Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20008
Tipo do documento: Dissertação
Title: Detectando problemas de discalculia em estudantes usando jogos digitais
Other Titles: Detecting dyscalculia problems in students using digital games
Authors: Moreira, Rosymere Cersosimo
Orientador(a): Cruz, Sergio Manuel Serra da
Primeiro membro da banca: Cruz, Sérgio Manuel Serra da
Segundo membro da banca: Lyra, Adria Ramos de
Terceiro membro da banca: Vieira, Ana Cláudia de Macêdo
Keywords: Dificuldades de aprendizagem;Transtornos de aprendizagem;Humanidades Digitais;Ciência da computação;Discalculia;Learning difficulties;Learning disorders;Digital Humanities;Computer Science;Dyscalculia
Área(s) do CNPq: Ciência da Computação
Educação
Ciência da Computação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 9-May-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais
Citation: MOREIRA, Rosymere Cersosimo. Detectando problemas de discalculia em estudantes usando jogos digitais. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades Digitais) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: Milhares de crianças se tornam jovens com problemas de aprendizagem que só são percebidos, na maioria das vezes, tardiamente. A detecção precoce desses problemas nas primeiras séries do ensino fundamental 1, com a possibilidade de medição e avaliação de seu grau e intensidade, permite o desenvolvimento e aplicação de técnicas mitigadoras e ou corretivas, além do acom-panhamento evolutivo dos resultados propostos. Dessa forma é possível minimizar ou extinguir os prejuízos e levar a uma construção de conhecimento que anteriormente não seria contem-plada. Esse trabalho discorre sobre o uso das tecnologias na área de ciência da computação como estratégia de apoio ao auxílio à detecção de um desses transtornos/dificuldades em estu-dantes do ensino fundamental: A Discalculia, e apresenta técnicas aplicadas à busca de dados para servirem de parâmetro à pesquisa que fundamenta este trabalho acadêmico, bem como a elaboração de um banco de dados público onde os resultados obtidos estarão disposição de outros pesquisadores. Esta proposta leva em consideração alguns princípios da psicopedagogia e o uso das técnicas da ciência da computação para gerar hipóteses a serem observadas e avali-adas posteriormente por profissionais habilitados nas áreas da Psicologia, Psicopedagogia, Neu-rologia e outras áreas afins.
Abstract: Thousands of children become young people with learning problems that are only noticed, most of the time, late. The early detection of these problems in the first grades of elementary school, with the possibility of measuring and evaluating their degree and intensity, allows the develop-ment and application of mitigating and/or corrective techniques, in addition to the evolutionary monitoring of the proposed results. In this way, it is possible to minimize or eliminate losses and lead to the construction of knowledge that would not previously have been contemplated. This work discusses the use of technologies in the area of computer science as a strategy to support the detection of one of these disorders/difficulties in elementary school students: Dy-scalculia, and presents techniques applied to the search for data to serve as a parameter for research that underlies this academic work, as well as the creation of a public database where the results obtained will be available to other researchers. This proposal takes into account some principles of psychopedagogy and the use of computer science techniques to generate hypoth-eses to be observed and evaluated later by qualified professionals in the areas of Psychology, Psychopedagogy, Neurology and other related areas.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20008
Appears in Collections:Mestrado em Humanidades Digitais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Rosymere Cersosimo Moreira.pdf1.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.