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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19945
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A Mediedade e sua relevância na determinação da virtude na ética aristotélica |
Authors: | Silva, Brunno Alves da |
Orientador(a): | Moraes, Francisco José Dias de |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Francisco José Dias de |
Segundo membro da banca: | Maximo, Mario Motta de Almeida |
Terceiro membro da banca: | Aggio, Juliana Ortegosa |
Keywords: | Felicidade;Razão;Virtude;Mediedade;Dever;Happiness;Reason;Virtue;Mean;Duty |
Área(s) do CNPq: | Filosofia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 5-Feb-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citation: | SILVA, Brunno Alves. A Mediedade e sua relevância na determinação da virtude na ética aristotélica. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta alguns resultados de pesquisa sobre a ética aristotélica em seus temas recorrentes: a felicidade, a razão, a virtude, a mediedade, o desejo e a ação humana. Um dos segmentos envolve o posicionamento crítico de Kant direcionado a esta concepção moral. A primeira parte é dedicada a uma descrição da virtude como uma mediedade, (i) relacionada com, (ii) as diferentes partes da alma e (iii) o meio termo (quantitativo) nas ações e emoções. Em segundo lugar, analisa-se a objeção kantiana ao admitir a falsidade do referido princípio. Este desacordo é expresso pelo que compreende como (i) a regra orientadora da ação, que culmina em sua (ii) recusa do princípio meio termo, mediante (iii) sua concepção de máxima. Finalmente, buscamos investigar estes pontos conflitantes discutindo a disposição moral, propondo a relevância do conceito de mediedade (μεσóτες), bem como o de escolha deliberada (προαίρεσις) na determinação da virtude. Uma questão a ser mais explorada é a suposição, segundo a qual, a teoria da virtude como meio termo de Aristóteles teria como propósito fornecer um tratamento desta interação filosófica entre o desejo e a razão dando um novo contorno para a noção virtude enquanto categoria ética. |
Abstract: | This text aims to introduce some results of research on aristotelian ethics in the recurring themes: happiness, reason, virtue, doctrine of mean, desire and human action. One of its segments, envolves the Kant’s critical positioning directed to this moral conception. The first part is dedicated to desciption of virtue as a mean, related to happiness, the different parts of the soul, and the middle (quantitative) in the actions and emotions. After, the kantian criticism is examined assuming that principle is false. Such disagreement is expressed in what he undertands as the guidind rule action, which culminates in his refusal of doctrine of mean, through his notion of moral maxims. Finaly, we to try to investigate these confliting points discussing moral disposition, proposing the conceptual relevance of mean, as well as of deliberate choice to determinate the moral virtue. One question we will explore is the assumption, according to which, the theory of virtue as a mean, would have as its function to provide a treatment of this philosophical interaction between desire and reason giving a new feature to the virtue as an ethical category. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19945 |
Appears in Collections: | Mestrado em Filosofia |
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