Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19952
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação dos sintomas de ansiedade e psicoeducação sobre automanejo em estudantes do Ifes - campus Itapina
Otros títulos: Evaluation of anxiety symptoms and self-management psychoeducation of Ifes - Campus Itapina students
Autor: Leal, Marianna Fontes
Orientador(a): Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Segundo membro da banca: Rocinholi, Luciene de Fátima
Terceiro membro da banca: Souza, Marco Antônio Ferreira de
Quarto membro da banca: Campos, Luís Antônio Monteiro
Palabras clave: Adolescência;Ansiedade;Ensino médio;Instituto Federal;Adolescence;Anxiety;High school;Federal Institute
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 1-ago-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: LEAL, Marianna Fontes. Avaliação dos sintomas de ansiedade e psicoeducação sobre automanejo em estudantes do Ifes - campus Itapina. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumen: Ansiedade é um sentimento comum, considerada uma resposta adaptativa ao perigo por diversos teóricos. Quando em excesso, pode acarretar diversos problemas no dia a dia daqueles que são acometidos por ela. Tem sido cada vez mais comum adolescentes apresentarem demandas ligadas a ansiedade em excesso como crises de pânico e de ansiedade, dificuldade em apresentar trabalho, esquecimentos em provas, entre outros fatores que podem trazer prejuízos para suas vidas acadêmicas. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar os níveis e sintomas de ansiedade de estudantes do Ensino Médio Integrado do Ifes – Campus Itapina. A pesquisa foi realizada em uma amostra de estudantes do terceiro ano do ensino médio do Campus Itapina, bem como dos três cursos técnicos por meio da aplicação de questionário socioeconômico, do Questionário para Triagem da Ansiedade Infantil (QTAI-C) – para os de 17 anos, da Escala de Ansiedade de Beck (BAI) – para os adolescentes de 18 e 19 anos e da realização de grupos focais. Foram encontrados níveis altos de ansiedade principalmente nas meninas e nos estudantes negros. Não houve diferença significativa entre os cursos. Foram realizados seis grupos focais, um em cada turma de terceira série, para psicoeducar sobre automanejo dos sintomas de ansiedade.
Abstract: Anxiety is a common feeling, considered by several theorists an adaptive response to danger. In excess, can lead to several problems in day-to-day life to those who suffer from it. It has been increasingly common for teenagers to present demands tied to excess anxiety such as panic and anxiety attacks, difficulty speaking in public, forgetting what they studied during exams, and other factors that can cause problems in their academic life. The present study has as its main goal to evaluate the levels of anxiety among Ifes – Campus Itapina high school students. The participants were high school senior students in all three different courses. The instruments used were a socioeconomic questionnaire for all students, the Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED) for the seventeen-year-old students, the Beck Anxiety Inventory (BAI) for the eighteen- and nineteen-year-old students. After the questionnaires there was a focal group with all the different classes. High levels of anxiety were found mainly among girls and black students. There were no significant differences in levels of anxiety between courses. Six focus groups were organized, one in each senior classroom, in order to psychoeducate on the self-management of anxiety symptoms.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19952
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024 - Marianna Fontes Leal.Pdf2.7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.