiano dessas instituições, a partir do levantamento de dados e da promoção de ações-reflexões sobre a problemática ambiental que impacta localmente a comunidade na qual se inserem. Observa-se que esse município tem um passivo ambiental bastante expressivo e recebe, desde 2011, todo o lixo produzido no município do Rio de Janeiro e em cidades circunvizinhas. A pandemia da COVID 19, que assolou a humanidade e obrigou a que fossem tomadas medidas de isolamento social nos anos de 2020 e 2021, forçou a reestruturação do projeto original, que pretendia abranger comunidades de escolas municipais, com instrumentos de coleta de dados variados, e optou-se por, numa perspectiva metodológica qualitativa, realizar uma pesquisa bibliográfica e documental, que pudesse embasar e aprofundar a discussão e a proposição de alternativas capazes de auxiliar as escolas e seus professores na discussão das questões ambientais provocadas pelo descarte indevido dos resíduos sólidos. Para tanto foi elaborada uma cartilha sobre resíduos sólidos e seus impactos, como ferramenta metodológica a ser utilizada, de forma interdisciplinar, para a conscientização de estudantes e da comunidade escolar, num processo em que a Educação Ambiental venha a cumprir a sua função social. |
Abstract: | This research work sought to bring to the discussion issues related to Environmental Education, understood from a critical perspective and contextualized to the reality of Basic Education, seeking to verify how the approach to solid waste stands out when addressing environmental issues in times of crisis such as those that humanity has been facing. It is observed that this municipality has a very expressive environmental liability and receives, since 2011, all the garbage produced in the municipality of Rio de Janeiro and in surrounding cities. The COVID-19 pandemic, which ravaged humanity and forced social isolation measures to be taken in the years 2020 and 2021, forced the restructuring of the original project, which intended to cover communities of municipal schools, with varied data collection instruments, and it was decided to, from a qualitative methodological perspective, carry out a bibliographic and documentary research, which could support and deepen the discussion and the proposition of alternatives capable of assisting schools and their teachers in the discussion of environmental issues caused by the improper disposal of solid waste. To this end, a booklet on solid waste and its impacts was elaborated as a methodological tool to be used, in an interdisciplinary way, for the awareness of students and the school community, in a process in which Environmental Education will fulfill its social function. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19708 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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