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Tipo do documento: Tese
Title: Oguatá porã em busca da arandu eté. Repisando as pegadas das licenciaturas interculturais indígenas: formação de professores e decolonialidade
Other Titles: Oguatá porã in search for arandu eté. Retracing the footsteps of indigenous intercultural teaching degrees: teacher education and decoloniality
Authors: Zephiro, Katia Antunes
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Primeiro membro da banca: Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiz Fernandes de
Terceiro membro da banca: Portilho, Edilene Santos
Quarto membro da banca: Pereira, Celso Sánchez
Quinto membro da banca: Campos, Marilia Lopes de
Keywords: Pedagogia Decolonial;Licenciatura Intercultural Indígena;Prolind (Programa de Apoio às Licenciaturas Interculturais Indígenas);Colonialidade;Decolonialidade;Racismo Institucional;Formação de Professores;Formação de Professores Indígenas;Decolonial Pedagogy;Intercultural Indigenous Degree;PROLIND;Coloniality;Decoloniality;Institutional Racism;Professors Degree;Indigenous Professors Degree
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 17-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ZEPHIRO, Kátia Antunes. Oguatá porã em busca da arandu eté. Repisando as pegadas das licenciaturas interculturais indígenas: formação de professores e decolonialidade. 2022. 243p. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo “repisar” ou seja, apresentar a trajetória do Prolind (Programa de apoio à formação superior de professores indígenas) no Brasil, avaliar o programa a partir de suas potencialidades na construção de uma Educação Escolar Indígena Intercultural possibilitando um Giro Decolonial nos processos educacionais colonialistas existentes ao longo do percurso histórico da Educação Escolar Indígena no Brasil e na formação dos professores indígenas; analisar o programa nos seus limites sob a perspectiva do racismo institucional existente no Estado Brasileiro no que tange a propostas para os povos indígenas e na colonialidade do saber presente ao longo da história sobre as epistemologias e pedagogias não ocidentais. A apresentação da trajetória e análises são realizadas a partir da experiência de nove anos da autora na Educação Escolar Indígena, do campo, e diferenciada a partir do referencial teórico e metodológico do grupo Modernidade Colonialidade e Decolonialidade, composto por diversos autores de origem latino-americana e que têm suas produções a partir da perspectiva do Sul e do processo histórico local, como Catherine Walsh, Mignolo, Quijano, Maldonado- Torres, dentre outros. Outros referenciais importantes são Silvio Almeida, para discussão do racismo institucional, e Boaventura de Sousa Santos, na perspectiva de realizarmos reflexões e uma metodologia de trabalho não extrativista e a partir das Epistemologias do Sul. Nesse trabalho, foram analisadas diversas teses e dissertações sobre a temática dessa pesquisa para que pudéssemos, durante a pandemia da Covid-19, trazer as vozes, os olhares indígenas sob o Prolind. Por fim, pretendemos introduzir a discussão sobre a construção de Pedagogias indígenas a partir da Pedagogia do Mais Velho ou Pedagogia do Ancestral e a produção de práticas Decoloniais de educação construídas a partir de referenciais Outros, de Outras Pedagogias.
Abstract: The objective of this research is to reintroduce the history of PROLIND (Supportive program to indigenous professors at higher education) in Brazil, to evaluate the program through its development potentialities of an Indigenous Intercultural Scholar Education, enable a decolonial turn colonial educational process present through the historical path of Indigenous Scholar Education in Brazil and also in the graduating process of Indigenous teachers; to analyze the program on its limits, under the institutional racism perspective present in Brazilian State, in terms of proposals to the native Brazilians and at the colonial knowledge existent along the history about epistemology and non-occidental pedagogies. The presentation of this trajectory and analysis are conducted from a nine years’ experience of the author’s indigenous scholar education, on the field and outstand from a theoretical frame of methodic Modernity Coloniality and Decoloniality group, made from diverse Latin-American authors which productions are from the South to the local historical process, like Catherine Walsh, Mignolo, Quijano, Maldonado-Torres, among others writers. Another important reference is Silvio Almeida, to discuss institutional racism, and also Boaventura de Sousa Santos, in order to propose reflections and a work methodology non-extractivist, from the South Epistemology. A variety of thesis and TCC projects the theme were analyzed in order to bring out the Indigenous point of view and their voices during the COVID-19 pandemic. In conclusion, we intend to introduce the discussion over the Indigenous pedagogy’s development from the “Older Pedagogy or the Ancestor’s Pedagogy, and the production of Decolonial educational practice, developed from others pedagogies references.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20115
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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