Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19996
Tipo do documento: Dissertação
Title: Projeto “Onde está a geografia do que a gente come?” Alimentação e Agroecologia no Novo Ensino Médio
Other Titles: Project “Where is the geography of what we eat?" Agroecology and Food in the ‘new high school’
Authors: Souza, Tadeu Lima de
Orientador(a): Queiroz, Edileuza Dias de
Primeiro membro da banca: Queiroz, Edileuza Dias de
Segundo membro da banca: Arruzzo, Roberta Carvalho
Terceiro membro da banca: Oliveira, Ana Carolina Brasil de
Keywords: Agroecologia;Ensino de Geografia;Livro didático;Agroecology;Geography Teaching;Textbook
Área(s) do CNPq: Geografia
Geografia
Idioma: por
Issue Date: 23-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: SOUZA, Tadeu Lima de. Projeto “Onde está a geografia do que a gente come?" Alimentação e Agroecologia no Novo Ensino Médio. 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: A Agroecologia é uma temática importante no debate da atual conjuntura de crise socioambiental, ganhando espaço na escola e acabando por se inserir na sociedade. Neste contexto, a presente pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecermos a origem e modos de produção dos alimentos que consumimos e, sendo a alimentação uma tarefa diária e obrigatória. Como objetivo geral, o trabalho visa destacar a importância da Agroecologia - em oposição à agricultura convencional - e também a necessidade de incorporar tal abordagem no contexto escolar do contexto urbano. As principais bases teóricas estão ancoradas, principalmente, na coletânea de textos intitulada “Dicionário de Agroecologia e Educação”, publicado em 2021 numa parceria entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, a Editora Expressão Popular e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e na obra “Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor”, organizada por Heloísa Dupas Penteado e Elsa Garrido, publicada em 2010, dentre outros. A metodologia, de cunho qualitativo, se alinha à proposta da pesquisa-ensino, onde o saber docente se articula a outros saberes e conhecimentos com vistas a articular teoria e prática em sala de aula. Foram realizados os seguintes caminhos metodológicos: elaboração, realização e análise das respostas de questionário online destinado a professores de geografia; ampliação do referencial teórico a partir da leitura de obras de referência na área estudada e a análise de coleções e títulos utilizados nas aulas de geografia para o segmento do ensino médio. Dentre os resultados pode-se destacar a percepção de que o tema está presente no material didático, mesmo que com a necessidade de uma abordagem mais crítica e engajada.
Abstract: Agroecology is an important theme in the debate of the current socio-environmental crisis, gaining space in schools and ending up being inserted in society. In this context, the present research is justified by the need to know the origin and modes of production of the food we consume, and that food is a daily and mandatory task. As a general objective, the work aims to highlight the importance of Agroecology - as opposed to conventional agriculture - and also the need to incorporate such an approach in the school context of the urban context. The main theoretical bases are anchored in the collection of texts entitled "Dictionary of Agroecology and Education", published in 2021 in a partnership between the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health, Editora Expressão Popular and the Movement of Landless Rural Workers (MST) and in the work "Research-teaching: school communication in teacher training", organized by Heloísa Dupas Penteado and Elsa Garrido, published in 2010, among others. The methodology, of a qualitative nature, is aligned with the proposal of research-teaching, where the teaching knowledge is articulated with other knowledge and knowledge with a view to articulating theory and practice in the classroom. The following methodological paths were carried out: elaboration, realization and analysis of the answers to an online questionnaire aimed at geography teachers; expansion of the theoretical framework from the reading of reference works in the studied area and the analysis of collections and titles used in geography classes for the high school segment. Among the results, it is possible to highlight the perception that the theme is present in the didactic material, even with the need for a more critical and engaged approach.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19996
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Tadeu Lima de Souza.Pdf9.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.