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Tipo do documento: Dissertação
Title: Mulheres e seus diferentes letramentos na alfabetização queimadense: resistência em umbríferos tempos pandêmicos
Other Titles: Women and their different literacies in queimadense literacy: resistance in umbriferous pandemic times
Authors: Alves, Elizabeth Oliveira Dantas
Orientador(a): Azevedo, Patrícia Bastos de
Primeiro membro da banca: Azevedo, Patricia Bastos de
Segundo membro da banca: Sales, Sandra Regina
Terceiro membro da banca: Lucio, Elizabeth Orofino
Keywords: Alfabetização;Pandemia;Letramentos femininos;Literacy;Pandemic;Feminine letters
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ALVES, Elizabeth Oliveira Dantas. Mulheres e seus diferentes letramentos na alfabetização queimadense: resistência em umbríferos tempos pandêmicos. 2023. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: A presente pesquisa desenvolveu um estudo sobre os diferentes letramentos de seis mulheres alfabetizadoras, que atuam na rede municipal de ensino de Queimados, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Objetivou compreender como esses diferentes letramentos se entrelaçam nas experiências, frente a entraves e desafios, tais como: atendimento remoto, falta de suporte digital, má qualidade da internet utilizada pelas classes populares, falta de formação adequada etc., que atravessam diretamente o processo de alfabetização em tempos de pandemia e pós-pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo, por focar no movimento inspirado no ateliê biográfico de pesquisa, um procedimento que inscreve prospectivamente as histórias de vida, estabelecendo relação entre o passado, o presente e o futuro, visando a fazer emergir no sujeito um projeto pessoal do seu eu, que posteriormente vai reverberar no outro. Autores como Freire, Pollak, Street, Geraldi, Mortatti, Nóvoa, Monberger, Soares, Kleiman, Beauvoir, Evaristo, entre outros, embasam a pesquisa a partir de um diálogo responsável. O primeiro passo foi a aplicação de um questionário on-line, disponibilizado por e-mail para todos os professores alfabetizadores da rede, e em seguida, seis professoras foram convidadas a se reunirem nos ateliês para o início do trabalho pautado em memórias e narrativas das trajetórias de vida, sendo esse número favorável ao trabalho com duas tríades, ou seja, dois grupos de três pessoas. Por meio da produção coletiva da experiência no campo de pesquisa, tanto as professoras, quanto a pesquisadora, puderam aprender e crescer pelas trilhas das relações estabelecidas. Assim, concluímos que nossa maior contribuição com o presente estudo é fundamentar e provocar significativas transformações na maneira de se pensar a estrutura tanto dos Cursos de Formação inicial para professores alfabetizadores, quanto dos movimentos de formação continuada ofertados pelas redes públicas de ensino, considerando o expressivo número de mulheres e seus diferentes letramentos presentes nessa tão singular etapa da Educação Básica.
Abstract: The present research developed a study on the different literacies of six female literacy teachers, who work in the municipal education network of Queimados, in the Baixada Fluminense of Rio de Janeiro. It aimed to understand how these different literacies are intertwined in experiences, in the face of obstacles and challenges, such as: remote assistance, lack of digital support, poor quality of the internet used by the popular classes, lack of adequate training, etc., which directly cross the process of literacy in times of pandemic and after the Covid 19 pandemic. It is a qualitative study, as it focuses on the movement inspired by the biographical research studio, a procedure that prospectively inscribes life stories, establishing a relationship between the past, the present and the future, aiming to make emerge in the subject a personal project of his/her self, which will later reverberate in the other. Authors such as Freire, Pollak, Street, Geraldi, Mortatt, Nóvoa, Monberger, Soares, Kleiman, Beauvoir, Evaristo, among others, base the research through a responsible dialogue. The first step was the application of a remote questionnaire, made available by email to all literacy teachers in the network, then they were invited to gather in the workshops, to begin the work based on memories and narratives of life trajectories, six teachers, being this number favorable to working with two triads, which are groups of three people. Through the collective production of experience in the research field, both the teachers and the researcher were able to learn and grow through the established relationships. We conclude that our greatest contribution with the present study is to support and provoke significant changes in the way of thinking about the structure, both of the Initial Formation Courses for literacy teachers, and of the continuing formation movements offered by the public education networks, considering the expressive number of women and their different literacies, present in this very unique stage of Basic Education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19770
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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