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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20125
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Programa Nacional de Alimentação Escolar: desafios e implicações na segurança alimentar e nutricional dos escolares do Colégio Técnico da Universidade Rural - CTUR |
Other Titles: | National School Feeding Program: challenge and implications for the food and nutritional security of students at the Techinical College of the Rural University |
Authors: | Carvalho, Natália Pains Nunes de |
Orientador(a): | Tabai, Katia Cilene |
Primeiro coorientador: | Lima, Elaine Cristina de Souza |
Segundo coorientador: | Castro, Fernanda Travassos de |
Primeiro membro da banca: | Tabai, Katia Cilene |
Segundo membro da banca: | Neves, Hugo Hermsdorff das |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Alessandra da Silva |
Keywords: | Alimentação escolar;Educação alimentar e nutricional;Políticas públicas;School feeding;Food and nutrition education;Public policies |
Área(s) do CNPq: | Planejamento Urbano e Regional Planejamento Urbano e Regional |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Mar-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Florestas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável |
Citation: | CARVALHO, Natália Pains Nunes. Programa Nacional de Alimentação Escolar: desafios e implicações na segurança alimentar e nutricional dos escolares do Colégio Técnico da Universidade Rural - CTUR. 2024. 200 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | Este estudo, realizado no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) em Seropédica, Baixada Fluminense, visou promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional dos alunos, analisando políticas alimentares, práticas de consumo, percepções dos responsáveis e ações de educação nutricional. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem mista, derivado de projetos de pesquisa aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRRJ (Protocolos nº 705 e 797/2016). Foram utilizados dois questionários autoaplicáveis via Google F orms: um para os alunos e outro para os responsáveis, avaliando a caracterização socioeconômica, hábitos alimentares e percepções sobre a situação alimentar dos estudantes na escola. Os critérios de inclusão foram estar matriculado no CTUR e ser responsável por estudante matriculado, com consentimento pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa alcançou 203 estudantes e 72 responsáveis. Foram coletados dados sobre os valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) transferidos para a UFRRJ entre 2013 e 2024, e sobre a execução financeira nos sites do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Portal da Transparência. Entrevistas semiestruturadas com gestores elucidaram a gestão dos recursos voltados a alimentação escolar. Apesar de o Colégio Técnico da Universidade Rural receber valores do PNAE desde 2013, desafios de conhecimento e infraestruturais impedem seu uso para oferta alimentar no ambiente escolar. A alimentação subsidiada pela Universidade Rural no Restaurante Universitário não é acessível para a maioria dos alunos devido a desafios logísticos. 51, 7% dos alunos não frequentavam o restaurante, e 77% tinham dificuldade em se alimentar no colégio. 93% dos responsáveis consideram injusta a falta de alimentação escolar, pois nem todos podem financiar refeições nutritivas. A ausência de alimentação saudável comprometeu o papel da escola como rede de proteção, transformando-a em um território de vulnerabilidade à insegurança alimentar, especialmente para meninas, maiores de 18 anos e estudantes de baixa renda. A disciplina Alimentos e Bebidas 1, oferecida no quarto módulo do curso Técnico em Hospedagem, promoveu a Educação Alimentar e Nutricional. O "Projeto de Ações de Educação Alimentar e Nutricional", em parceria com a Fundação Be The Earth, mitigou a insegurança alimentar dos estudantes e fortaleceu a agricultura familiar, adquirindo alimentos agroecológicos, que enriqueceram nutricionalmente as preparações elaboradas em aula. As lacunas nas ações de alimentação e nutrição identificados confirmaram que muitos alunos estão em insegurança alimentar e nutricional no Colégio Técnico da Rural. A situação exige uma solução urgente, um plano de ação baseado na govemança participativa, que promova a integração das ações e otimize os recursos disponíveis, para garantir o direito à alimentação adequada e sustentável, essencial para a promoção da saúde, educação e bem-estar dos alunos. |
Abstract: | This study, carried out at the Technical College of the Rural University (CTUR) in Seropédica, Baixada Fluminense, aimed to promote the sovereignty and food and nutritional security of students by analyzing food policies, consumption practices, perceptions of those responsible and nutritional education actions. This is a cross-sectional, descriptive study with a mixed approach, derived from research projects approved by the UFRRJ Human Research Ethics Committee (Protocols No. 705 and 797/2016). Two self-administered questionnaires were used via Google Forms: one for the students and the other for their guardians, assessing socioeconomic characterization, eating habits and perceptions of the school's food situation. The inclusion criteria were being enrolled at CTUR and being responsible for an enrolled student, with consent by signing the Informed Consent F orm. The survey reached 203 students and 72 guardians. Data was collected on the amounts of the National School Feeding Program (PNAE) transferred to the UFRRJ between 2013 and 2024, and on financial execution on the websites of the National Education Development Fund (FNDE) and the Transparency Portal. Semi-structured interviews with managers shed light on the management of food resources. Although the Technical College of the Rural University has been receiving PNAE funds since 2013, infrastructural challenges prevent it from being used to provide food in the school environment. The food subsidized by the Rural University at the University Restaurant is not accessible to most students due to logistical challenges. 51.7% of students did not go to the restaurant, and 77% found it difficult to eat at school. 93% of guardians consider the lack of school meals to be unfair, as not everyone can afford nutritious meals. The lack of healthy food has compromised the school's role as a safety net, tuming it into a vulnerable area for food insecurity, especially for girls over 18 and low-income students. The subject F ood and Beverage 1 (F&Bl), offered in the fourth module ofthe Technical Course in Accommodation, promoted Food and Nutrition Education. The "Food and Nutrition Education Actions Project", in partnership with the Be The Earth F oundation, mitigated students' food insecurity and strengthened family farming by purchasing agroecological food. The gaps in food and nutrition actions identified confirmed that many students are food and nutrition insecure at the Rural Technical College. The situation requires an urgent solution, an action plan based on participatory govemance, which promotes the integration of actions and optimizes available resources, to guarantee the right to adequate and sustainable food, which is essential for promoting students' health, education and well-being. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20125 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável |
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