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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos do IFAM/CMC: percepção dos avaliados, avaliadores e gestores de pessoas
Otros títulos: Performance evaluation of IFAM/CMC technical-administrative employees: perception of the evaluated people, evaluators and people managers
Autor: Rocha, Josiane Faraco de Andrade
Orientador(a): Castro, Maria Cristina Drumond e
Primeiro membro da banca: Castro, Maria Cristina Drumond e
Segundo membro da banca: Costa, Débora Vargas Ferreira
Terceiro membro da banca: Ramos Filho, Américo da Costa
Quarto membro da banca: Meiriño, Marcelo Jasmim
Palabras clave: avaliação de desempenho;gestão de desempenho;gestão de pessoas no setor público;performance evaluation;performance management;people management in the public sector
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 5-may-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: ANDRADE, Josiane Faraco de. Avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos do IFAM/CMC: percepção dos avaliados, avaliadores e gestores de pessoas. 2023. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumen: Avaliar o trabalho e valorizar as pessoas numa organização pública tem como premissa direcionar a realização de suas atividades com qualidade e atendimento ao princípio da eficiência do serviço público. A avaliação de desempenho é um instrumento poderoso de gestão nas instituições quando implementada para avaliar competências, capacidades e oportunidades de desenvolvimento de pessoas. Este estudo teve como objetivo analisar o processo de avaliação de desempenho, a partir da perspectiva dos técnico-administrativos, avaliadores e gestores de pessoas, do IFAM - Campus Manaus Centro, propondo ações de melhorias. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, levantamento de campo e estudo de caso, para verificação da aplicabilidade tanto dos instrumentos, como da metodologia e técnicas empregadas. Para análise dos dados, foi utilizada análise de conteúdo, com o auxílio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Os resultados apresentados levam à percepção tanto dos gestores de pessoas e avaliados de que a avaliação de desempenho é um instrumento de grande importância para a cumprimento das metas institucionais, porém a ausência de feedback e de procedimentos claros da gestão do desempenho, além da falta de sistema informatizado, reiterou a necessidade de reavaliar o modelo atual, bem como de seus procedimentos, visando melhorias do processo. Para a investigação final, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de pessoas, além da aplicação de questionário semiaberto com questões mistas a aos servidores técnico-administrativos do IFAM - CMC. Os dados das entrevistas e das questões abertas foram transcritos e analisados com o apoio do software IRAMUTEQ, por meio de técnicas da análise de conteúdo, com a utilização de estatísticas textuais descritivas, análise de similitude e nuvem de palavras. Os principais resultados das entrevistas foram ausência de regulamentação interna da avaliação de desempenho para progressão por mérito profissional, necessidade de readequação dos formulários de avaliação dentro das atribuições de cada cargo e nível, ausência do tratamento de dados resultantes da avaliação de desempenho, relação da avaliação de desempenho somente em razão ao ganho econômico dos servidores, inexistência da Subcomissão Interna de Supervisão, falta de práticas de feedback e não utilização de sistema informatizado. Foi realizada a triangulação de dados com a literatura que resultou em uma proposta de Plano de Ação de melhorias ao processo de Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos do IFAM/CMC.
Abstract: Evaluating the work and valuing people in a public organization has as its premise directing the performance of its activities with quality and compliance with the efficiency principle in the public service. Performance evaluation is a powerful management instrument in institutions when implemented to assess people's skills, abilities and opportunities for development. This study aimed to analyze the performance evaluation process, from the perspective of technical- administrative staff, evaluators and people managers at IFAM - Campus Manaus Centro, proposing some improvement actions. This is a descriptive applied research, with a qualitative approach, using bibliographical and documentary research as methodological procedures, field survey and case study, to verify the applicability of both the instruments, the methodology and techniques employed. For data analysis, content analysis was used, with the aid of the IRAMUTEQ software (Interface de R pour les Analyzes Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). The results presented lead to the perception of both people managers and even the evaluated that performance evaluation is a very important instrument for the fulfillment of institutional goals, however the absence of feedback and clear procedures in the performance management, in addition to the lack of computerized system, it has reiterated the need to re- evaluate the current model, as well as its procedures, with a view for the process improvement. For the final investigation, semi-structured interviews were carried out with people managers, in addition to the application of a semi-open questionnaire with mixed questions to the technical-administrative servers of IFAM - CMC. Data from the interviews and open questions were transcribed and analyzed with the support of the IRAMUTEQ software, using content analysis techniques, using descriptive textual statistics, similarity analysis and word cloud. The interviews main results were the lack of internal regulation in the performance evaluation for the progression based on professional merit, the need to readjust the evaluation forms within each position and level attributions, the absence of data treatment resulting from the performance evaluation, the relationship between the performance evaluation only due to the servers economic gain, lack of Internal Supervision Subcommittee, lack of feedback practices and non-use of computerized system. Data triangulation with the literature was carried out which had resulted in a proposal for an Action Plan for improvements to the Performance Evaluation process of IFAM/CMC technical-administrative servers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20042
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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