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Tipo do documento: Tese
Title: Discurso sobre a Diversidade na formação do(a) Pedagogo(a) do Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Other Titles: Speech on Diversity in the Formation of Pedagogy Professionals at the Nova Iguaçu Campus of the Federal Rural University of Rio de Janeiro
Authors: Azevedo, Nikolas Bigler de
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Mariana Correa Pitanga de
Quarto membro da banca: Sepulveda, Denize De Aguiar Xavier
Quinto membro da banca: Paula, Lucília Augusta Lino de
Keywords: Formação do(a) Pedagogo(a);Currículo;Diversidade;Baixada Fluminense;Pedagogue´s Formation;Curriculum;Diversity
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: AZEVEDO, Nikolas Bigler. Discurso sobre a Diversidade na Formação do(a) Pedagogo(a) do Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2024. 185 f Tese. (Doutorado em Educação). Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, PPGEduc, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: Formação. A presente tese propõe uma análise da formação inicial do(a) Pedagogo realizada no Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro pela perspectiva da Diversidade. O(o) Pedagogo(a) é um dos principais agentes do processo educacional brasileiro, sendo a sua formação inicial a base epistemológica de sua prática que reverbera na educação básica nacional. A perspectiva da Diversidade é uma das principais questões do século XXI no reconhecimento e valorização das diferenças e das identidades culturais, o que possibilita a existência plena de cada pessoa. Por este caminho esta tese parte da seguinte questão: como a Diversidade é trabalhada na formação inicial do(a) Pedagogo(a)? Para tal intento produzimos uma análise curricular/documental do curso de Pedagogia presencial do Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, juntamente com entrevistas com as coordenadoras do curso que implementaram a última atualização do Projeto Político Pedagógico de Curso. O estudo segue os princípios de uma pesquisa qualitativa que utiliza a metodologia da Análise de Conteúdo, de Documentos e de Entrevistas. A partir desses procedimentos metodológicos foi possível extrair os dados de nossa investigação, permitindo apresentar o fenômeno de modo mais objetivo. Nesta direção esta tese demonstrou que o curso de Pedagogia em questão dialoga de forma integral e contemporânea com a perspectiva da Diversidade, desde a concepção de formação do(a) Pedagogo(a) ao conteúdo teórico e prático das disciplinas obrigatórias e optativas. Destaca-se também a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do Curso em análise, de forma democrática e com participação ativa de alunos(as) e professores(as) nas escolhas curriculares. Por fim, consideramos que este estudo deflagrou um relevante discurso crítico sobre as práticas realizadas nos cursos de pedagogia em relação à Diversidade, sendo a Diversidade uma perspectiva indispensável na educação e sociedade brasileira.
Abstract: Formation. This thesis proposes an analysis of the initial formation of Pedagogy professionals conducted at the Nova Iguaçu Campus of the Federal Rural University of Rio de Janeiro from the perspective of Diversity. Pedagogy professionals are among the key agents in the Brazilian educational process, and their initial training forms the epistemological basis for their practice, which resonates in national basic education. The perspective of Diversity is one of the main issues of the 21st century in recognizing and valuing differences and cultural identities, enabling the full existence of each individual. Along this path, this thesis starts with the following question: how is Diversity addressed in the initial formation of Pedagogy professionals? To this end, we conducted a curricular/documentary analysis of the in-person Pedagogy course at the Nova Iguaçu Campus of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, along with interviews with the course coordinators who implemented the latest update of the Pedagogical Political Project of the Course. The study follows the principles of qualitative research using the methodology of Content Analysis, Documents, and Interviews. Through these methodological procedures, it was possible to extract the data from our investigation, allowing for a more objective presentation of the phenomenon. In this direction, this thesis demonstrated that the Pedagogy course in question engages fully and contemporaneously with the perspective of Diversity, from the conception of the Pedagogue's training to the theoretical and practical content of mandatory and elective subjects. Also noteworthy is the collective construction of the Pedagogical Political Project of the Course under analysis, done democratically with active participation from students and teachers in curriculum choices. Finally, we consider that this study initiated a relevant critical discourse on the practices carried out in pedagogy courses regarding Diversity, with Diversity being an indispensable perspective in Brazilian education and society.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19727
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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