Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19938
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação tradicional africana das crianças Fon do Benin: apontamentos teórico-metodológicos, afrocentricidade e a Lei Federal no10.639/2003
Authors: Braga Júnior, Geraldo
Orientador(a): Guimarães, Geny Ferreira
Primeiro membro da banca: Guimarães, Geny Ferreira
Segundo membro da banca: Machado, Adilbênia Freire
Terceiro membro da banca: Jesus, Jaqueline Gomes de
Quarto membro da banca: Dantas, Luís Thiago Freire
Keywords: Educação tradicional africana;tradição Fon;Benin;Afrocentricidade;Lei Federal no 10.639/2003;African traditional education;Fon tradition;Afrocentricity;Federal Law No. 10.639/2003
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citation: Braga Júnior, Geraldo. Educação tradicional africana das crianças Fon do Benin: apontamentos teórico-metodológicos, afrocentricidade e a Lei Federal no10.639/2003. 2023. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Este trabalho de pesquisa reflete sobre os ensinamentos da educação tradicional africana e da educação tradicional das crianças Fon do Benin, região do antigo Reino do Daxomè. Sua relevância social é contribuir para a continuidade da aproximação e aceitação dos saberes e sábios africanos pelas famílias brasileiras, cultura, sociedade e escolas, com vistas a superação das práticas racistas e discriminatórias. Organizado em três capítulos, apresentamos e defendemos tais ensinamentos como importantes saberes capazes de ajudar no processo de educação de crianças e desenvolvimento de práticas pedagógicas harmonizadas com alguns fundamentos da afrocentricidade e o estudo e ensino de História da África na diáspora brasileira, com base na Lei Federal n.o 10.639/2003. Para tanto, analisamos textos diversos (artigos, dissertações, teses e trechos de livros), especialmente de autores de autores africanos, em busca de informações culturais, filosóficas, sociais, históricas, geográficas e políticas sobre tradições africanas e a tradição Fon do Benin. A afrocentricidade consolida nossa base epistêmica; a partir da qual observamos as relações e potencialidades da intersecção dos saberes tradicionais africanos com a Lei Federal n.o 10.639/2003 e práticas educacionais diversas. O produto gerado por esta jornada investigativa é um minicurso intitulado Conversas Ancestrais sobre Educação Tradicional Africana.
Abstract: This research work reflects on the teachings of traditional African education and the traditional education of Fon children from Benin, region of the former Kingdom of Daxomè. Its social relevance is to contribute to the continued approximation and acceptance of African knowledge and scholars by Brazilian families, culture, society and schools, with a view to overcoming racist and discriminatory practices. Organized into three chapters, we present and defend such teachings as important knowledge capable of helping in the process of educating children and developing pedagogical practices harmonized with some fundamentals of Afrocentricity and the study and teaching of African History in the Brazilian diaspora, based on the Law Federal No. 10.639/2003. To this end, we analyzed various texts (articles, dissertations, theses and book excerpts), especially by authors of African authors, in search of cultural, philosophical, social, historical, geographical and political information about African traditions and the Fon tradition of Benin. Afrocentricity consolidates our epistemic base; from which we observe the relationships and potentialities of the intersection of traditional African knowledge with Federal Law n. o 10.639/2003 and diverse educational practices. The product generated by this investigative journey is a short course entitled Ancestral Conversations on Traditional African Education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19938
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Geraldo Braga Júnior.pdf3.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.