Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19875
Tipo do documento: Dissertação
Title: Acesso e permanência de estudantes surdos no ensino superior: desafios frente à implementação de políticas públicas de inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Other Titles: Access and permanence of deaf students in higher education: challenges facing the implementation of public inclusion policies at the Federal Institute of Education, Science And Technology of Espírito Santo
Authors: Silva, Gabriel Oliveira da
Orientador(a): Damasceno, Allan Rocha
Primeiro membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Segundo membro da banca: Lima, Míriam Morelli
Terceiro membro da banca: Moreira, Laura Ceretta
Keywords: Inclusão em Educação;Acesso e Permanência;Ensino Superior;Estudantes Surdos;Política de Acessibilidade Linguística;NAPNE;Inclusive Education;Access and Retention;Higher Education;Deaf Students;Linguistic Accessibility Policy
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 13-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Gabriel Oliveira da. Acesso e permanência de estudantes surdos no ensino superior: desafios frente à implementação de políticas públicas de inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia do Espírito Santo. 2023. 141f. Dissertação (Mestrado em educação Agrícola) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Estudos e pesquisas apontam que o quantitativo de matrículas de estudantes surdos em Instituições de Ensino Superior tem sido crescente, sobretudo, nos últimos anos. Resultado que se deve à implementação de políticas públicas de Inclusão em Educação voltadas a este público. Diante deste cenário, emerge a necessidade do monitoramento, análise e discussão quanto ao acesso, permanência e conclusão, com êxito, do percurso formativo desses acadêmicos. Sendo assim, esta pesquisa se propõe a analisar as condições de acesso e permanência dos estudantes surdos do Ensino Superior no Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), a partir da implementação das políticas institucionais de inclusão e da atuação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) em consonância com os instrumentos legais e político-pedagógicos adotados pela instituição no período de 2008 a 2020. Para tanto, como concepção teórico- metodológica do estudo elegeu-se a Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no pensamento de Theodor W. Adorno, cotejada à tessitura entre a tridimensionalidade das culturas, políticas e práticas. Além disso, para adensar o levantamento e análise de informações que nos ajudem a refletir e dialogar sobre o objeto de estudo desta pesquisa, foram utilizadas também a pesquisa documental, a abordagem de revisão bibliográfica e a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos NAPNE dos campi em que há alunos surdos em cursos de graduação. Acredita-se, portanto, que com este conjunto de metodologias e instrumentos de coleta de dados, torna-se possível mapear, descrever e estudar as percepções, conhecimento técnico e subsídios legais para poder analisar as condições de acesso e permanência dos estudantes surdos do Ensino Superior nesta instituição. Como resultados obtidos, constatou-se que, mesmo havendo previsões legais quanto a Inclusão em Educação nos documentos do Instituto, o NAPNE não pode ser o lócus do processo de inclusão na instituição, e que apesar de o IFES apresentar uma crescente em relação às ações para inclusão dos alunos surdos no Ensino Superior, o planejamento de políticas de inclusão para o acesso, permanência e aprendizagem desses acadêmicos neste nível de ensino, requer, indissociavelmente, a institucionalização de uma política de acessibilidade linguística, o que não se apresenta de forma sistematizada e institucionalizada nos documentos e dados levantados, analisados e discutidos durante o estudo. Ademais, verificou-se que nos documentos institucionais, bem como nos instrumentos legais, a ótica da diferença linguística não assume prevalência na redação, com isso, propaga-se o entendimento da pessoa surda enquanto deficiente e, por consequência, contribui-se com a manutenção da cultura de normatização desses sujeitos.
Abstract: Studies and research indicate that the enrollment of deaf students in Higher Education Institutions has been increasing, especially in recent years. This result is due to the implementation of public policies for Inclusive Education aimed at this audience. In this context, there arises the need for monitoring, analysis, and discussion regarding the successful access, retention, and completion of the educational journey for these scholars. Thus, this research aims to analyze the conditions of access and retention of deaf students in Higher Education at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Espírito Santo (IFES), based on the implementation of institutional inclusion policies and the activities of the Support Centers for People with Specific Needs (NAPNE), in alignment with the legal and pedagogical instruments adopted by the institution from 2008 to 2020. To this end, as a theoretical-methodological conception of the study, the Critical Theory of Society was chosen, with an emphasis on the thought of Theodor W. Adorno, compared to the texture between the three-dimensionality of cultures, policies and practice. Additionally, to enhance the collection and analysis of information that aids us in reflecting and dialoguing about the subject of this study, documentary research, bibliographical review, and semi-structured interviews with the managers of NAPNE in campuses where deaf students are enrolled in undergraduate courses were also employed. It is believed, therefore, that with this set of methodologies and data collection instruments, it becomes possible to map, describe, and study the perceptions, technical knowledge, and legal foundations in order to analyze the conditions of access and retention of deaf students in Higher Education in this institution. As results obtained, it was found that, even though there are legal provisions regarding Inclusion in Education in the Institute's documents, NAPNE cannot be the locus of the inclusion process in the institution. Despite IFES has shown a development in terms of actions towards the inclusion of deaf students in Higher Education, the planning of inclusion policies for the access, retention, and learning of these scholars at this educational level requires, inseparably, the institutionalization of a policy of linguistic accessibility, which is not systematically and institutionally presented in the documents and data gathered, analyzed, and discussed during the study. Furthermore, it was found that in the institutional documents, as well as in the legal instruments, the perspective of linguistic difference does not assume prevalence in the publication, thus, the understanding of deaf people as disabled is spread and, consequently, it contributes to the maintenance of the culture of standardization of these subjects
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19875
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Gabriel Oliveira da Silva.pdf4.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.