Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20070
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre insubordinações e insolências: uma autoetnografia sobre violências de raça e racismo em ambientes educacionais
Otros títulos: Between insubordination and insolence: an autoethnography about racial violence and racism in educational environments
Autor: Avelino, Juliana Nascimento da Silva
Orientador(a): Silva, Joselina da
Primeiro coorientador: Pereira, Amauri Mendes
Primeiro membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Segundo membro da banca: Silva, Cristiane Sousa da
Terceiro membro da banca: Jesus, Jaqueline Gomes de
Quarto membro da banca: Euclides, Maria Simone
Palabras clave: Autoetnografia;Violência;Discriminação;Racismo;Raça;Sexismo;Autoethnography;Violence;Discrimination;Racism;Race;Sexism
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 18-dic-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: AVELINO, Juliana Nascimento da Silva. Entre insubordinações e insolências: uma autoetnografia sobre violências de raça e racismo em ambientes educacionais. 2022. 89f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
Resumen: Este trabalho tem por objetivo narrar, descrever, analisar e denunciar por meio de relatos os episódios de violências racistas, sexistas, classistas e machistas por mim sofridas no ambiente educacional formal – (escola e universidade) e informal – (igreja, família, trabalho e amigos/relações interpessoais). As violências aqui descritas, seriam capazes de exemplificar o processo racista contido nos ambientes escolares? Em busca de respostas, nos valeremos dos seguintes objetivos específicos, denunciar, narrar, descrever e analisar os relatos de violências de raça e racismo por mim sofridos em ambientes educacionais (escola e universidade) e compreender como os ambientes não formais (trabalho, igreja, relações interpessoais) refletem estas lógicas racistas e contribuem para a conformação de práticas racistas.
Abstract: This work aims to narrate, describe, analyze and denounce through reports the episodes of racist, sexist, classist and sexist violence that I suffered in the formal educational environment - (school and university) and informal - (church, family, work and school). friends/interpersonal relationships). Would the violence described here be able to exemplify the racist process contained in school environments? In search of answers, we will make use of the following specific objectives, to denounce, narrate, describe and analyze the reports of racial and racist violence suffered by me in educational environments (school and university) and to understand how non-formal environments (work, church, interpersonal relationships) reflect these racist logics and contribute to the formation of racist practices.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20070
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2022 - Juliana Nascimento da Silva Avelino.Pdf896.36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.