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Tipo do documento: Dissertação
Title: Fatores críticos de sucesso que afetam a permanência e a evasão em um curso de graduação em administração, modalidade EAD, no município de Valença-RJ
Other Titles: Critical success factors that affect the permanence and dropout in an undergraduate course in administration, EAD modality, in the municipality of Valença-RJ
Authors: Silva, Júlio Cesar da
Orientador(a): Castro, Maria Cristina Drumond e
Primeiro membro da banca: Castro, Maria Cristina Drumond e
Segundo membro da banca: Cova, Marcia Cristina Rodrigues
Terceiro membro da banca: Ramos Filho, Americo da Costa
Quarto membro da banca: Meiriño, Marcelo Jasmin
Keywords: Evasão no Ensino Superior;Educação a Distância;Estratégias de Retenção Educacional;Evasão Educacional;Fatores Críticos de Sucesso;Higher Education Dropout;Distance Education;Educational Retention Strategies;Educational Evasion;Critical Success Factors
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 27-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SILVA, Júlio César da. Fatores críticos de sucesso que afetam a permanência e a evasão em um curso de graduação em administração, modalidade EAD, no município de Valença-RJ. 2023. 259 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: A revolução tecnológica observada nos últimos anos tem modificado e renovado o processo de ensino e aprendizagem, a exemplo da Educação a Distância (EaD), que cresce de forma significativa e contribui para ampliar o acesso à educação superior. No entanto, mesmo diante da expansão e dos benefícios proporcionados por esta modalidade, garantir a retenção acadêmica e evitar a evasão discente é um problema recorrente na EaD, o que exige dos gestores ações voltadas para mapear e conhecer os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) relacionados à educação a distância. Diante deste fato, a pesquisa aplicada tem como objetivo primário identificar os FCS que afetam a permanência e a evasão no curso de graduação em Administração, modalidade EaD, ofertado pelo Centro Universitário de Valença – UNIFAA. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, descritivo-exploratório, de abordagem quali- quantitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica, levantamento de campo, estudo de caso e pesquisa ex-post-facto. A população do estudo foi composta por acadêmicos matriculados e evadidos do referido curso e a amostra, do tipo não probabilística, definida pelo critério de acessibilidade. A coleta de dados foi realizada por meio de fichas eletrônicas, questionários, formulários e entrevistas semiestruturadas. Após a coleta, os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica de Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, verificou-se, entre os alunos matriculados, que os FCS que facilitam e dificultam a permanência no curso investigado referem-se à instituição e aos alunos, distribuídos em cinco dimensões: (1) suporte à aprendizagem, (2) condições para estudar, (3) autodisciplina, (4) rigor e qualidade do curso e (5) habilidade tecnológica, saúde e incentivo. Quanto aos estudantes evadidos, as categorias de FCS que contribuíram para a evasão foram problemas pessoais, problemas financeiros, pandemia da COVID-19, AVA institucional, falta de disciplina pessoal, não adaptação ao modelo EaD, dificuldades tecnológicas, modelo pedagógico adotado, atendimento ao aluno, gestão do tempo, dificuldade de aprendizagem, modelo de provas, baixo engajamento, aprovação em instituição federal, mudança de cidade, distância do polo, compromissos familiares e de trabalho e acesso à internet. Como contribuição teórica e prática, o estudo possibilitou verificar e ampliar o estado da arte acerca do ensino a distância e dos fenômenos relacionados à persistência e à evasão nesta modalidade educacional, validar o framework radar dos fatores determinantes da evasão na EaD apresentado por Lima e Castro (2021), identificar novos fatores que não foram contemplados pelo questionário apresentado por Lott (2017) para avaliar os fenômenos de permanência e evasão em cursos a distância e propor um plano de ação institucional que auxiliará a organização a desenvolver estratégias que reforcem a permanência dos estudantes e minimizem as taxas de evasão discente, o que impactará de forma positiva o orçamento financeiro da instituição, bem como a sociedade, em especial, no município de Valença-RJ, com a ampliação do número de indivíduos graduados no ensino superior.
Abstract: The technological revolution observed in the last few years has changed and renewed the teaching and learning process, such as Distance Education (DE), which is growing significantly and contributing to expand the access to higher education. However, ensuring academic retention and avoiding student dropout is a recurring problem in DE, which requires managers to take actions aimed at mapping and knowing the Critical Success Factors (CSF) related to distance education. Given this fact, the applied research aims to identify the CSF that affect the permanence and dropout in the undergraduate course in Administration, EaD modality, offered by the University Center of Valença – UNIFAA. This is a study of applied nature, descriptive- exploratory, of quali-quantitative approach, with procedures of bibliographic research, field survey, case study and ex-post facto research. The study was composed of students enrolled in and dropping out of the course, and the sample was of the non-probabilistic type, defined by the criterion of accessibility. Data collection was carried out using electronic forms, questionnaires, forms, and semi-structured interviews. After collection, the data were analyzed using descriptive statistics and the Content Analysis technique. From the results, it was verified, among the enrolled students that the CSF that facilitate and hinder the permanence in the investigated course refer to the institution and students, distributed in five dimensions: (1) learning support (2) conditions to study, (3) self-discipline, (4) rigor and quality of the course, and (5) technological ability, health, and incentive. As for the students who dropped out, the CSFs that contributed to dropout were personal problems, financial problems, the COVID-19 pandemic, institutional VLE, lack of personal discipline, not adapting to the EaD model, technological difficulties, the pedagogical model adopted, student services, time management, learning difficulty, the exam model, low engagement, approval in a federal college, moving to another city, distance from the center, family and work commitments, and internet access. As a theoretical and practical contribution, the study made it possible to verify and expand the state of the art about distance learning and the phenomena related to persistence and dropout in this educational modality, validate the radar framework of the determinants of dropout in DE presented by Lima and Castro (2021), identify new factors that were not covered by the questionnaire presented by Lott (2017) to evaluate the phenomena of permanence and evasion in distance learning courses and propose an institutional action plan that will help the organization to develop strategies to strengthen the permanence of students and minimize student evasion rates, which will positively impact the financial budget of the institution, as well as society, at especially in the municipality of Valença-RJ, with the expansion of the number of individuals graduates in higher education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20104
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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