Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20070
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Entre insubordinações e insolências: uma autoetnografia sobre violências de raça e racismo em ambientes educacionais |
Other Titles: | Between insubordination and insolence: an autoethnography about racial violence and racism in educational environments |
Authors: | Avelino, Juliana Nascimento da Silva |
Orientador(a): | Silva, Joselina da |
Primeiro coorientador: | Pereira, Amauri Mendes |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Amauri Mendes |
Segundo membro da banca: | Silva, Cristiane Sousa da |
Terceiro membro da banca: | Jesus, Jaqueline Gomes de |
Quarto membro da banca: | Euclides, Maria Simone |
Keywords: | Autoetnografia;Violência;Discriminação;Racismo;Raça;Sexismo;Autoethnography;Violence;Discrimination;Racism;Race;Sexism |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 18-Dec-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | AVELINO, Juliana Nascimento da Silva. Entre insubordinações e insolências: uma autoetnografia sobre violências de raça e racismo em ambientes educacionais. 2022. 89f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo narrar, descrever, analisar e denunciar por meio de relatos os episódios de violências racistas, sexistas, classistas e machistas por mim sofridas no ambiente educacional formal – (escola e universidade) e informal – (igreja, família, trabalho e amigos/relações interpessoais). As violências aqui descritas, seriam capazes de exemplificar o processo racista contido nos ambientes escolares? Em busca de respostas, nos valeremos dos seguintes objetivos específicos, denunciar, narrar, descrever e analisar os relatos de violências de raça e racismo por mim sofridos em ambientes educacionais (escola e universidade) e compreender como os ambientes não formais (trabalho, igreja, relações interpessoais) refletem estas lógicas racistas e contribuem para a conformação de práticas racistas. |
Abstract: | This work aims to narrate, describe, analyze and denounce through reports the episodes of racist, sexist, classist and sexist violence that I suffered in the formal educational environment - (school and university) and informal - (church, family, work and school). friends/interpersonal relationships). Would the violence described here be able to exemplify the racist process contained in school environments? In search of answers, we will make use of the following specific objectives, to denounce, narrate, describe and analyze the reports of racial and racist violence suffered by me in educational environments (school and university) and to understand how non-formal environments (work, church, interpersonal relationships) reflect these racist logics and contribute to the formation of racist practices. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20070 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Juliana Nascimento da Silva Avelino.Pdf | 896.36 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.