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Tipo do documento: Dissertação
Título: O gênero entrevista nos anos iniciais da Educação Básica: uma sequência didática destinada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): The interview genre in the early years of Basic Education: a didactic sequence aimed at students in the 5th year of Elementary School
Autor(es): Pinheiro, Regina Lucia Pereira
Orientador(a): Nascimento, Fabiane de Mello Vianna Rocha Teixeira Rodrigues do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Fabiane de Mello Vianna Rocha Teixeira Rodrigues do
Segundo membro da banca: Passos, Raphaela Ribeiro
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Palavras-chave: Sequência didática;Fala;Escrita;Retextualização;Entrevista;Anos iniciais;Didactic sequence;Spesking;Writing;Retextualization;Interview;Early years
Área(s) do CNPq: Letras
Letras
Idioma: por
Data do documento: 1-Jul-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PINHEIRO, Regina Lucia Pereira. O gênero entrevista nos anos iniciais da Educação Básica: uma sequência didática destinada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2024. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: Atualmente, vários estudos discorrem sobre a inclusão de práticas de oralidade e de letramento no ensino de língua materna (Fávero; Andrade; Aquino, 2005; Marcuschi, 2005; Marcuschi; Dionisio, 2007; Dell'Isola, 2007, entre outros que constam nas referências). Nas escolas brasileiras, o seu tratamento sistemático permanece, contudo, aquém do esperado. Muitos professores ainda se atêm a uma perspectiva linguística mais dicotômica, valorizando a escrita em detrimento da fala em suas aulas. Em linhas gerais, esta dissertação pretende contribuir para amenizar esses impasses. Apresenta a natureza propositiva de formular uma sequência didática (Dolz; Schneuwly; Noverraz, 2004) e um caderno pedagógico, pautados no gênero entrevista e destinados a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal situada na zona oeste do Rio de Janeiro. Mais especificamente, por meio de tais produtos, visa-se a: i)apresentar o gênero entrevista e suas peculiaridades; ii) propor a sua realização, criando roteiros escritos; iii) desenvolver atividades de retextualização da fala para a escrita e da escrita para a fala; e iv) expandir o repertório dos discentes com relação às práticas de oralidade e de letramento. Acredita-se que, assim, os alunos ampliarão seus conhecimentos, não só sobre o gênero em evidência, mas também sobre a passagem de um texto de uma modalidade para outra, elementos relevantes para a sua formação.
Abstract: Currently, several studies discuss the inclusion of oral and literacy practices in mother tongue teaching (Fávero; Andrade; Aquino, 2005; Marcuschi, 2005; Marcuschi; Dionisio, 2007; Dell'Isola, 2007, among others that appear in the references). In Brazilian schools, its systematic treatment remains, however, below expectations. Many teachers still adhere to a more dichotomous linguistic perspective, valuing writing over speaking in their classes. In general terms, this dissertation intends to contribute to alleviating these impasses. It presents the purposeful nature of formulating a didactic sequence (Dolz; Schneuwly; Noverraz, 2004) and a pedagogical notebook, based on the interview genre and aimed at students in the 5th year of Elementary School at a municipal school located in the west zone of Rio de Janeiro. More specifically, through such products, the aim is to: i) present the interview genre and its peculiarities; ii) propose its implementation, creating written scripts; iii) develop retextualization activities from speaking to writing and from writing to speaking; and iv) expand the students' repertoire in relation to oral and literacy practices. It is believed that, in this way, students will expand their knowledge, not only about the genre in question, but also about the passage of a text from a specific modality for another, elements relevant to their training.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20031
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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