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Tipo do documento: Dissertação
Title: Agência de Notícias das Favelas e Educação Popular Comunitária: Juventudes entre a desigualdade e o protagonismo
Other Titles: L. Favela News Agency and Community Popular Education: Youth between inequality and protagonism
Authors: Lopes, Taís de Souza
Orientador(a): Berino, Aristóteles de Paula
Primeiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Segundo membro da banca: Carvalho, Alessandra Pinto de
Terceiro membro da banca: Santos, Sônia Beatriz dos
Keywords: Educação Popular Comunitária;Comunicação Comunitária;Desigualdade e protagonismo;Community Popular Education;Community Communication;Inequality and protagonism
Área(s) do CNPq: Ciência Política
Idioma: por
Issue Date: 24-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SOUZA, Taís L. Agência de Notícias das Favelas e Educação Popular Comunitária: Juventudes entre a desigualdade e o protagonismo. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
Abstract: Nesta pesquisa, a Agência de Notícias das Favelas é o foco. Busco, ao longo do trabalho, analisar como a ANF contribui enquanto agente promotora de educação, uma vez que realiza um trabalho educativo embora não formal em que dialoga a todo instante com as juventudes periferizadas. Por meio de ações como a RACC (Rede de Agentes Comunitários de Comunicação), a ANF se revela, além de um espaço de Comunicação Comunitária, lugar também de Educação Popular Comunitária. À medida que reuniões de pauta para o jornal acontecem, debates são realizados, textos são escritos, cursos são feitos, é gerado um movimento de produção de subjetividades que a Agência realiza em seus interlocutores: da conscientização, chegam à organização e à reflexão-prática, que faz com que os sujeitos se mobilizem para transformação de sua própria realidade. Para contextualizar minha chegada à Agência de Notícias das Favelas, no entanto, faço um panorama da juventude favelada carioca, apresentando dados levantados pelo Mapa da Violência. O extermínio dessas juventudes revelado em gráficos e tabelas conversa com o discurso eurocêntrico midiático, que criminaliza a pobreza e cria na juventude mais violentada a figura de um inimigo ficcional (MBEMBE, 2018), em que especialmente negros e pobres são vistos como produtores de violência. O discurso midiático hegemônico perpetua a herança das raízes do Brasil escravocrata, o que indica a urgência de uma educação antirracista, sobre a qual também dedico parte desse trabalho. A ANF, porém, vai na contramão. Enquanto observadora participante, tive a oportunidade de conhecer a ANF, que opera como contradiscurso acerca das favelas e suas juventudes, informando e noticiando a favela pelo olhar de dentro, com uma visão não criminalizante, mas democrática, popular, coletiva. Na prática, dá visibilidade ao que os jovens produtores de cultura criam, realiza um trabalho de Educação Popular Comunitária – que está para além dos muros da escola – e contribui para que os sujeitos construam sua própria emancipação, colaboradores ou leitores, a partir da ação-reflexão sobre a própria realidade. Através do jornal A Voz da Favela, da RACC, do portal, de cada projeto e de cada nova matéria, a Agência democratiza o acesso a informação e a comunicação, dando voz a favela e protagonizando sua gente. A metodologia adotada foi a etnografia e o referencial teórico adotado foram as percepções de autores como Mbembe, Freire, Brandão, Gohn, Gadotti, Almeida, Gomes e Peruzzo.
Abstract: In this research, the Favelas News Agency is the focus. I seek, throughout the work, to analyze how the ANF contributes as an education promoting agent, since it carries out an educational work although not formal in which it dialogues at all times with the peripheral youths. Through actions such as the RACC (Network of Community Communication Agents), the ANF reveals itself, in addition to being a space for Community Communication, also a place for Popular Community Education. As agenda meetings for the newspaper take place, debates are held, texts are written, courses are taken, a movement of production of subjectivities is generated that the Agency carries out in its interlocutors: from awareness, they reach organization and practical reflection, which makes the subjects mobilize for the transformation of their own reality. To contextualize my arrival at Favelas News Agency, however, I provide an overview of Rio de Janeiro‘s favela youth, presenting data collected by the Violence Map. The extermination of these youths revealed in graphs and tables speaks to the Eurocentric media discourse, which criminalizes poverty and creates in the most violated youth the figure of a fictional enemy (MBEMBE, 2018), in which especially blacks and the poor are seen as producers of violence. The hegemonic media discourse perpetuates the legacy of the roots of slave-holding Brazil, which indicates the urgency of an anti-racist education, on which I also dedicate part of this work. The ANF, however, goes against the grain. As a participant observer, I had the opportunity to get to know the ANF, which operates as a counter-discourse about favelas and their youth, informing and reporting the favela from the inside, with a non-criminalizing, but democratic, popular, collective vision. In practice, it gives visibility to what young producers of culture create, carries out a work of Community Popular Education - which is beyond the school walls - and contributes to the subjects building their own emancipation, collaborators or readers, from the action-reflection on reality itself. Through the newspaper The Voice of the Favela, RACC, the portal, each project and each new article, the Agency democratizes access to information and communication, giving voice to the favela and leading its people. The methodology adopted was ethnography and the theoretical framework adopted were the perceptions of authors such as Mbembe, Freire, Brandão, Gohn, Gadotti, Almeida, Gomes and Peruzzo.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19872
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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