Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20005
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação pedagógica de professores não licenciados com atuação na Educação Básica |
Otros títulos: | Pedagogical training of non-licensed teachers working in Basic Education |
Autor: | Miranda, Magna Abigail de Sousa |
Orientador(a): | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Segundo membro da banca: | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
Terceiro membro da banca: | Macedo, Pedro Clei Sanches |
Palabras clave: | Formação docente;Educação Profissional e Tecnológica;Educação Básica;Teacher training;Professional and Technological Education;Basic education |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 12-jun-2024 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | MIRANDA, Magna Abigail de Sousa. Formação pedagógica de professores não licenciados com atuação na Educação Básica. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Resumen: | Esta pesquisa se desenvolveu em partes no Instituto Federal Goiano - Campus Trindade, investigando a formação pedagógica dos professores, suas experiências com a docência, preparação para atender os alunos do ensino médio, participação em ações de formação continuada e quais as percepções dos alunos quanto aos métodos pedagógicos utilizados pelos professores em sala de aula. Buscando alcançar essas respostas, analisamos as ações e legislações ligadas à formação dos professores da educação básica a partir do ano de 1930 até aplicação da Lei nº 13.415/2017, onde foi constatado que em alguns momentos, estas se moldaram em um contexto que exigia com urgência, uma demanda por profissionais capazes de formar alunos para se tornarem mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, resultando em legislações flexíveis e que hoje em dia, aceitam o exercício da docência dos professores da educação profissional na educação básica, sem formação pedagógica. Essas legislações resultaram na realidade vivenciada pelos Institutos Federais, a qual buscamos compreender através do estudo de diversas pesquisas realizadas dentro dessas instituições. As pesquisas indicaram um ponto crucial: é de extrema importância a capacitação inicial e continuada dos professores, principalmente pelo público variado de alunos que são atendidos e os diversos tipos de níveis educacionais ofertados nessas instituições. Para entender quais incentivos e ações para capacitação docente existem no Campus Trindade, fizemos uma pesquisa bibliográfica em documentos oficiais e internos, onde foi observado que existem diversos incentivos e plano de carreira favorecendo a formação continuada. Em pesquisa ao Currículo Lattes, vimos que a formação dos professores é bem elevada, contudo, mesmo com as facilidades e incentivos, em geral eles escolhem uma formação fora da área da educação. Por fim, foram realizadas entrevistas com os professores e discentes, onde as declarações demonstraram que existem dificuldades dos professores na aplicação de práticas pedagógicas, em especial os professores das áreas técnicas, assim como a falta de ações para acolher melhor os alunos recém chegados, que muitas vezes apresentam dificuldades, principalmente no primeiro ano de ingresso na Instituição. Na visão da maioria dos pesquisadores estudados e que embasaram essa pesquisa, a melhoria da educação em nosso país está diretamente ligada à formação pedagógica dos professores, pois sua função vai além da mera transmissão de conteúdo, abrangendo também o desenvolvimento social e crítico dos estudantes. |
Abstract: | This research directed their studies within the Instituto Federal Goiano - Campus Trindade, seeking to investigate the pedagogical training of teachers, their experiences with teaching, preparation to serve high school students, participation in continuing education actions and what students' perceptions regarding to the pedagogical methods used by teachers in the classroom. To seek these answers, we recall the actions and legislation linked to the training of basic education teachers from the year 1930 until the application of Law No. 13,415/2017, where it was noticed that these were shaped into a scenario that urgently required a by professionals who could instruct students to become qualified labor for the job market, resulting in flexible legislation that nowadays accepts the exercise of teaching in basic education by professional education teachers, without pedagogical training. These legislations resulted in the reality experienced by FIs and which we seek to understand through the study of various research within the Institutes. The research indicated a crucial point: the initial and ongoing training of teachers is extremely important, mainly due to the varied audience of students served and the different types of educational levels offered in these educational institutions. To understand what incentives and actions for teacher training exist at Campus Trindade, we carried out a bibliographical research on official and internal documents at the Institution, where it was observed that there are several incentives and career plans favoring continued training. In research into the Lattes Curriculum, we saw that teacher training is very high, however, even with the facilities and incentives for teachers' continued training, they generally choose training outside the area of education. Finally, interviews were carried out with teachers and students, where the statements demonstrated that there are difficulties for teachers in applying pedagogical practices, especially teachers in technical areas, as well as the lack of a program or qualified team to better welcome students. who come from different schools and often experience difficulties in the first year of entering the Institution. In the view of most of the researchers studied and who supported this research, the improvement of education in our country is directly linked to the pedagogical training of teachers, as its function goes beyond the mere transmission of content, also encompassing the social and critical development of students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20005 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024 - Magna Abigail de Sousa Miranda.Pdf | 3.08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.