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Tipo do documento: Dissertação
Title: Emoções, sociabilidades e escolas: um estudo sobre juventudes e “emoções adoecidas”
Other Titles: Emotions, sociability and schools: a study on youth and “sick emotions”
Authors: Campos, Mariana de Lima Bathe
Orientador(a): Pinto, Nalayne Mendonça
Primeiro membro da banca: Pinto, Nalayne Mendonça
Segundo membro da banca: Caruso, Haydée Glória Cruz
Terceiro membro da banca: Mello, Kátia Sento Sé
Keywords: Juventudes;Escola;Violências;Conflitos;Sociabilidade;Emoções;Youth;School;Violence;Conflicts;Sociability;Emotion
Área(s) do CNPq: Sociologia
Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 19-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Citation: CAMPOS, Mariana de Lima Bathe. Emoções, sociabilidades e escolas: um estudo sobre juventudes e "emoções adoecidas". 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2024.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo compreender os processos de construção de sociabilidades juvenis, em uma escola pública do município de Seropédica, a partir das situações de sofrimento emocional individual e coletivo, observadas durante a pesquisa, com especial atenção para os relatos sobre as emoções, experiências e situações acionados pelos jovens, como forma de justificar e comunicar sobre suas “emoções adoecidas”. Tal objetivo foi construído, a partir do relato da assistente social, acerca de um caso de surto de ansiedade coletiva, com algumas alunas do curso de formação de professores. O fato teve início com a propagação de um boato de suposto massacre que ocorreria na escola. Percebemos que as situações experimentadas são as mesmas que sempre estiveram presentes na sociabilidade juvenil nas escolas, quais sejam: intolerâncias por diferentes motivações e intimidação sistemática entre colegas que podem se tornar violências físicas, morais e psicológicas. Entretanto, o acontecimento de ansiedade coletiva demandou da escola a necessidade de estratégias de administração de conflitos, gestão das emoções coletivas, cabendo à escola construir caminhos para administrar as desavenças e diferenças que se apresentam na sociabilidade escolar. A temática das emoções, apresentada nesta dissertação foi embasada, teoricamente, a partir do conceito de “emoções adoecidas”, de Ferreira (2022) e à luz da sociologia e antropologia das emoções. Alicerçados em tais referenciais teóricos, observamos que a construção dos sentimentos/emoções, para além do caráter essencialista (VÍCTORA e COELHO, 2019) são processos sociais, culturais, históricos e situacionais socialmente construídos pelos quais nossas emoções passam. Evidenciamos a necessidade de garantia de atendimento emocional aos alunos/as que vivenciam sua juventude em novos contextos sociais do presente momento histórico, no qual, faz-se urgente que as escolas atuem para além da reprodução de conteúdo acadêmicos. Mas que sejam reconhecidas como espaço de vida, socialização, formação psicológica, acolhimento, atendimento psicossocial; com diversidade de profissionais capazes de produzir escuta, acolhimento e tratamento para as dimensões de sofrimento psicológico e social.
Abstract: The aim of this research was to understand the processes of building youth sociability in a public school in the municipality of Seropédica, based on the situations of individual and collective emotional suffering observed during the research, with special attention to the reports on emotions, experiences and situations triggered by young people justifying and communicating about their "sick emotions". This objective was built on the social worker's account of a case of a collective outbreak of anxiety among some female students on the teacher training course. The event began with the spread of a rumor of a supposed massacre at the school. We realize that the situations experienced are the same as those that have always been present in youth sociability in schools: intolerance for different reasons and systematic intimidation between classmates that can turn into physical, moral and psychological violence. However, the occurrence of collective anxiety has required schools to develop strategies for managing conflicts and collective emotions, and it is up to the school to build ways of managing the disagreements and differences that arise in school sociability. The theme of emotions presented in this dissertation was theoretically based on Ferreira's (2022) concept of "sick emotions" and in the light of the sociology and anthropology of emotions. Based on these theoretical references, we observed that the construction of feelings/emotions, beyond their essentialist nature (VÍCTORA and COELHO, 2019), are socially constructed, cultural, historical and situational processes through which our emotions pass. We highlight the need to guarantee emotional care for students who are experiencing their youth in the new social contexts of the present historical moment, in which it is urgent that schools act beyond the reproduction of academic content. They need to be recognized as a space for life, socialization, psychological training, welcoming and psychosocial care, with a diversity of professionals capable of listening, welcoming and treating the dimensions of psychological and social suffering.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19950
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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