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Tipo do documento: Tese
Title: Inclusão, participação e acessibilidade digital para a pessoa com deficiência
Other Titles: Digital inclusion, participation, and accessibility for people with disabilities
Authors: Souza, Izadora Martins da Silva de
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Motta, Flavia Miller Naethe
Terceiro membro da banca: Redig, Annie Gomes
Quarto membro da banca: Melo, Douglas Christian Ferrari de
Quinto membro da banca: Guimarães, Décio Nascimento
Keywords: Acessibilidade;Inclusão;Participação;Pessoa com deficiência;Tecnologia digital;Accessibility;Inclusion;Participation;Disabled person;Digital technology
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 12-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SOUZA, Izadora Martins da Silva de. Inclusão, participação e acessibilidade digital para a pessoa com deficiência. 2023. 199 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: A presente tese tem como temática a acessibilidade digital para a participação da pessoa com deficiência na perspectiva da inclusão de um ambiente virtual de aprendizagem. O objetivo geral é analisar a participação e a acessibilidade para a pessoa com deficiência nos cursos de inclusão digital do projeto intitulado +Casas da Inovação no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Os procedimentos de pesquisa têm a abordagem qualitativa, com o método análise de conteúdo e com o uso do software ATLAS.ti. para a organização e categorização dos dados. A produção de dados foi a partir de entrevistas semiestruturadas com a equipe e com dois participantes com deficiência, pela observação não-participante, pelo levantamento de documentos e pela análise do ambiente virtual de aprendizagem Moodle que hospedava os cursos do projeto. A pesquisa foi realizada no primeiro ano da pandemia da covid-19, a partir dos cursos no formato on-line oferecidos. Com isso, foi possível estabelecer dois momentos: o primeiro foi analisar as concepções da equipe do projeto “Casas da Inovação” sobre a acessibilidade e a inclusão digital; o segundo foi descrever as estratégias de acessibilidade digital utilizadas na “Casa da Inovação” para a participação da pessoa com deficiência no formato on-line. A pesquisa se insere em dois projetos: 1) Tecnologia de Informação e Comunicação e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha, tendo como instituição proponente a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e 2) Implantação do Projeto +Casas da Inovação organizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pela prefeitura municipal de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Os resultados, entre outras questões, evidenciaram que, apesar de avanços consideráveis nas políticas públicas, a acessibilidade digital ainda é um tema que demanda maiores debates e investimentos no desenvolvimento de estratégias de inclusão digital. Também ficou evidenciado na pesquisa como a pessoa com deficiência possui baixas perspectivas como usuário e criador diante das barreiras tecnológicas. Tal constatação evidencia a importância da tecnologia digital para a participação ampla da pessoa com deficiência, considerando os aspectos técnicos e os devidos suportes/apoios humanos. Por fim, apesar dos desafios, entendemos que o estudo apresenta possibilidades e perspectivas que contribuem para a inclusão educacional e social da pessoa com deficiência, tendo em vista que a acessibilidade é um direito humano.
Abstract: The theme of this thesis is digital accessibility for the participation of people with disabilities from the perspective of including a virtual learning environment. The general objective is to analyze the participation and accessibility for people with disabilities in the digital inclusion courses of the project entitled +Casas da Inovação in the municipality of Nova Iguaçu, in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. The research procedures have a qualitative approach, with the content analysis method and with the use of the ATLAS.ti. software for the organization and categorization of data. Data production was based on semi-structured interviews with the team and two participants with disabilities, non-participant observation, document collection, and analysis of the Moodle virtual learning environment that hosted the project's courses. The survey was carried out in the first year of the covid-19 pandemic based on the online courses offered. With this, it was possible to establish two moments: the first was to analyze the conceptions of the “Casa da Inovação” project team on accessibility and digital inclusion; the second was to describe the digital accessibility strategies used in the “Casa da Inovação” for the participation of people with disabilities in the online format. The research is part of two projects: 1) Information and Communication Technology and innovation in schooling processes in inclusive education: different contexts in Brazil and Spain, having the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul as its proponent institution; and 2) Implementation of the +Casas da Inovação Project organized by the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro and by the Municipality of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. The results, among other issues, showed that despite considerable advances in public policies, digital accessibility is still a topic that demands further debate and investments in the development of digital inclusion strategies. It was also evident in the research how the person with a disability has low perspectives as a user and creator in the face of technological barriers. This finding highlights the importance of digital technology for the broad participation of people with disabilities, considering the technical aspects and the appropriate human support. Finally, despite the challenges, we understand that the study presents possibilities and perspectives that contribute to the educational and social inclusion of people with disabilities, considering that accessibility is a human right.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20013
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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