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Tipo do documento: Dissertação
Título: Coletivo pontes e movimento LGBTIA+ na UFRRJ: uma análise sobre os 16 anos de resistência
Otros títulos: Coletivo pontes and the LGBTIA+ movement at UFRRJ: an analysis of the 16 years of resistance
Autor: Silva Junior, Evandro de Oliveira
Orientador(a): Silva, Joyce Alves da
Primeiro membro da banca: Silva Júnior, Jonas Alves da
Segundo membro da banca: Silva Junior, Aureliano Lopes da
Terceiro membro da banca: Costa, Rafael Maul de Carvalho
Quarto membro da banca: Hilário, Rosangela Aparecida
Palabras clave: Coletivo Pontes;Movimento LGBTIA+;Políticas Públicas;Conservadorismo;Brasil;LGBTIA+ Movement;Public Policies;Conservadorism;Brazil
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-feb-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SILVA JUNIOR, Evandro de Oliveira. Coletivo Pontes e Movimento LGBTIA+ na UFRRJ: uma análise sobre os 16 anos de resistência. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumen: Esta pesquisa pretende analisar o movimento LGBTIA+ da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro através do Coletivo Pontes em seus 16 anos de existência, se configurando como um dos coletivos em atividade mais antigos da universidade. Para contextualizar as ações do Coletivo Pontes, realizamos uma investigação a partir das gerações ponteanas, ou seja, os diferentes momentos do coletivo e seus representantes. A ideia central é trazer percepções variadas sobre a ação do Coletivo Pontes ao longo de sua existência, de forma a analisar os cenários sociopolíticos em que essas diferentes gerações estavam inseridas e de que forma tais contextos influenciaram nas ações organizadas pelo grupo. Baseamos nosso estudo a partir de uma metodologia de pesquisa exploratória descritiva e documental, dada a escassez de material bibliográfico sobre o Coletivo Pontes. A investigação foi pautada em debates empíricos que atravessam todo trabalho, tendo sido utilizado um roteiro de entrevistas pré-estruturado com as lideranças e ativistas de cada momento geracional do Pontes a fim de conhecer o perfil, suas análises políticas, compreensões em relação ao Pontes e às políticas públicas voltadas para a população LGBTIA+. Essa pesquisa, portanto, aponta para a importância não só da formação política em espaços coletivos como o Pontes enquanto mecanismo de qualificação da formação humana/profissional, mas também reitera a relevância dos grupos com pautas identitárias na universidade, seja por acolhimento, seja por ação política na garantia de direitos em todas as esferas de sociabilidade.
Abstract: This work intends to analyze the LGBTIA+ movement of the Federal Rural University of Rio de Janeiro through Coletivo Pontes in its 16 years of existence, becoming one of the oldest active collectives of the university. In order to contextualize the actions of Coletivo Pontes, we carried out an investigation based on the Pontes' generations, that is, the different moments of the collective and its representatives. The central idea is to bring varied perceptions about the action of Coletivo Pontes throughout its existence, in order to analyze the sociopolitical scenarios in which these different generations were inserted and how such contexts influenced the actions organized by the group. We based our study on a descriptive and documentary exploratory research methodology, given the scarcity of bibliographic material about the Coletivo Pontes. The investigation was based on empirical debates that run through the entire work, using a pre-structured interview script with the leaders and activists of each generational moment of Pontes in order to know the profile, their political analyses, understandings in relation to Pontes and public policies aimed at the LGBTIA+ population. This research, therefore, points to the importance, not only of political training in collective spaces such as Pontes as a mechanism for qualifying human/professional training, but also reiterates the relevance of groups with identity agendas at the university, either by acceptance or by political action in the guarantee of rights in all spheres of sociability.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19860
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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