Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20107
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Mulheres na ciência: um processo de equiparação histórica por meio de atividade lúdica em física nuclear |
Otros títulos: | Women in science: a process of historical equivalence through playful activity in nuclear physics |
Autor: | Gagno, Karine Gomes dos Anjos |
Orientador(a): | Almeida, Viviane Morcelle de |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Viviane Morcelle de |
Segundo membro da banca: | Morais, Maria Carmen |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Rogelma Maria da Silva |
Quarto membro da banca: | Pereira, Zilene Moreira |
Palabras clave: | Física Nuclear;Equidade de gênero;PNLD;Ensino de Física;Nuclear Physics;Gender Equity;Physics Teaching |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 2-ago-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citación: | GAGNO, Karine Gomes dos Anjos. Mulheres na ciência: um processo de equiparação histórica por meio de atividade lúdica em física nuclear. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Resumen: | Reconhecer e abordar o papel das mulheres na Ciência, ao longo da história, é de extrema importância, contudo suas contribuições têm sido apagadas, subestimadas e por vezes ignoradas, prejudicando assim a representatividade feminina dentro de espaços como a Universidade e Laboratório, especialmente no que tange às Ciências Exatas em especial na Física Nuclear. Visando mudar essa realidade e incentivar mais meninas a ingressarem na Física e áreas correlatas, este trabalho tem por objetivo compreender esse processo de invisibilidade científica feminina nos conteúdos de Física Nuclear do Ensino Médio, através de uma ampla análise das obras presentes no Plano Nacional do Livro Didático no triênio 2018-2020, usando a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin à luz da perspectiva feminista, buscando identificar, compreender e avaliar como as contribuições das cientistas nucleares estão sendo retratadas nesses livros. Como produto educacional dos resultados da pesquisa desenvolvida, é apresentado um jogo de tabuleiro sobre Física Nuclear, que será aplicado posteriormente, tendo como escopo promover o reconhecimento das contribuições femininas, não pautado na memorização de perguntas, com a finalidade de “desinvisibilizar” cientistas mulheres nas salas de aula do ensino médio e assim incentivar centenas de meninas a trilharem o caminho da universidade, buscando o sonho de serem cientistas e contribuindo com a representatividade feminina dentro e fora dos muros da universidade. |
Abstract: | Recognizing and addressing the role of women in Science throughout history is extremely important, however historically these contributions have been erased, underestimated and even ignored, thus impairing female representation within spaces such as the University and Laboratory, especially with regard to Exact Sciences specifically in Nuclear Physics. In order to change this reality and encourage more girls to enter Physics and related areas, this work aims to understand this process of female scientific invisibility in the contents of Nuclear Physics in High School, through a broad analysis of the works present in the National Textbook Plan in the 2018-2020 triennium, using Laurence Bardin's content analysis methodology in the light of the feminist perspective, seeking to identify, understand and evaluate how the contributions of nuclear scientists are being portrayed in these books. As an educational product of the results of the research developed, a board game on Nuclear Physics is presented, which will be applied later, with the scope of promoting the recognition of female contributions, not based on the memorization of questions, with the purpose of "deinvisibilizing" female scientists in high school classrooms and thus encouraging hundreds of girls to walk the path of the university, seeking the dream of being scientists and contributing to female representation inside and outside the walls of the university. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20107 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.