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Tipo do documento: Tese
Título: Quem pode ser beneficiário da reforma agrária? Uma análise da atuação do Tribunal de Contas da União
Otros títulos: Who can be a beneficiary of land reform? An analysis of the role of the Federal Court of Accounts
Autor: Hilgert, Nadia Andrea
Orientador(a): Bruno, Regina Angela Landim
Primeiro membro da banca: Bruno, Regina Angela Landim
Segundo membro da banca: Medeiros, Leonilde Servolo de
Terceiro membro da banca: Menezes, Thereza Cristina Cardoso
Quarto membro da banca: Quintans, Mariana Trotta Dallalana
Palabras clave: Beneficiário;Reforma Agrária;Tribunal de Contas da União;Beneficiary;Land reform;Federal Court of Accounts
Área(s) do CNPq: Sociologia
Sociologia
Idioma: por
Fecha de publicación: 2-jul-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citación: HILGERT, Nadia Andrea. Quem pode ser beneficiário da reforma agrária? Uma análise da atuação do Tribunal de Contas da União. 2024. 284 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2024.
Resumen: Esta tese tem por objetivo analisar a atuação do Tribunal de Contas da União sobre a reforma agrária, especialmente por meio do Acórdão 775/2016-TCU-Plenário, que paralisou a política conduzida pelo INCRA em 2016 num momento histórico marcado pelo impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff e pelo fortalecimento dos setores contrários à realização da política redistributiva. Conforme o TCU, à época, existiriam quase 600 mil assentados que não atendiam aos critérios exigidos na legislação, o que justificaria a suspensão das ações da política. Para o entendimento das condições que possibilitaram a emergência do Acórdão naquele contexto, inicialmente, foi realizado um levantamento sobre a construção das definições em leis e normas administrativas sobre o beneficiário da reforma agrária, assim como uma análise das características da atuação do Tribunal de Contas da União. O estudo do Acórdão mostrou várias disputas no campo jurídico pelo sentido das leis entre INCRA e TCU, além de outros atores institucionais. Entre os desdobramentos do Acórdão está a maior presença do TCU na definição das ações conduzidas pelo INCRA e a sua influência sobre as redações das leis e normas da reforma agrária a partir de 2016 especialmente no que diz respeito à definição de quem pode ser beneficiário da política. Por fim, a tese evidencia que a complexificação da legislação de seleção de beneficiários elaborada a partir de 2016 pode impactar a possibilidade de realização da política de redistribuição fundiária que passa por longo processo de desmonte.
Abstract: This thesis aims to analyze the role of the Federal Court of Accounts (TCU) in land reform, particularly through Decision 775/2016-TCU-Plenary, which halted the policy conducted by the National Institute for Colonization and Agrarian Reform (INCRA) in 2016, which occurred during a historical moment marked by the impeachment of President Dilma Rousseff and the strengthening of sectors opposed to redistributive policies. According to the TCU at that time, there were nearly 600,000 settled workers who did not meet the criteria stipulated by law, justifying the suspension of policy actions. To understand the conditions that led to the emergence of this Decision in that context, an initial survey was conducted on the construction of definitions in laws and administrative regulations regarding the beneficiaries of land reform, as well as an analysis of the characteristics of the Federal Court of Accounts' actions. The study of the Decision revealed various legal disputes over the interpretation of laws between INCRA and the TCU, as well as other institutional actors. One of the repercussions of the Decision is the increased involvement of the TCU in defining the actions conducted by INCRA and its influence on the drafting of land reform laws and regulations since 2016, particularly concerning the definition of eligible beneficiaries. Finally, the thesis demonstrates that the increasing complexity of legislation for beneficiary selection developed since 2016 may impact the feasibility of implementing land redistribution policies, which are undergoing a lengthy process of dismantling.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20124
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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