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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Escola de homens”: refletindo sobre processos educativos em um grupo para homens autores de violência doméstica na Baixada Fluminense
Otros títulos: School for men: reflecting on educational processes in a group for men who commit domestic violence in Baixada Fluminense
Autor: Silva, Leandro Rodrigues Nascimento da
Orientador(a): Silva, Joyce Alves da
Primeiro membro da banca: Silva, Joyce Alves da
Segundo membro da banca: Colling, Ana Maria
Terceiro membro da banca: Brito, Leandro Teofilo de
Palabras clave: Masculinidades;Violência Doméstica;Grupos Educativos para Homens Autores de Violência;Masculinities;Domestic violence;Educational groups for male perpetrators of violence
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 3-ago-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SILVA, Leandro Rodrigues Nascimento da. “Escola de homens”: refletindo sobre processos educativos em um grupo para homens autores de violência doméstica na Baixada Fluminense. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumen: Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritiva documental. Visou-se investigar trabalhos realizados sobre grupos educativos para homens autores de violência doméstica no Brasil. De início, optou-se por se realizar levantamento bibliográfico inspirado na metodologia científica de estado da arte para colher trabalhos na área temática que nos pudessem servir de base e ponto de partida para formulações e questionamentos a serem respondidos através de metodologia própria quando do campo de análise. Refletindo sobre questões de gênero, masculinidade e violência doméstica, esta investigação buscou compreender o panorama brasileiro de políticas públicas voltadas para as mulheres vítimas de violência, depois encontrou dados que mostraram como essas políticas, a partir de 1990, passaram a se constituir em interesse de organizações da sociedade civil e serem direcionadas à figura do homem autor de violência (HAV). Para além disso, buscou-se compreender qual era o modelo de grupos para HAV que predominava no Brasil. O resultado encontrado indicou que boa parte das iniciativas estão sendo ou foram desenvolvidas em caráter de apoio psicossocial. Confrontando com a Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha – e com as Diretrizes Gerais dos Serviços de Responsabilização e Educação do Agressor, verificou-se que, antes de tudo, as terminologias para os grupos que passamos a chamar de “educativos” – pois assim dizem os documentos oficiais anteriormente citados – não correspondiam com a prescrição normativa. Isto é, constatamos que não faz sentido intitular os grupos educativos como de “apoio”, “reflexivo” ou “psicossocial”. Esses termos podem aludir a importantes complementos dos mesmos, mas não protagonizam o seu objetivo primaz. Assim, constatou-se que, muito embora não tenhamos encontrado trabalhos que debatessem o tema dos grupos educativos para HAV no campo político-pedagógico, é proeminente o seu diálogo e coerente neste último campo ora referenciado.
Abstract: This research has a qualitative approach, with an exploratory-descriptive documentary character. The aim, so far, was to investigate studies carried out on educational groups for male perpetrators of domestic violence in Brazil. Initially, it was decided to carry out a bibliographic survey inspired by the state-of-the-art scientific methodology to collect works in the thematic area that could serve as a basis and starting point for formulations and questions to be answered through our own methodology when in the field of research. analysis. Reflecting on issues of gender, masculinity and domestic violence, this investigation sought to understand the Brazilian panorama of public policies aimed at women victims of violence, then found data that showed how these policies, from 1990 onwards, became of interest to civil society organizations and be directed to the figure of the male perpetrator of violence (HAV). In addition, we sought to understand what was the model of groups for HAV that prevailed in Brazil. The result found indicated that a good part of the initiatives are being or were developed in the nature of psychosocial support. Comparing with the Law 11.340/2006 – Maria da Penha Law – and with the General Guidelines of the Services of Responsibility and Education of the Aggressor, it was found that, first of all, the terminologies for the groups that we came to call “educational” – as the aforementioned official documents say – they did not correspond to the normative prescription. That is, we found that it makes no sense to call educational groups “supportive”, “reflective” or “psychosocial”. These terms may allude to important complements to them, but they do not carry out their primary objective. Thus, it was found that, although we have not found works that discussed the topic of educational groups for HAV in the political-pedagogical field, their dialogue is prominent and coherent in this last field referred to herein.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20119
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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