Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19769
Tipo do documento: Dissertação
Title: Maternagem nas narrativas de uma professora de matemática em um blog
Authors: Carneiro, Elisabeth Souza
Orientador(a): Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Primeiro membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Vianna, Márcio de Albuquerque
Quarto membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Keywords: Maternagem;Narrativas Autobiográficas;Identidade;Inclusão;Vivências;Maternity;Autobiographical Narratives;Identity;Inclusion;Experiences
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 20-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: CARNEIRO, Elisabeth Souza. Maternagem nas narrativas de uma professora de matemática em um blog. 2023. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Esta pesquisa foi traçada com o questionamento sobre a inserção das mulheres no campo científico, especificamente na matemática, com um apanhado histórico da escolarização feminina e dos óbices da maternagem nas mulheres mães que estudam, trabalham e pesquisam. Também o surgimento do magistério feminino até os dias atuais, ainda com vestígios efeitos de patriarcado, e a formação da identidade docente, onde serão descritas reminiscências da autora como professora, esposa, dona de casa e mãe, o quanto isso a influenciou na formação da sua identidade profissional. Além da problematização de que a matemática é uma disciplina difícil e somente para um grupo restrito, foi apontado práticas através do uso de materiais manipulativos no ensino inclusivo de matemática e da física para todos que desejam aprender, com narrativas das vivências da autora como professora de matemática e física, assim como os seus atravessamentos na busca de métodos que atendessem todos os seus alunos, com aulas atrativas e dinâmicas que tiveram como objetivo a igualdade, inclusão e cooperação, e com a associação do eu mulher-mãe-professora. Este trabalho foi estruturado em formato multipaper, composto de cinco capítulos, sendo estes a introdução estendida, dois capítulos em formato de artigo com a metodologia das narrativas autobiográficas, sendo um sobre produto educacional, o Blog, e outro de considerações finais. A partir desse estudo baseado em literatura e em reflexões, a autora buscou colaborar para uma matemática e física inclusiva que atenda a todos, desmistificando alguns estereótipos a ela atribuídos. Com isso, a autora contribuiu para visibilidade da maternagem nas instituições de ensino, com ênfase nos cursos de graduação e pós-graduação, no intuito de dar suporte e apoio para as mulheres mães a permanecerem estudando, principalmente nos cursos da área das Ciências Exatas, na qual ainda a presença feminina é reduzida.
Abstract: This research was designed with the question about the insertion of women in the scientific field, specifically in mathematics, with a historical overview of female schooling and the obstacles to motherhood in women who study, work and research. Also the emergence of female teaching to the present day, still with traces of the effects of patriarchy, and the formation of teaching identity, where reminiscences of the author as a teacher, wife, housewife and mother will be described, how much this influenced her in the formation of your professional identity. In addition to the problematization that mathematics is a difficult subject and only for a restricted group, practices were highlighted through the use of manipulative materials in the inclusive teaching of mathematics and physics for everyone who wants to learn, with narratives of the author's experiences as a high school teacher. mathematics and physics, as well as her crossings in the search for methods that would serve all her students, with attractive and dynamic classes that aimed at equality, inclusion and cooperation, and with the association of the woman-mother-teacher self. This work was structured in multipaper format, consisting of five chapters, these being the extended introduction, two chapters in article format with the methodology of autobiographical narratives, one on the educational product, the Blog, and another on final considerations. Based on this study based on literature and reflections, the author sought to collaborate towards inclusive mathematics and physics that serves everyone, demystifying some stereotypes attributed to it. With this, the author contributed to the visibility of motherhood in educational institutions, with an emphasis on undergraduate and postgraduate courses, with the aim of providing support for women mothers to continue studying, mainly in courses in the area of Exact Sciences, in which the female presence is still reduced.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19769
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Elizabeth Souza Carneiro.pdf2.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.