Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19722
Tipo do documento: Tese
Title: Confabulações afetadas: o re-tratar-se das bichas pretas pela educação
Other Titles: Queer Confabulations: queer black men caring for ourselves though education
Authors: Teixeira, Tarciso Manfrenatti de Souza
Orientador(a): Silva, Joyce Alves da
Primeiro membro da banca: Silva, Joyce Alves da
Segundo membro da banca: Caetano , Marcio Rodrigo Vale
Terceiro membro da banca: Oliveira , Megg Rayara Gomes de
Quarto membro da banca: Silva Junior , Paulo Melgaço da
Quinto membro da banca: Hilário, Rosangela Aparecida
Keywords: educação;bichas pretas;interseccionalidades;escrevivências;fabulação crítica;intersectionality and critical education;queer black men;writing experience;critical fabulation
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: TEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza. Confabulações afetadas: o re-tratar-se das bichas pretas pela educação. 2024. 122 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: A fabulação, a arte primal de contar histórias, ganhou destaque no sistema-mundo moderno/colonial. Assim, o homem branco europeu autoproclamou-se o narrador da História Única do “Novo Mundo”. Ele inventou o negro, porém, esses foram destituídos de seus nomes, línguas, histórias, passado e humanidade. Além disso, o homem negro foi aprisionado a uma rede de significações em uma relação direta com a cisheterossexualidade como se houvesse apenas uma única possibilidade do negro experienciar a sua masculinidade e sexualidade. Enquanto isso, as bichas pretas, viados pretos e homens negros gays afeminados foram vinculados a signos caricaturais, ridicularizantes e risíveis. A escola, infelizmente, reproduz essa pedagogia cisheteronormativa. Então, como desconstruir essas redes de significações? Portanto, a presente tese tem por objetivo re-tratar as masculinidades negras afeminadas, a fim de construir comunidades pedagógicas afetivas de aprendizagem, isto é, plasmar mundos (im)possíveis através da educação para o acolhimento, emancipação social e livre expressão subjetiva das performatividades das masculinidades negras afeminadas. Para alcançar tal objetivo, as masculinidades negras foram (re)interpretadas segundo a proposta interseccional do feminismo e do transfeminismo negro decolonial e a educação foi repensada a partir de uma percepção crítica, transgressora e afetiva. Metodologicamente, a fabulação crítica me possibilitou estabelecer uma confluência entre a autoetnografia e a escrita literária. A pesquisa contou com a participação de sete professoras/es bichas pretas, viados pretos e homens negros gays afeminados. Após a coleta e análise das escrevivências das/dos docentes foi possível tecer nossas confabulações afetadas e, assim, estabelecemos uma inversão de papeis narrativos. Se, antes, éramos predeterminadas pelas fabulações coloniais; agora, com nossas confabulações afetadas, somos protagonistas de nossas próprias histórias.
Abstract: The fabulation, the primal art of telling stories, gained prominence in the Modern/colonial World-system, with this, the white European man proclaimed himself the narrator of the Story of the “New World”. He invented black people, however, they were stripped of their names, languages, histories, past and humanity. Furthermore, the black man was imprisoned in a network of meanings in a direct relationship with cisheterosexuality as if there was only one possibility for black people to experience their masculinity and sexuality. Meanwhile, queer black men were linked to caricatural, ridiculing and laughable signs. So, how can we misunderstanding these networks of meanings? Therefore, the present thesis aimed to caring for queer black masculinities, in order to build affective pedagogical learning communities, that is, to building (im)possible worlds through intersectionality and critical education for equality, social emancipation and free subjective expression of queer black masculinities in education. To achieve the main goal, I had to rethink masculinities studies through black feminist and transfeminist theories. In this way, colonial fabulation not only confined black people in their color, but also, builded normative somatic fictions that confined black masculinity and sexuality in a certain cisheteropatriarchal model of masculinity. Education was also rethought from a critical, transgressive and affective perception. I holded my methodological roat between autoethnographic writing and literary writing. The research involved the participation of seven queer black men teachers, that narrated your Writing Experiences. After analyzing the teacher’s Writing Experiences was possible write together our Queer Fabulations. If, before, we were objects by colonial fabulation, now, we write our Queer Fabulations in order to be authors our histories.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19722
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Tarciso Manfrenatti de Souza Teixeira.Pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.