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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19776
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Museu Vivo do São Bento: práticas decoloniais na Baixada Fluminense |
Other Titles: | Museu Vivo do São Bento: decolonial practices in the Baixada Fluminense |
Authors: | Luz, Oséas Inácio da |
Orientador(a): | Jesus, Jaqueline Gomes de |
Primeiro membro da banca: | Jesus, Jaqueline Gomes de |
Segundo membro da banca: | Guimaraes, Geny Ferreira |
Terceiro membro da banca: | Bezerra, Nielson Rosa |
Quarto membro da banca: | Viana, Uhelinton Fonseca |
Keywords: | Patrimônio;museu;memória;decolonialidade;colonialidade;Patrimony;museum;memory;decoloniality;coloniality |
Área(s) do CNPq: | História História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 29-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | LUZ, Oséas Inácio da. Museu Vivo do São Bento: práticas decoloniais na Baixada Fluminense. 2024. 147 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar que o Museu Vivo do São Bento é uma instituição que desenvolve práticas decoloniais e que, desta forma, a partir de uma aproximação entre a educação formal e a não-formal, pode contribuir para a diminuição da colonialidade ainda existente no ensino de História. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que usa a Tematização, (Fontoura, 2011), para analisar projetos, exposições e a legislação acerca do Museu Vivo do São Bento. Partindo de uma sustentação teórica baseada em pensadores como Anibal Quijano (2009), Maldonado-Torres (2007), Catherine Walsh (2018), Walter Mignolo (2014) e Mário Chagas (2016), apropriou-se da perspectiva decolonial e se aplicou os conceitos e noções de colonialidade, decolonialidade, museu, patrimônio, educação outra e giro decolonial em práticas desenvolvidas pelo museu. Buscando atender um dos requisitos obrigatórios deste programa de mestrado, elaborou-se um produto pedagógico direcionado aos professores que desejam visitar este museu juntamente com suas turmas. Com o objetivo de iniciar uma reflexão necessária àqueles que visitam um museu de percurso, este material consiste em uma apresentação introdutória acerca do Museu Vivo do São Bento, a partir da comparação crítica entre as características dos museus tradicionais e dos museus de território. O teste deste produto pedagógico envolveu 2 turmas, compostas por 54 alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Belford Roxo, que, em dois encontros, foram apresentados ao produto pedagógico, preencheram formulários, visitaram o Museu Vivo e elaboraram trabalhos relacionando a sua disciplina à experiência no museu. Por fim, os principais resultados desta pesquisa mostram que o Museu Vivo do São Bento, por meio de suas exposições e projetos, tem confrontado a perspectiva colonial ao criar espaços onde grupos subalternizados possam atuar como protagonistas de suas histórias. |
Abstract: | The aim of this paper is to demonstrate that the São Bento Living Museum is an institution that develops decolonial practices and that, by bringing formal and non-formal education closer together, it can contribute to reducing the coloniality that still exists in history teaching. Methodologically, this is a qualitative study that uses thematization (Fontoura, 2011) to analyze projects, exhibitions and legislation about the São Bento Living Museum. Starting from a theoretical foundation based on thinkers such as Anibal Quijano (2009), Maldonado-Torres (2007), Catherine Walsh (2018), Walter Mignolo (2014) and Mário Chagas (2016), the decolonial perspective was appropriated and the concepts and notions of coloniality, decoloniality, museum, heritage, other education and decolonial turn were applied to practices developed by the museum. In order to meet one of the mandatory requirements of this master's program, a pedagogical product was developed for teachers who wish to visit this museum with their classes. With the aim of initiating a necessary reflection for those visiting a museum along the way, this material consists of an introductory presentation about the São Bento Living Museum, based on a critical comparison between the characteristics of traditional museums and museums of territory. The test of this pedagogical product involved two classes, made up of 54 students from the Federal Institute of Rio de Janeiro - Belford Roxo Campus, who, in two meetings, were introduced to the pedagogical product, filled in forms, visited the Living Museum and wrote assignments relating their subject to the museum experience. Finally, the main results of this research show that the São Bento Living Museum, through its exhibitions and projects, has confronted the colonial perspective by creating spaces where subalternized groups can act as protagonists of their histories. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19776 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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