Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19937
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os “typos pretos” de Christiano Júnior: o olhar do fotógrafo sobre os negros na segunda metade do século XIX
Authors: Celestino, Geisa Correia Soares
Orientador(a): Pereira, Luena Nascimento Nunes
Primeiro membro da banca: Pereira, Luena Nascimento Nunes
Segundo membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Terceiro membro da banca: Reinheimer, Patricia
Keywords: Fotografia;Raça;Exótico;Escravidão;Cartões de visita;Photography;Race;Exotic;Slavery;Visit cards
Área(s) do CNPq: Sociologia
Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: Celestino, Geisa Correia Soares. Os “typos pretos” de Christiano Júnior: o olhar do fotógrafo sobre os negros na segunda metade do século XIX. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Abstract: A proposta desse trabalho é analisar os cartões de visita elaborados pelo fotógrafo português José Christiano de Freitas Henriques Júnior (1832 – 1902) sobre os pretos populares e pretos exóticos durante o período de 1864 a 1867 na cidade do Rio de Janeiro. Tenho como objetivo compreender estas fotografias como modalidades de imaginações sobre o Outro, que se materializam e são experimentadas como reais e não apenas como meras representações. Assim, busco destacar nestes cartões de visita elaborados pelo Christiano Júnior dois momentos: primeiro, fotografias de negros populares que, em sua maioria, exerciam a função de escravos de ganho trabalhando nos grandes centros urbanos. O segundo momento, imagens fotográficas que estão classificadas como tipos “exóticos” e/ou etnográficas vendidas aos estrangeiros como cartões de visita que serviram como suporte para as teorias raciais na segunda metade do século XIX.
Abstract: The purpose of this work is to analyze the business cards made by the Portuguese photographer José Christiano de Freitas Henriques Júnior (1832 – 1902) about popular blacks and exotic blacks during the period from 1864 to 1867 in the city of Rio de Janeiro. I aim to understand these photographs as modalities of imaginations about the Other, which materialize and are experienced as real and not just as mere representations. Thus, I seek to highlight two moments in these visit cards created by Christiano Júnior: first, photographs of popular blacks who, for the most part, worked as slaves for gain working in large urban centers. The second moment, photographic images that are classified as “exotic” and/or ethnographic types sold to foreigners as visit cards that served as support for racial theories in the second half of the 19th century.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19937
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Geisa Correia Soares Celestino.pdf4.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.