Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19937| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Os “typos pretos” de Christiano Júnior: o olhar do fotógrafo sobre os negros na segunda metade do século XIX |
| Authors: | Celestino, Geisa Correia Soares |
| Orientador(a): | Pereira, Luena Nascimento Nunes |
| Primeiro membro da banca: | Pereira, Luena Nascimento Nunes |
| Segundo membro da banca: | Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves |
| Terceiro membro da banca: | Reinheimer, Patricia |
| Keywords: | Fotografia;Raça;Exótico;Escravidão;Cartões de visita;Photography;Race;Exotic;Slavery;Visit cards |
| Área(s) do CNPq: | Sociologia Sociologia |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 25-Aug-2022 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
| Citation: | Celestino, Geisa Correia Soares. Os “typos pretos” de Christiano Júnior: o olhar do fotógrafo sobre os negros na segunda metade do século XIX. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | A proposta desse trabalho é analisar os cartões de visita elaborados pelo fotógrafo português José Christiano de Freitas Henriques Júnior (1832 – 1902) sobre os pretos populares e pretos exóticos durante o período de 1864 a 1867 na cidade do Rio de Janeiro. Tenho como objetivo compreender estas fotografias como modalidades de imaginações sobre o Outro, que se materializam e são experimentadas como reais e não apenas como meras representações. Assim, busco destacar nestes cartões de visita elaborados pelo Christiano Júnior dois momentos: primeiro, fotografias de negros populares que, em sua maioria, exerciam a função de escravos de ganho trabalhando nos grandes centros urbanos. O segundo momento, imagens fotográficas que estão classificadas como tipos “exóticos” e/ou etnográficas vendidas aos estrangeiros como cartões de visita que serviram como suporte para as teorias raciais na segunda metade do século XIX. |
| Abstract: | The purpose of this work is to analyze the business cards made by the Portuguese photographer José Christiano de Freitas Henriques Júnior (1832 – 1902) about popular blacks and exotic blacks during the period from 1864 to 1867 in the city of Rio de Janeiro. I aim to understand these photographs as modalities of imaginations about the Other, which materialize and are experienced as real and not just as mere representations. Thus, I seek to highlight two moments in these visit cards created by Christiano Júnior: first, photographs of popular blacks who, for the most part, worked as slaves for gain working in large urban centers. The second moment, photographic images that are classified as “exotic” and/or ethnographic types sold to foreigners as visit cards that served as support for racial theories in the second half of the 19th century. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19937 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2022 - Geisa Correia Soares Celestino.pdf | 4.62 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
