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Tipo do documento: Dissertação
Title: Um olhar sobre a Educação e comunicação científica nos cibermuseus de ciências
Other Titles: A look at Education and scientific communication in science cybermuseums
Authors: Vallis, Mariana
Orientador(a): Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Primeiro membro da banca: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Segundo membro da banca: Pereira, Zilene Moreira
Terceiro membro da banca: Rocha, Marcelo Borges
Keywords: Comunicação Científica;Museus Virtuais;Educação não formal;Conteúdo digital interativo;Cibermuseus de Ciência;Scholarly Communication;Virtual Museums;Cybermuseums of Science;Non-formal education;Interactive digital content
Área(s) do CNPq: Educação
Matemática
Matemática
Educação
Idioma: por
Issue Date: 25-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: VALLIS, Mariana. Um olhar sobre a Educação e comunicação científica nos cibermuseus de ciências. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Abstract: Na atual discussão em promover uma Cultura Científica, difundida para toda a sociedade por meio de processos de comunicação pública da Ciência, destacam-se os museus virtuais/cibermuseus de Ciências, visto que esses espaços aproximam as pessoas dos avanços tecnológicos, despertam e aprofundam conhecimentos em meio à realidade virtual. Neste sentido, buscou-se investigar os museus virtuais/cibermuseus de Ciências como espaços de educação não formal para a formação da Cultura Científica. Por meio de estudo exploratório com ênfase na análise qualitativa, levantamento bibliográfico, avaliação de sites virtuais, entrevistas aos coordenadores dos sites dos museus virtuais, identificou-se, em um primeiro momento, que a maioria dos sites dos museus virtuais apresenta apenas informações básicas. Esse dado revela que a utilização deste meio virtual ainda não tem sido utilizada em todas as suas potencialidades. A partir dessa primeira análise e com base em critérios como interatividade, tipos de materiais e funções de navegação, foram selecionados quatro museus virtuais para uma análise mais aprofundada. Observou-se que a interatividade, acessibilidade digital e a qualidade dos recursos técnicos de navegação, dos quatro sites analisados, proporcionam uma educação inclusiva a partir de uma linguagem mais acessível ao leitor. Esses aspectos facilitam a compreensão em relação ao conteúdo disponível. Entretanto, contatou-se também que os museus virtuais analisados apresentam inúmeras possibilidades de relacionar e contextualizar esses conteúdos por meio de professores em sala de aula, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a análise textual discursiva das entrevistas aos coordenadores dos museus virtuais identificou possibilidades de explorar diferentes fontes de conhecimentos científicos, em diferentes realidades, proporcionando vivências de aprendizagem, a partir da interação com os elementos multimídia que os constituem. Assim, o processo educativo via ciberespaço é favorecido pela tecnologia, onde o conhecimento presencial se transporta ao conhecimento digital e, neste caso, os museus virtuais podem contribuir à nova realidade tecnológica. Além disso, constatou-se que o processo de comunicação científica realizada nos museus virtuais promove uma nova forma de construir e produzir conteúdos científicos e, portanto, uma nova forma de apropriação da Ciência, promovendo a formação da Cultura Científica. Por fim, como desdobramento da pesquisa, foi elaborada a proposta de um conteúdo digital interativo e inclusivo como produto educacional (requisito do mestrado profissional), direcionado aos professores da Educação Básica, e disponibilizado no portal eletrônico da instituição -Espaço Ciência Viva. Espera-se que o conteúdo digital interativo (proposto nesta pesquisa) proporcione a promoção do ensino de Ciências por meio das novas tecnologias digitais, promovendo a educação não formal nos museus virtuais de Ciências.
Abstract: In the current discussion on promoting a Scientific Culture, disseminated to the whole society through processes of public communication of Science, virtual museums/cybermuseums of Science stand out, since these spaces bring people closer to technological advances, awaken and deepen knowledge in the midst of virtual reality. In this sense, we sought to investigate the virtual museums/cybermuseums of Science as spaces of non-formal education for the formation of Scientific Culture. Through an exploratory study with emphasis on qualitative analysis, bibliographic survey, evaluation of virtual sites, interviews with the coordinators of the virtual museum sites, it was identified, at first, that most of the virtual museum sites present only basic information. This data reveals that the use of this virtual medium has not yet been used to its full potential. From this first analysis and based on criteria such as interactivity, types of materials and navigation functions, four virtual museums were selected for further analysis. It was observed that the interactivity, digital accessibility and the quality of the technical navigation resources of the four sites analyzed provide an inclusive education based on a language that is more accessible to the reader. These aspects make it easier to understand the content available. However, it was also found that the virtual museums analyzed present numerous possibilities to relate and contextualize these contents through teachers in the classroom, contributing to the teaching and learning process. In this sense, the discursive textual analysis of the interviews with the coordinators of the virtual museums identified possibilities of exploring different sources of scientific knowledge, in different realities, providing learning experiences, from the interaction with the multimedia elements that constitute them. Thus, the educational process via cyberspace is favored by technology, where face-to-face knowledge is transported to digital knowledge and, in this case, virtual museums can contribute to the new technological reality. In addition, it was found that the process of scientific communication carried out in virtual museums promotes a new way of constructing and producing scientific content and, therefore, a new form of appropriation of Science, promoting the formation of Scientific Culture. Finally, as a result of the research, the proposal of an interactive and inclusive digital content as an educational product (requirement of the professional master's degree) was elaborated, directed to Basic Education teachers, and made available on the institution's electronic portal - Espaço Ciência Viva. It is expected that the interactive digital content (proposed in this research) will provide the promotion of science teaching through new digital technologies, promoting non-formal education in virtual science museums.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19951
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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