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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19959
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A reconstituição da história do povo puri no noroeste fluminense e os usos da memória ancestral - breve análise sobre santo antônio de pádua e miracema (séculos XVIII - XXI) |
Authors: | Soares, Juliana Frontelmo |
Orientador(a): | Mattos, Izabel Missagia de |
Primeiro membro da banca: | Mattos, Izabel Missagia de |
Segundo membro da banca: | Fernandez, Annelise |
Terceiro membro da banca: | Palitot, Estevão Martins |
Keywords: | Puri;Retomada;Memória;Noroeste Fluminense;Historical resumption;Memory;Northwest Fluminense |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 19-Mar-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citation: | Soares, Juliana Frontelmo. A reconstituição da história do povo puri no noroeste fluminense e os usos da memória ancestral - breve análise sobre santo antônio de pádua e miracema (séculos XVIII - XXI). 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
Abstract: | A presente pesquisa investiga as trajetórias e agências dos Puri no território fluminense entre os séculos XVIII e XX, com ênfase nos municípios de Santo Antônio de Pádua e Miracema, região Noroeste do estado, para analisar como o apagamento desse povo da historiografia oficial do Rio de Janeiro dado pelas conjunturas políticas/sociais coloniais, culminou em um silenciamento dos seus modos de viver e existir. Não se falando mais em indígenas, mas em uma sociedade “misturada”, estabeleceu-se então um cenário que os dissolvia tanto dos registros oficiais, como de dentro das sociedades o que contribuiu para perpetuar e atribuir a eles um estigma de extinção a partir do século XIX. Contudo, muitos povos resistiram tentando superar a invisibilidade a eles imposta pelo Estado e por partes significativas da sociedade para manter vivas suas culturas. Desde que a Constituição de 1988 se estabeleceu como um marco da redemocratização do país, em tese garantindo a eles direitos antes negados, muitos povos indígenas têm se organizado cultural e politicamente no presente. É o caso dos Puri no sudeste do Brasil, que vêm adotando estratégias identitárias e políticas para adquirir visibilidade e reconhecimento no contexto fluminense e nacional, a exemplo do movimento “Ressurgência Puri” que atua como um espaço auto gestado de referência, diálogo e organização com Puris de vários estados. Portanto, busco contrapor a lógica do suposto desaparecimento desse povo no Noroeste Fluminense debatendo a preponderância da historiografia oficial que excluiu as narrativas e o protagonismo desses indígenas, construindo uma sociedade desigual onde grupos pluriétnicos não foram envolvidos. Para isso, busquei incluir os Puri na lógica de formação dos municípios em destaque, visto que eles tiveram papel fundamental nas sociedades que se formaram nesses territórios, pois elaboraram processos criativos de adaptação, sobrevivência e resistência que deixaram um legado histórico que perpetua até hoje. Deste modo, analiso através de levantamento histórico-bibliográfico a configuração social e política que foi se formando na região desde o século XVIII e que afetaram as relações que já existiam, construindo um cenário de disputas de poder e apagamento étnico. Por fim, faço uso de fontes primárias e secundárias, tanto locais quanto regionais, bem como de relatos memorialistas de moradores da região e de descendentes Puri a fim de contribuir para o registro e estudo dessas populações que viveram e ainda vivem neste território, reconhecendo a memória como um instrumento crucial para a continuidade das histórias desses povos que estão em retomada. |
Abstract: | This research investigates Puri’s trajectory and agency in Rio de Janeiro between the 18th and 20th centuries, emphasizing the current municipalities of Santo Antônio de Pádua and Miracema, located in the Northwest region of the state. Considered extinct from the 19th century on, they suffered a historical erasure by the political/social conjuncture that were being built and carried forward by the colonial imaginary. Not being referred as indigenous people anymore, but as a "mixed" society, a scenario was then established where indigenous people were dissolved from official records and society, which contributed to perpetuate and attribute them a stigma of extinction. However, even with all the attempts of extermination and cultural domination, many people resisted trying to overcome the invisibility imposed on them by the State and by significant parts of society to keep their cultures alive. Since the 1988 Constitution was established as a landmark in the country's redemocratization, guaranteeing in theory their rights previously denied, many indigenous peoples have been organizing themselves culturally and politically in the present. This is the case of the Puri in southeastern Brazil, who have adopted identity and political strategies to acquire visibility and recognition in the Rio de Janeiro and national context, such as the self-organized movement “Ressurgência Puri”, which is a space for dialogue and organization in contact with Puris from several states. For that reason, I seek to oppose the logic of the supposed disappearance of this people in the Northwest Fluminense, debating the preponderance of official historiography that excluded the narratives and protagonism of this indigenous people, building an unequal society where multiethnic groups were not involved. Therefore, I include the Puri in the logic formation of the municipalities highlighted by the historicity’s perception of the exposed colonial situations, since they had a fundamental role in the societies that were formed in these territories as they elaborated creative processes of adaptation, survival and resistance that left a historical legacy that continues to this day. Thereby, I analyze through a historical-bibliographic survey the social and political configuration that has been formed in the region since the 18th century and affected the relations that already existed, building a dispute of power and ethnic erasure scenario. Lastly, I make use of primary and secondary sources, both local and regional, as well as memorialist reports, in order to contribute to the recording and analysis of these populations, recognizing memory as a crucial instrument to the continuity of these people’s histories in historical resumption. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19959 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
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